Você sabia que seu smartphone pode estar em risco neste exato momento? Uma simples mensagem multimídia pode permitir que um hacker tenha acesso quase irrestrito ao aparelho!

É preciso apenas o número do seu celular para alguém mal intencionado atacar o sistema. Pelo menos é o que afirma a empresa de pesquisa em segurança Zimperium.

Segundo a companhia, essa grave brecha de segurança não é culpa sua, mas do Android. A falha envolve uma execução remota de código que pode ser iniciada por meio de uma mensagem multimídia, ou MMS, ao usuário de um smartphone com Android.

A Zimperium afirma que a mensagem pode ser apagada antes de o usuário lê-la. Assim, ele vai receber a notificação da MMS. Mas, quando tentar a abrir, verá uma tela em branco.  “Essas vulnerabilidades são extremamente perigosas porque elas não exigem que a vítima tome qualquer ação”, disse o time da Zimperium em um comunicado.

A falha tem como alvo um sistema de reprodução de mídia chamado Stagefright. Ela poderia afetar um número estimado de 950 milhões de dispositivos, segundo o relatório da empresa.

De acordo com o time, smartphones com o sistema Android e derivados em versões 2.2 ou acima disso estão vulneráveis ao ataque.

A empresa alega que os dispositivos Android usando versões anteriores à Jelly Bean – que são 11% dos smartphones com Android – correm mais risco. Contudo, até os smartphones atualizados podem não conseguir escapar dos hackers.

Segundo Avraham, a falha pode permitir que o invasor tenha o controle total de um smartphone. Ele teria acesso a uma quantidade preocupante de funções, como ligar o microfone e gravar as conversas que acontecem em volta. Além disso, os hackers também podem fazer o download de fotos nos smartphones e ler mensagens privadas no Facebook da pessoa atingida.

Uma atualização de segurança para contra-atacar o problema foi submetida ao Google, em abril, pela Zimperium. De acordo com o comunicado, o Google já está providenciando a distribuição do pacote contra a falha aos parceiros que fabricam smartphones com o sistema Android.

Você sabia que seu smartphone pode estar em risco neste exato momento? Uma simples mensagem multimídia pode permitir que um hacker tenha acesso quase irrestrito ao aparelho!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


9 maiores dúvidas das mamães sobre sexo pós-parto. Vem saber!

Para solucionar estas e outras dúvidas, o site UOL entrevistou Alberto Guimarães, ginecologista, obstetra e um dos criadores do programa Parto Sem Medo; Cecilia Pereira, ginecologista da All Clinik, do Rio de Janeiro (RJ); Cristina Carneiro, ginecologista e obstetra, de São Paulo (SP); Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, autor do livro “Gestação: mitos e verdades […]

Leia mais

Exagerou na bebida? 6 dicas para evitar a ressaca!

Além da moderação e a da importância de não misturar muitos tipos de bebidas alcoólicas, existem outras formas bastante eficazes de prevenir uma ressaca ou de, pelo menos, atenuar as suas consequências. Em primeiro lugar, beba dois copos de água antes de sair de casa, depois, o melhor é comer antes de começar a beber. […]

Leia mais

Aprenda a queimar mais calorias durante a caminhada!

5 dicas para você queimar mais calorias durante a caminhada! 1. Aproveite as subidas. Se estiver andando ao ar livre, aproveite para subir montes. Na cidade, use ladeiras. 2. Prefira fazer tracking. Caminhadas ao ar livre, que forçam desvios de pedras e maior estabilidade corporal, são melhores para queimar calorias. Este tipo de caminhada também […]

Leia mais

Mulher grávida no volante – 4 dicas para dirigir com segurança!

O médico e supervisor de Saúde da Ford Brasil, Edson Kayanuma, lista algumas das medidas de segurança que devem ser consideradas pelas gestantes ao dirigir: • Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a […]

Leia mais

Odontofobia – 7 dicas para se livrar do medo de dentista!

A odontofobia, nome dado a quem tem medo de dentista, acontece geralmente na infância, muito por conta do famoso barulhinho do motor dos aparelhos odontológicos ou até mesmo por meio de desenhos animados que retratam a ida ao dentista como algo doloroso. Por isso, é importante que tanto os pais quanto os profissionais da área […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *