marca do Jornal A TARDE

Sou infeliz na carreira, mas ganho bem. O que fazer?

 

logoDe um lado, carga horária elevada, cobrança excessiva, competição exagerada e sentimento de insegurança. Do outro, um bom salário. O que fazer? Buscar a felicidade profissional e arcar com eventuais prejuízos financeiros ou manter como está e ir até o limite?

Muitos vivenciam diariamente esse dilema do que fazer com a carreira, pois, infelizmente, vivemos em um mundo de infelicidade. Ao menos este é o sentimento que uma boa parte da população está sentindo, segundo uma pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR).

De acordo com o levantamento, apenas 24% dos brasileiros se sentem realizados com sua vida profissional.  Essa pesquisa é de 2011 e aposto que o índice hoje seja ainda pior.

O que pouca gente sabe é que o principal vilão dessa história não está exatamente ligado à rotina atual. A frustração é fruto de uma má escolha profissional e, normalmente, isso tem origem na juventude.

Durante esses últimos 10 anos atuando como orientador e coach de carreira, acompanhei diversas histórias, de jovens, adultos e profissionais seniores. Conheci executivos em processo de depressão mesmo com muito dinheiro no bolso, empresários estressados e arrependidos mesmo com os negócios crescendo a todo vapor.

O peso da família e do dinheiro

Muitos desses meus clientes foram honestos e humildes em admitir que não foram eles que escolheram essas vidas, mas, sim seus pais e o dinheiro. Todos, sem exceção, falavam sobre suas frustações e o sentimento de vazio, de algo incompleto. Como se a vida tivesse retalhado suas conquistas. Deu de um lado, e tirou de outro.

O sentimento de descontrole da própria vida talvez seja uma das principais características de quem deseja mudar e não consegue. Provavelmente você já tenha escutado alguém dizer algo como “agora eu não consigo mais mudar, é muito difícil”, “estou ganhando dinheiro e tenho medo de perder tudo” ou “e se não der certo?”.

Esse é o fardo que muitos infelizes carregam e a principal muleta de quem quer ter uma vida medíocre. O controle da vida está nas mãos das próprias pessoas.

Não estou fazendo apologia ao “rebeldismo”, do tipo “vou largar tudo, não quero nem saber e agora vou ser feliz com o que escolher, doa a quem doer”. Até porque eu acredito que não seja simples assim.

O que eu sugiro é que você tenha uma atitude positiva, que acredite em si mesmo e se planeje. Assim, viverá mais próximo da felicidade e do prazer.

* Maurício Sampaio é coach de carreira, educador, orientador vocacional e profissional, palestrante, escritor e fundador do InstitutoMS. www.mauriciosampaio.com.br




VEJA MAIS SOBRE Notícias


Depressão infantil existe e pode atrapalhar o aprendizado da criança!

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é um transtorno mental que acomete mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Quem sofre com esse tipo transtorno pode vir a ter problemas em todas as áreas da vida, seja no trabalho, na escola ou no meio familiar. Apesar da grande maioria […]

Leia mais

40% dos homens terão perda de cabelo aos 35. Saiba o motivo!

O portal de pesquisa norte-americano, Statistic Brain, alerta que mais de 800 mil pessoas por ano no mundo buscam tratamento médico contra a calvície. Só nos Estados Unidos, o problema atinge 35 milhões de homens (40% da população masculina estadunidense) e 21 milhões de mulheres. A perda de fios afeta fortemente a autoestima das pessoas, […]

Leia mais

Estudo afirma que orgasmo feminino faz bem para o ego do parceiro!

Estudo afirma que orgasmo feminino faz bem para o ego do parceiro! O trabalho, que foi conduzido pela especialista Sara Chadwick e publicado pelo The Journal of Sex Research, entrevistou 810 homens para entender como eles percebem os papeis de cada gênero no sexo, com perguntas como quanto investem no prazer de seus pares e […]

Leia mais

2 hábitos ao jantar previnem o ganho de peso!

Todas as refeições são importantes para quem quer ganhar peso, mantê-lo ou perder uns quilos extras. Contudo, há uma refeição à qual devemos prestar uma especial atenção: o jantar. Por ser feito numa hora em que o metabolismo está já mais preguiçoso e a pessoa mais relaxada, o jantar tende a ser mais prático e menos […]

Leia mais

4 dicas para higienizar frutas e verduras!

A higienização correta de frutas, legumes e verduras é super importante. Confira as dicas do médico e fisioterapeuta Juliano Pimentel. 1. Alimentos com casca devem passar por água antes de serem consumidos, mesmo que você retire a casca. 2. Lave as mãos com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos. 3. Corte todas as […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *