Você tem uma pet gestante? Anote estas dicas!

Você já parou para pensar em quantos cuidados as mulheres devem ter antes, durante e após a gestação? Muitas das orientações dadas às mulheres gestantes servem também para os cuidados com cadelas e gatas prenhas. O acompanhamento médico, por exemplo, é indicado em todas as fases da gravidez, tanto para mulheres, como também para animais.

FASE 1 – PRÉ-GESTACIONAL

No mundo dos animais, o cuidado veterinário é altamente recomendado também nesta fase. “A avaliação deste profissional, em uma fase preparatória, analisa itens como: vermifugação, estado nutricional, protocolo vacinal e condições de saúde gerais do animal”, comenta a Dra. Fernanda Marques, médica-veterinária, membro da Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do SINDAN e gerente de Marketing da Vetnil.

FASE 2 – DURANTE A GESTAÇÃO

Quando a cadela/gata já está prenha, é normal que ela mude seu comportamento habitual, aumente ou diminua seu apetite, seus mamilos aumentem e mudem de cor, e também reduza a realização de atividade física. Estes são alguns dos primeiros sinais de quando a pet está prenha. Nesta etapa, é fundamental evitar qualquer tipo de estresse ao animal e atentar-se aos cuidados com a nutrição. “Em muitos casos, a suplementação é necessária já que as exigências nutricionais aumentam para manter a saúde da mãe e desenvolver o feto”, diz a médica-veterinária.

Além disso, a Dra. Fernanda destaca: “Um cuidado que os tutores devem ficar atentos é na medicação do animal. Antes do uso de qualquer produto, o médico-veterinário deve ser avisado, inclusive os medicamentos de uso corriqueiro como os antiparasitários externos”. Outro cuidado importante, é que a gravidez em pets também pode trazer riscos para a saúde delas como estresse térmico ou deficiência de algum nutriente e estes também são aspectos que serão analisados pelo especialista.

Os exercícios do pet podem continuar, mas lembre-se: para serem benéficas ao animal, as caminhadas devem ser curtas, controladas e em temperatura agradável.

FASE 3 – O PARTO

Nessa hora surge a dúvida: parto em casa ou no hospital veterinário? Existem muitos partos que acontecem naturalmente em casa. Entretanto, o acompanhamento de um médico-veterinário é indicado, em caso de alguma complicação durante o procedimento.

FASE 4 – PÓS-PARTO

Quando nascem os filhotes, é importante que a mãe esteja bem alimentada, em uma temperatura adequada a ela e aos filhotes. O tutor deve prestar atenção às mudanças de comportamento e continuar pedindo orientações ao médico-veterinário para a nutrição balanceada dos animais. Caso a fêmea não esteja produzindo leite, é fundamental que seja oferecido um sucedâneo de leite apropriado para cães e gatos, por aproximadamente 30 a 45 dias (tempo estimado para amamentação).

FASE 5 – CASTRAÇÃO

A castração hoje é um procedimento seguro e corriqueiro nas clínicas veterinárias. Segundo a Dra. Fernanda Marques, caso o tutor não tenha interesse na reprodução da fêmea, o procedimento pode ser feito antes do primeiro cio, pois a prática reduz em até 90% a chance de ocorrência de câncer de mama na fase adulta.

As terapias hormonais são contraindicadas devido ao risco de efeitos secundários frequente”, diz a Dra. Fernanda. “A castração é positiva em muitos aspectos, mas o tutor deve ter atenção ao manejo nutricional afim de evitar o sobrepeso e até mesmo a obesidade nos animais”, complementa a profissional.

Você tem uma pet gestante? Anote estas dicas!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


A fumaça do cigarro causa danos à saúde dos cães!

Atenção, meus leitores!!!!! O cigarro faz mal para todos, inclusive para o seu pet. De acordo com a médica veterinária e diretora geral do Grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti, os cães que convivem com fumantes e ficam próximos a eles inalando a fumaça do cigarro estão mais propensos a desenvolver doenças respiratórias como bronquite […]

Leia mais

Afinal, como ficam os (des) amores de Carnaval depois da folia?

A festa acabou, e agora? Além das lembranças de muita diversão, qual foi o saldo amoroso? Como ficam os casais que se separaram para curtir a folia sem compromisso e caíram na azaração? E aqueles que se conheceram durante o Carnaval, há futuro? Jennifer Lobo, matchmaker e CEO da plataforma de relacionamentos Meu Patrocínio, conta […]

Leia mais

Globo é chamada de lixo durante um link ao vivo. Veja o vídeo!

A Globo voltou a ser atacada durante suas reportagens. Ontem, enquanto falava da Intervenção Federal promovida pelo governo para o estado do Rio de Janeiro, a repórter da Globo News foi surpreendida por uma senhora que apareceu no meio da transmissão aos gritos de “Globo lixo”. Totalmente descompensada, a repórter se afasta, mas não adianta […]

Leia mais

Saiba quem é o brasileiro que fez o garçom lavar seus pés com champanhe francês!

Vem circulando na internet, um vídeo, de um empresário mineiro que pediu para um garçom lavar seus pés com champagne Veuve Clicquot, cuja garrafa custa custa entre 400 e 600 reais, durante uma festa de Carnaval no beach Club “praia La Serena”, na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. O tal empresário que aparece no […]

Leia mais

Conheça os 10 maiores gatilhos da psoríase!

Não se sabe exatamente qual é a principal causa da psoríase. Mas uma tese que os cientistas defendem continuamente, por força dos resultados de estudos, é que a doença está fortemente ligada a fatores emocionais e a estressores resultantes de estilos de vida comuns atualmente. Outro fator apontado pelos estudiosos é a hereditariedade. Patologia autoimune […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *