UXUA inaugura novo restaurante no Quadrado, em Trancoso!

unnamed(9)

O UXUA Casa Hotel & Spa abre seu novo restaurante em Trancoso com a missão de reunir em seus pratos as tradições que formam a identidade do vilarejo: ingredientes indígenas, frutos do mar frescos, temperos dos colonizadores europeus e o toque orgânico e saudável trazido pelos hippies que redescobriram a região na década de 70.

Ambiente

Localizado estrategicamente no coração de Trancoso, o Quadrado, o restaurante foi batizado de UXUA QUADRADO e traz apenas 35 assentos para proporcionar uma experiência intimista aos hóspedes e visitantes. O espaço se integra às onze casas autorais cinco estrelas que compõem o hotel. Assim como todos os outros ambientes, ele foi idealizado pelo designer holandês Wilbert Das e executado por artesãos locais.

O resultado é um restaurante ligado intimamente ao estilo rústico e alegre do sul da Bahia, composto apenas por materiais sustentáveis: madeiras de demolição e peças resgatadas nos arredores (barcos abandonados, caçambas de caminhões etc). Entre os exemplos do trabalho de Das com o reaproveitamento de materiais estão: candelabros feitos de velhas garrafas de vinho com metal reciclado que segura copos antigos finalizados com pedaços de latas de alumínio. Outro destaque são o porta-azeite e vinagre feitos com Becker de laboratório.

Culinária
Com suas raízes na simplicidade, a gastronomia do UXUA QUADRADO é uma mistura entre o tradicional e o contemporâneo. O localismo aparece nas receitas adaptadas dos antigos livros de culinária das famílias do vilarejo e nos ingredientes: frutos do mar locais, especiarias da Bahia, pães assados na hora, além de cacau, coco e frutas colhidas no jardim, que originam sobremesas, drinks e os gelados da famosa sorveteria artesanal do UXUA.

O menu é atualizado constantemente de acordo com os produtos da estação, mas entre os pratos mais icônicos estão: espaguete integral com lagosta e molho branco cremoso com limão e laranja fresca, carne seca com almôndegas de queijo branco servidas com azeite aromatizado com pimenta malagueta, camarões empanados com quinua e servidos com molho agridoce de vinho branco, chips de beterraba que acompanham todos os sanduíches, frutos do mar com arroz negro, filé de badejo fresco com creme de tahine e iogurte, servido com batatas rústicas e salada de inhame, maçã vermelha, castanha do Pará e hortelã.

Outro destaque é a aclamada salada Biribando (o nome remete a uma gíria usada pelos nativos de Trancoso para se referirem aos hippies que chegaram na década de 70). Ela é feita com beterraba e cenoura cruas, coco fresco combinado com um refrescante molho de iogurte temperado com suco de limão, castanha de caju, hortelã e gergelim preto.

Associação de Pescadores
O UXUA trabalha ao lado de fazendeiros locais, em um raio de até 10km do hotel, para receber produtos sempre frescos e orgânicos. O hotel também tem uma iniciativa única: é o maior patrocinador da Associação de Pescadores de Trancoso, com 100 pescadores de 30 famílias locais que distribuem os frutos do mar mais frescos, permitindo que eles consigam sua renda e transmitam sua técnica e tradição de pesca para as próximas gerações. Com ela, os peixes são capturados em dez pequenos barcos, com redes controladas pelas mãos dos pescadores. Entre as espécies fornecidas estão: Vermelho, Ariacó, Cavala, Atum, Dourado, Agulhão e Badejo. Em abril, acontece também a pesca sazonal da Tainha.

Sorveteria
O UXUA também tem uma sorveteria no Quadrado onde serve gelados autorais, elaborados com ingredientes naturais. O sabores mais famosos são o coco-limão (servido com grandes pedaços de coco tostado) e o açaí, mas o chef está sempre brincando com novos experimentos que resultam em sabores interessantes como chocolate e pimenta (feito com pimenta dedo de moça colhida no jardim do hotel). Hóspedes que ficam até cinco noites podem pedir seu sabor customizado, misturando frutas e ingredientes de sua preferência.

Chocolate próprio
Um dos maiores orgulhos do UXUA é o seu chocolate feito em casa, com cacau crescido no quintal. O meticuloso processo de fabricação começa com a extração de sementes e secagem por dois dias no sol, terminando com o cacau no forno. O resultado é um chocolate local e 100% artesanal, sem gordura.

Em breve: receitas das famílias de Trancoso
O Quadrado de Trancoso foi fundado por jesuítas portugueses em 1500. Depois de sua descoberta, a cidade ficou perdida no tempo e no século XX ainda mantinha sua estrutura de 50 casas coloniais e uma população de aproximadamente 300 nativos. Quando os hippies e artistas redescobriram a região, eles encontraram um lugar rico em tradições e em elementos culturais que eram passados de geração em geração com quase nenhuma contaminação da influência de outras áreas do Brasil.

Muitas técnicas culinárias preciosas dessas famílias foram coletadas pelo UXUA e a partir de agosto estarão no menu regular do hotel, com os créditos das famílias em cada prato. Essa riqueza gastronômica também será disponibilizada no livro de receitas Trancoso Family Cookbook e as vendas da publicação serão revertidas à Associação dos Pescadores de Trancoso.

UXUA inaugura novo restaurante no Quadrado, em Trancoso!



VEJA MAIS SOBRE Gastronomia


A famosa pamonha agora na versão bolo! O que muda?

Espigas de milho, açúcar, coco ralado e água. A receita da deliciosa e famosa pamonha já conhecida em todo Brasil, foi transformada em um novo prato. Vanessa Ribeiro, proprietária da doceria Bolo dos Sonhos criou o Bolo de Pamonha, carro chefe do estabelecimento nas festas juninas deste ano. A ideia surgiu na cozinha da empresária. […]

Leia mais

Pudim de chia com gelatina natural de morango. Aprenda a fazer!

A antenada chef Desiree Maistro, do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), principal escola de gastronomia do Brasil, preparou uma receita especial de sobremesa: Pudim de chia com gelatina natural de morango. Além de saboroso, o preparo é funcional, não contém glúten, lactose e açúcar refinado. Ingredientes para a massa (rendimento: 4 pessoas):  – 200ml de leite de […]

Leia mais

Chef Elzinha Nunes ensina bolo de fubá cremoso feito no liquidificador!

A renomada Chef Elzinha Nunes, do Restaurante mineiro Dona Lucinha, nos enviou uma deliciosa receita de um bolo de fubá cremoso feito no liquidificador. Vamos aos ingredientes? 4 ovos inteiros 2 xícaras (chá) de açúcar 3 xícaras (chá) de leite 1 xícara (chá) de fubá 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) […]

Leia mais

Grupo Abril realiza Festa Junina Veja São Paulo com estrelas da gastronomia!

Vem aí a Festa Junina da Veja São Paulo promovida pelo o Grupo Abril. O evento acontece de 9 a 11 de junho, no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, com muita pipoca, vinho quente, arroz-doce, quentão e outros pratos típicos. Tudo acompanhado das comidinhas de 17 restaurantes, especialmente preparadas por importantes nomes da gastronomia para […]

Leia mais

Subway lança sanduíche inspirado na culinária mexicana!

Uma boa notícia para os fãs da cozinha mexicana. A Subway, acaba de lançar um novo sanduíche em seu cardápio premium. O Beef Bacon Chipotle, sanduíche preparado com a nova carne desfiada, bacon, queijo e o delicioso molho chipotle, levemente picante, chega ao Brasil e já está disponível por tempo limitado. Renato Ribeiro, diretor de […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *