Você tem uma pet gestante? Anote estas dicas!

Você já parou para pensar em quantos cuidados as mulheres devem ter antes, durante e após a gestação? Muitas das orientações dadas às mulheres gestantes servem também para os cuidados com cadelas e gatas prenhas. O acompanhamento médico, por exemplo, é indicado em todas as fases da gravidez, tanto para mulheres, como também para animais.

FASE 1 – PRÉ-GESTACIONAL

No mundo dos animais, o cuidado veterinário é altamente recomendado também nesta fase. “A avaliação deste profissional, em uma fase preparatória, analisa itens como: vermifugação, estado nutricional, protocolo vacinal e condições de saúde gerais do animal”, comenta a Dra. Fernanda Marques, médica-veterinária, membro da Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do SINDAN e gerente de Marketing da Vetnil.

FASE 2 – DURANTE A GESTAÇÃO

Quando a cadela/gata já está prenha, é normal que ela mude seu comportamento habitual, aumente ou diminua seu apetite, seus mamilos aumentem e mudem de cor, e também reduza a realização de atividade física. Estes são alguns dos primeiros sinais de quando a pet está prenha. Nesta etapa, é fundamental evitar qualquer tipo de estresse ao animal e atentar-se aos cuidados com a nutrição. “Em muitos casos, a suplementação é necessária já que as exigências nutricionais aumentam para manter a saúde da mãe e desenvolver o feto”, diz a médica-veterinária.

Além disso, a Dra. Fernanda destaca: “Um cuidado que os tutores devem ficar atentos é na medicação do animal. Antes do uso de qualquer produto, o médico-veterinário deve ser avisado, inclusive os medicamentos de uso corriqueiro como os antiparasitários externos”. Outro cuidado importante, é que a gravidez em pets também pode trazer riscos para a saúde delas como estresse térmico ou deficiência de algum nutriente e estes também são aspectos que serão analisados pelo especialista.

Os exercícios do pet podem continuar, mas lembre-se: para serem benéficas ao animal, as caminhadas devem ser curtas, controladas e em temperatura agradável.

FASE 3 – O PARTO

Nessa hora surge a dúvida: parto em casa ou no hospital veterinário? Existem muitos partos que acontecem naturalmente em casa. Entretanto, o acompanhamento de um médico-veterinário é indicado, em caso de alguma complicação durante o procedimento.

FASE 4 – PÓS-PARTO

Quando nascem os filhotes, é importante que a mãe esteja bem alimentada, em uma temperatura adequada a ela e aos filhotes. O tutor deve prestar atenção às mudanças de comportamento e continuar pedindo orientações ao médico-veterinário para a nutrição balanceada dos animais. Caso a fêmea não esteja produzindo leite, é fundamental que seja oferecido um sucedâneo de leite apropriado para cães e gatos, por aproximadamente 30 a 45 dias (tempo estimado para amamentação).

FASE 5 – CASTRAÇÃO

A castração hoje é um procedimento seguro e corriqueiro nas clínicas veterinárias. Segundo a Dra. Fernanda Marques, caso o tutor não tenha interesse na reprodução da fêmea, o procedimento pode ser feito antes do primeiro cio, pois a prática reduz em até 90% a chance de ocorrência de câncer de mama na fase adulta.

As terapias hormonais são contraindicadas devido ao risco de efeitos secundários frequente”, diz a Dra. Fernanda. “A castração é positiva em muitos aspectos, mas o tutor deve ter atenção ao manejo nutricional afim de evitar o sobrepeso e até mesmo a obesidade nos animais”, complementa a profissional.

Você tem uma pet gestante? Anote estas dicas!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Vem aí o primeiro casamento gay da família real!

Por essa muita gente não esperava: O primeiro casamento gay da família real está para acontecer, meus leitores. Lorde Ivar Mountbatten irá se casar com James Coyle em uma cerimônia reservada em uma capela de Devon, sudoeste da Inglaterra. Em entrevista a revista People, Mountbatten, primo da Rainha Elizabeth, comentou que nunca pôde contar aos […]

Leia mais

Fotógrafo registra bebês em clima de Copa do Mundo!

O fotógrafo Roni Sanches, especializado em fotografia de recém-nascidos e gestantes, fez uma série especial  com bebês usando roupas e acessórios que caracterizam um dos maiores eventos esportivos do mundo. Confira os cliques!!!! Fotógrafo registra bebês em clima de Copa do Mundo! Relacionado

Leia mais

Evento reunirá 20 marcas e artistas joalheiros!

Numa parceria das instituições internacionais em prol do desenvolvimento do setor joalheiro e seu potencial na arte de criar peças que encantam e que contam histórias, o Grupo Mujeres Brillantes e IED – Istituto Europeo Di Design realizam o primeiro Design & Experience, uma mostra especial de joias em prata e titânio para revelar o […]

Leia mais

Mau hálito pode ser aviso de outras doenças!

Geralmente conhecido como mau hálito, o odor desagradável vindo da boca pode acontecer por conta de diversos fatores. Em estudos realizados, chegou-se a contagem de 90 possíveis causas para a halitose, sendo divididas em origens de má higiene bucal, infecções na gengiva, complicações periodontais e origens de causas sistêmicas que aparecem no organismo. Com diversas […]

Leia mais

Desordem gera mais conflitos que dinheiro e sexo na vida a dois, segundo pesquisa!

O resultado foi uma surpresa! Quem diria que a falta de organização com a casa e com os objetos pessoais seria o primeiro motivo no ranking das 58 razões pelas quais os casais brasileiros brigam? A lista é resultado da pesquisa do Instituto do Casal, realizada entre os dias 17 de abril e 2 de […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *