Sou infeliz na carreira, mas ganho bem. O que fazer?

 

logoDe um lado, carga horária elevada, cobrança excessiva, competição exagerada e sentimento de insegurança. Do outro, um bom salário. O que fazer? Buscar a felicidade profissional e arcar com eventuais prejuízos financeiros ou manter como está e ir até o limite?

Muitos vivenciam diariamente esse dilema do que fazer com a carreira, pois, infelizmente, vivemos em um mundo de infelicidade. Ao menos este é o sentimento que uma boa parte da população está sentindo, segundo uma pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR).

De acordo com o levantamento, apenas 24% dos brasileiros se sentem realizados com sua vida profissional.  Essa pesquisa é de 2011 e aposto que o índice hoje seja ainda pior.

O que pouca gente sabe é que o principal vilão dessa história não está exatamente ligado à rotina atual. A frustração é fruto de uma má escolha profissional e, normalmente, isso tem origem na juventude.

Durante esses últimos 10 anos atuando como orientador e coach de carreira, acompanhei diversas histórias, de jovens, adultos e profissionais seniores. Conheci executivos em processo de depressão mesmo com muito dinheiro no bolso, empresários estressados e arrependidos mesmo com os negócios crescendo a todo vapor.

O peso da família e do dinheiro

Muitos desses meus clientes foram honestos e humildes em admitir que não foram eles que escolheram essas vidas, mas, sim seus pais e o dinheiro. Todos, sem exceção, falavam sobre suas frustações e o sentimento de vazio, de algo incompleto. Como se a vida tivesse retalhado suas conquistas. Deu de um lado, e tirou de outro.

O sentimento de descontrole da própria vida talvez seja uma das principais características de quem deseja mudar e não consegue. Provavelmente você já tenha escutado alguém dizer algo como “agora eu não consigo mais mudar, é muito difícil”, “estou ganhando dinheiro e tenho medo de perder tudo” ou “e se não der certo?”.

Esse é o fardo que muitos infelizes carregam e a principal muleta de quem quer ter uma vida medíocre. O controle da vida está nas mãos das próprias pessoas.

Não estou fazendo apologia ao “rebeldismo”, do tipo “vou largar tudo, não quero nem saber e agora vou ser feliz com o que escolher, doa a quem doer”. Até porque eu acredito que não seja simples assim.

O que eu sugiro é que você tenha uma atitude positiva, que acredite em si mesmo e se planeje. Assim, viverá mais próximo da felicidade e do prazer.

* Maurício Sampaio é coach de carreira, educador, orientador vocacional e profissional, palestrante, escritor e fundador do InstitutoMS. www.mauriciosampaio.com.br

Sou infeliz na carreira, mas ganho bem. O que fazer?



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Pesquisa afirma que o café diminui chance de ataque cardíaco!

Uma boa notícia para os amantes de café. Pesquisa afirma que o menorzinho, como o brasileiro tem mania de chamar, diminui chance de ataque cardíaco. O estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade de Colorado, em Aurora, nos Estados Unidos, usou de maneira automática, com um algoritmo, os dados de um amplo estudo epidemiológico de […]

Leia mais

Sente que seu dia não rende? Confira 5 dicas para ele ser bastante produtivo!

Sente que seu dia não rende? Confira 5 dicas para ele ser bastante produtivo!  Vamos que vamos! Se você está no meio do dia de trabalho e ainda não fez metade das tarefas que lhe foram destinadas, então o melhor é mudar logo de noite: Vá mais cedo para a cama e coloque o despertador para uma […]

Leia mais

Câncer da Tireoide já é o quinto mais frequente entre as mulheres!

O INCA – Instituto Nacional de Câncer registrou mais de 500 mil novos casos de câncer em nosso país. Cerca de 6 mil foram câncer da tireoide. “Esse 1% representa pouco diante da incidência de outros tipos de câncer, mas já é o suficiente para prestarmos atenção a um problema que, muitas vezes, passa despercebido […]

Leia mais

Ajinomoto® Food Service e Netza lançam websérie inédita “Aromas da Terra”!

Na última terça-feira (7), foi anunciada a websérie “Aromas da Terra”, uma boa notícia para profissionais de cozinha, estudantes de cursos de gastronomia e amantes da culinária em geral. O projeto, com conteúdo criativo e relevante, vai além do ato de cozinhar, destacando a importância dos ingredientes e colocando o pequeno produtor como protagonista nos […]

Leia mais

Estudo revela o mistério que o café que você bebe diz sobre você!

Divulgado no periódico científico PsychCentral, o estudo realizado pediu aos participantes que dissessem que tipo de café gostariam de beber e como agiriam em cenários específicos, como o planejamento de um jantar, longas filas de espera e um fim de semana comum. O resultado traçou perfis curiosos! Saiba mais a seguir: Bebedores de café instantâneo Esse […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *