Seja no sol ou nas opções artificiais, bronzeamento é contraindicado!

4Por mais desejada que seja pelas mulheres, pele bronzeada é sinônimo de pele queimada pelo sol, ou seja, danificada pela exposição solar e suscetível a envelhecimento precoce, manchas e, até mesmo, câncer. “A radiação solar estimula o organismo a produzir enzimas que destroem o colágeno, acelerando o envelhecimento. Além disso, os raios promovem uma mutação do DNA, o que leva ao desenvolvimento do câncer”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, diretora de Clínica da Pele Annia Lourenço.

É por isso que se bronzear é totalmente contraindicado, mesmo que seja usando protetor solar. “Não é possível ‘pegar uma cor’ usando filtro solar adequadamente. Se a pele ficar morena significa que ela recebeu radiação, ou seja, a proteção não foi efetiva”, afirma a especialista.

Por isso, ela afirma que é impossível proteger a pele dos danos dos raios solares e ao mesmo tempo ficar com a “cor do verão”. Levando em consideração os riscos que o sol representa, Dra. Annia orienta cada um a manter seu próprio tom de pele. “Além do envelhecimento precoce e do risco do câncer de pele, a exposição ao sol sem proteção pode provocar manchas em todo o corpo”, comenta.

Bronzeamento artificial: tipos e riscos

Já está proibido pela ANVISA o uso de camas de bronzeamento artificial devido aos riscos de câncer de pele. A dermatologista explica que qualquer bronzeamento artificial que utilize luz ultravioleta é contraindicado. “Esse tipo de procedimento pode ser ainda mais prejudicial à pele do que a própria exposição ao sol sem proteção. Ele aumenta – e muito – os riscos do desenvolvimento de câncer de pele”, alerta.

Uma opção que é bastante utilizada são os autobronzeadores, cosméticos que promovem uma oxidação da camada de pele morta, o que resulta em uma cor semelhante ao do bronzeado. A dermatologista explica que, apesar de não penetrar nas camadas mais profundas da pele e não estimular a produção de melanina, estudos recentes mostram efeitos colaterais do uso desses produtos. “Descobriu-se que os autobronzeadores também envelhecem a pele – assim como a exposição solar – pois estimulam uma reação química chamada de glicação, que está relacionada ao processo de envelhecimento”. O mesmo aplica-se aos bronzeamentos a jato, já que são usadas substâncias semelhantes para escurecer a pele.

Entre as opções disponíveis no mercado, as formas mais segura de escurecer a pele são as pílulas de bronzeamento, que uniformizam o tom da pele com uma sensação de bronzeado. “Como resultado, a pele recebe um pigmento chamado caroteno. Semelhante à melanina, ele protege contra a penetração dos raios solares, impedindo parte da ação deles. Entretanto, esses produtos não substituem o protetor solar”, ressalta Dra. Annia.

Sobre a Clínica da Pele Annia Lourenço

(www.annia.com.br | www.facebook.com/dermatologiacuritiba)

Situada no bairro do Batel, em Curitiba, a Clínica da Pele Annia Lourenço atende a pacientes que buscam tratamentos de saúde e beleza da pele e cabelos. Com equipe especializada, realiza procedimentos e dispõe de modernos equipamentos de estética facial e corporal, prevenção e tratamento de doenças de pele, além de cirurgia plástica e reparadora.

A clínica é dirigida pela dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e Academia Americana de Dermatologia.

Seja no sol ou nas opções artificiais, bronzeamento é contraindicado!



VEJA MAIS SOBRE Beleza


10 opções de esmalte nude para todos os gostos!

Elegância e versatilidade estão sempre em alta. Uma das poucas tonalidades que consegue juntar essas duas qualidades é o nude. A cor caiu no gosto das brasileiras há algumas temporadas e parece que veio para ficar. O nude é uma das maiores tendências do ano. Além de aparecer como principal aposta em editoriais e passarelas […]

Leia mais

Maquiagem linda em 3…2…1!

Tá a fim de um olho gatinho e maçãs do rosto iluminadas mas não sabe nem como começar a se maquiar? Confira dicas para principiantes da maquiadora Leila Turgante, makeup artist do HLS Coworking em São Paulo e apresentadora do quadro Tapa no Visual, do Mais Você, da Rede Globo. Você vai precisar de base líquida, […]

Leia mais

5 produtos que a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton não dispensa!

Fizemos uma pesquisa, e descobrimos os 5 produtos, que a  Duquesa de Cambridge, Kate Middleton não dispensa.  Confira abaixo!!!!   5 produtos que a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton não dispensa! Relacionado

Leia mais

Probióticos são os novos aliados da pele. Saiba mais!

O renomado dermatologista Jadis Volpe explicou para a revista Veja, que os probióticos estão sendo utilizados na forma de cremes para aliviar problemas de acne e até rugas. Os estudos “mostraram melhorias da inflamação nas espinhas, sendo considerados uma alternativa promissora à utilização de antibióticos orais de controle da doença”. Os estudos também analisaram a eficácia […]

Leia mais

Negra Li acaba de lançar uma linha desenvolvida para cabelos cacheados!

A talentosa Negra Li acaba de lançar uma linha desenvolvida para cabelos cacheados em parceria com a Lunix Cosméticos. Grávida de seu segundo filho, Noah,a cantora e atriz desenvolveu quatro produtos: Shampoo, Condicionador 3 em 1, Mousse sem enxágue e Óleo Finalizador. “Eu participei de todo o processo de criação dessa linha. Testei tudo”, afirma […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *