Você tem uma pet gestante? Anote estas dicas!

Você já parou para pensar em quantos cuidados as mulheres devem ter antes, durante e após a gestação? Muitas das orientações dadas às mulheres gestantes servem também para os cuidados com cadelas e gatas prenhas. O acompanhamento médico, por exemplo, é indicado em todas as fases da gravidez, tanto para mulheres, como também para animais.

FASE 1 – PRÉ-GESTACIONAL

No mundo dos animais, o cuidado veterinário é altamente recomendado também nesta fase. “A avaliação deste profissional, em uma fase preparatória, analisa itens como: vermifugação, estado nutricional, protocolo vacinal e condições de saúde gerais do animal”, comenta a Dra. Fernanda Marques, médica-veterinária, membro da Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do SINDAN e gerente de Marketing da Vetnil.

FASE 2 – DURANTE A GESTAÇÃO

Quando a cadela/gata já está prenha, é normal que ela mude seu comportamento habitual, aumente ou diminua seu apetite, seus mamilos aumentem e mudem de cor, e também reduza a realização de atividade física. Estes são alguns dos primeiros sinais de quando a pet está prenha. Nesta etapa, é fundamental evitar qualquer tipo de estresse ao animal e atentar-se aos cuidados com a nutrição. “Em muitos casos, a suplementação é necessária já que as exigências nutricionais aumentam para manter a saúde da mãe e desenvolver o feto”, diz a médica-veterinária.

Além disso, a Dra. Fernanda destaca: “Um cuidado que os tutores devem ficar atentos é na medicação do animal. Antes do uso de qualquer produto, o médico-veterinário deve ser avisado, inclusive os medicamentos de uso corriqueiro como os antiparasitários externos”. Outro cuidado importante, é que a gravidez em pets também pode trazer riscos para a saúde delas como estresse térmico ou deficiência de algum nutriente e estes também são aspectos que serão analisados pelo especialista.

Os exercícios do pet podem continuar, mas lembre-se: para serem benéficas ao animal, as caminhadas devem ser curtas, controladas e em temperatura agradável.

FASE 3 – O PARTO

Nessa hora surge a dúvida: parto em casa ou no hospital veterinário? Existem muitos partos que acontecem naturalmente em casa. Entretanto, o acompanhamento de um médico-veterinário é indicado, em caso de alguma complicação durante o procedimento.

FASE 4 – PÓS-PARTO

Quando nascem os filhotes, é importante que a mãe esteja bem alimentada, em uma temperatura adequada a ela e aos filhotes. O tutor deve prestar atenção às mudanças de comportamento e continuar pedindo orientações ao médico-veterinário para a nutrição balanceada dos animais. Caso a fêmea não esteja produzindo leite, é fundamental que seja oferecido um sucedâneo de leite apropriado para cães e gatos, por aproximadamente 30 a 45 dias (tempo estimado para amamentação).

FASE 5 – CASTRAÇÃO

A castração hoje é um procedimento seguro e corriqueiro nas clínicas veterinárias. Segundo a Dra. Fernanda Marques, caso o tutor não tenha interesse na reprodução da fêmea, o procedimento pode ser feito antes do primeiro cio, pois a prática reduz em até 90% a chance de ocorrência de câncer de mama na fase adulta.

As terapias hormonais são contraindicadas devido ao risco de efeitos secundários frequente”, diz a Dra. Fernanda. “A castração é positiva em muitos aspectos, mas o tutor deve ter atenção ao manejo nutricional afim de evitar o sobrepeso e até mesmo a obesidade nos animais”, complementa a profissional.

Você tem uma pet gestante? Anote estas dicas!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


10 dicas de como prevenir doenças respiratórias neste inverno!

As doenças respiratórias aumentam sua incidência no inverno. Isso se deve ao ar mais frio, redução da umidade relativa do ar, tendência de aglomeração das pessoas e aumento da quantidade de vírus circulantes. Este é o que conjunto facilita a contaminação do ar e transmissão de doenças. Dra. Maura Neves Otorrinolaringologista da Clinica MedPrimus São […]

Leia mais

10 melhores universidades da América Latina em 2017 – Brasil lidera a lista!

Pasmem! A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ultrapassou a Universidade de São Paulo (USP) no ranking de 2017 das melhores universidades da América Latina. A escola do interior de São Paulo ocupa, agora, a 1ª posição da lista. De acordo com a revista “Times Higher Education” (THE), responsável pelo levantamento, a melhoria da universidade, que […]

Leia mais

3 dicas para deixar sua vida mais feliz!

A renomada revista Time entrevistou Alex Korb, pós-doutor em neurociência pela Universidade da California e autor do livro ‘The Upward Spiral’, sobre o que, cientificamente, nos deixa mais felizes. Confira suas respostas: 1. Ouvir a música de um momento muito feliz na sua vida. A música afeta o cérebro, isso é fato. Se uma determinada […]

Leia mais

5 perguntas e respostas sobre a cirurgia de endometriose!

A endometriose se caracteriza pela presença de tecido endometrial (semelhante ao que reveste a cavidade uterina) fora do útero. Em geral, o tecido é encontrado na cavidade pélvica: no peritônio, ovários, tubas uterinas, ligamentos útero-sacros, vagina, intestino e bexiga. Embora seja raro, o tecido pode ser encontrado em outras partes do organismo como nervos, pulmão […]

Leia mais

30 quartos brancos decorados e apaixonantes para você se inspira!

Confira 30 quartos brancos decorados e apaixonantes para você se inspirar! Vale destacar que um ambiente decorado com uma base neutra transmite uma deliciosa sensação de calmaria e é perfeito para o descanso. 30 quartos brancos decorados e apaixonantes para você se inspira! Relacionado

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *