Uma festa à base de guloseimas saudáveis!

Chef Lidiane ensinando crianças a colocar a mão na massa.

Chef Lidiane ensinando crianças a colocar a mão na massa.

Degustação de deliciosas e saudáveis receitas, oficina de culinária para crianças, contação de histórias e autógrafos na escola A Panela de Pano. Tudo isso fez parte do cardápio do lançamento do livro “Vó Leninha em… O aniversario de Isabela” (Editora Viajante do Tempo), que conta com as receitas da chef funcional mais amada do Brasil.

O livro contra a história da festa de aniversário da menina Isabela, cujo cardápio é feito à base de receitas saudáveis. A história criada pela escritora Ana Paula de Abreu é acompanhada pelas belas ilustrações lindas de Bruna Assis e vem recheada das deliciosas, saborosas e nutritivas receitas criadas por Lidiane Barbosa. “São receitas sem glúten, sem leite, sem soja e lactose e sem refinados… Tem hambúrguer, pão de hambúrguer, milk shake, brigadeiro, iogurtes vegetais, muffins muito mais para nossos pequenos e grandinhos também”, conta Lidiane sobre a obra.

Entre as presentes estavam o ator Nicholas Torres, da novela Carrossel, e empresários da gastronomia, a exemplo de Mário Monte de Sá, proprietário do restaurante Grão Culinária Saudável, em  Belém, um dos mais importantes restaurantes brasileiros e que contou com a consultoria gastronômica de Lidiane Barbosa também  Mariana  Pierre  proprietária da Lilóri padaria sem glúten e claro as queridas  alunas, amigas e seguidoras que acompanham a chef pelo Brasil.

O lançamento teve degustação de delícias do livro, crianças na cozinha com a mão na massa, contação de histórias, muitas brincadeiras e bate bapo sobre saúde e alimentação tudo isso em um lugar muito bacana e inspirador a escola A Panela de Pano escola criada pela Camila Bauducco responsável por ser uma das primeiras pessoas a trazer para São Paulo os cursos da Chef que hoje fazem sucesso no Brasil inteiro.

Sobre o livro

A obra convida o leitor a viajar na companhia da vó (personagem de outro livro infantil de Ana Paula, “O Mistério da Sopa da Vó Leninha”), que organiza uma festinha de aniversário para a neta, Isabela, e se esmera no preparo de deliciosos e saudáveis quitutes. São receitas de salgados como coxinha e esfirra e de doces como bolo e brigadeiro (todos sem o uso de açúcar refinado), assinadas por Lidiane. Ao longo da narração a Vó Leninha também ensina os leitores a cuidar da horta.

De cunho didático, a obra explica a importância de se alimentar bem. Nas últimas páginas, o livro traz um glossário mostrando o que são e para que servem os superalimentos, como inhame e linhaça. O livro poderá ser adquirido em diversas livrarias do Brasil, como a Catarinense, Blulivro, Livraria Cultura, Livraria Travessa, e no site e no blog da autora (http://www.lidianebarbosa.com.br e http://receitasculinariafuncional.blogspot.com.br).

“Vó Leninha em… O Aniversário de Isabela” é resultado de anos de pesquisa da chef Lidiane, cujo trabalho é focado em uma alimentação saudável, principalmente para os pequenos. Ela, que foi uma criança gordinha passando por uma adolescência anoréxica, transformou completamente sua relação com o alimento, e agora ensina a alimentação saudável sem neuras.

A avó materna de Lidiane foi uma das suas maiores inspirações na cozinha. Observando-a às voltas com as panelas, ela desenvolveu verdadeira paixão pela culinária. “Adorava a cozinha da minha avó, mas sempre tive a preocupação de preparar receitas mais saudáveis, então suprimia alguns ingredientes, trocava outros e assim criava novas possibilidades. Comecei a desenvolver receitas alternativas, sem uso de açúcar, gordura, lactose”, conta.

Lidiane aprimorou seu conhecimento na Espanha e hoje ensina sua arte para milhares de pessoas. O cardápio criado por ela envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro). Também costuma fazer a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata, amido de milho e outras. Temperos funcionais também têm vez, a exemplo do açafrão, cardamomo, cúrcuma. O resultado origina receitas tão gostosas quanto as tradicionais, muitas vezes até adaptações de receitas de família, mas muito mais saudáveis.

A chef sugere às famílias incentivarem a alimentação saudável entre as crianças, levando-as para as feiras livres e para os supermercados para que conheçam produtos saudáveis. Defende que os pequenos aprendam a cozinhar seu próprio alimento, a preparar seus bolos para levar para o lanche da escola e a dividir o que aprendem com os amigos. “Além de estimular o convívio familiar, fugimos dos industrializados e, quem sabe, estimulamos um futuro chef de cozinha”.

Sobre Lidiane Barbosa

Chef funcional, é mestra na alquimia de transformar qualquer prato em fonte de saúde. Nas redes sociais, suas dicas, vídeos e receitas são a grande sensação entre os que buscam bem-estar através de uma boa alimentação. Também atua como consultora de restaurantes e ministra cursos – só este ano foram 90, atraindo um público de mais de 5 mil pessoas.

Figura carimbada em publicações nacionais, Lidiane é docente em Gastronomia Funcional em cursos de pós-graduação de nutrição funcional no Rio de Janeiro. Com um trabalho reconhecido entre médicos e nutricionistas, recentemente lotou o auditório com sua palestra “Gastronomia Funcional no Esporte” durante o X Congresso Internacional de Nutrição Funcional. Esforço, carisma e domínio da arte de ensinar fazem de Lidiane Barbosa hoje uma  referência na gastronomia brasileira.

Uma festa à base de guloseimas saudáveis!



VEJA MAIS SOBRE Gastronomia


A famosa pamonha agora na versão bolo! O que muda?

Espigas de milho, açúcar, coco ralado e água. A receita da deliciosa e famosa pamonha já conhecida em todo Brasil, foi transformada em um novo prato. Vanessa Ribeiro, proprietária da doceria Bolo dos Sonhos criou o Bolo de Pamonha, carro chefe do estabelecimento nas festas juninas deste ano. A ideia surgiu na cozinha da empresária. […]

Leia mais

Pudim de chia com gelatina natural de morango. Aprenda a fazer!

A antenada chef Desiree Maistro, do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), principal escola de gastronomia do Brasil, preparou uma receita especial de sobremesa: Pudim de chia com gelatina natural de morango. Além de saboroso, o preparo é funcional, não contém glúten, lactose e açúcar refinado. Ingredientes para a massa (rendimento: 4 pessoas):  – 200ml de leite de […]

Leia mais

Chef Elzinha Nunes ensina bolo de fubá cremoso feito no liquidificador!

A renomada Chef Elzinha Nunes, do Restaurante mineiro Dona Lucinha, nos enviou uma deliciosa receita de um bolo de fubá cremoso feito no liquidificador. Vamos aos ingredientes? 4 ovos inteiros 2 xícaras (chá) de açúcar 3 xícaras (chá) de leite 1 xícara (chá) de fubá 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) […]

Leia mais

Grupo Abril realiza Festa Junina Veja São Paulo com estrelas da gastronomia!

Vem aí a Festa Junina da Veja São Paulo promovida pelo o Grupo Abril. O evento acontece de 9 a 11 de junho, no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, com muita pipoca, vinho quente, arroz-doce, quentão e outros pratos típicos. Tudo acompanhado das comidinhas de 17 restaurantes, especialmente preparadas por importantes nomes da gastronomia para […]

Leia mais

Subway lança sanduíche inspirado na culinária mexicana!

Uma boa notícia para os fãs da cozinha mexicana. A Subway, acaba de lançar um novo sanduíche em seu cardápio premium. O Beef Bacon Chipotle, sanduíche preparado com a nova carne desfiada, bacon, queijo e o delicioso molho chipotle, levemente picante, chega ao Brasil e já está disponível por tempo limitado. Renato Ribeiro, diretor de […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *