São Paulo recebe evento de empreendedores do setor de tecnologia participantes do Programa Start-Up Brasil!

escrevendo-1024x692A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico, participou na tarde desta quinta-feira, 6, do encontro Demo Day do Start-Up Brasil, na praça das Artes, centro da capital paulista. O evento reuniu as startups participantes do Start-Up Brasil, programa Nacional de Aceleração de Startups criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com aceleradoras, com o objetivo de apoiar as empresas nascentes de base tecnológica.

Durante o encontro, as startups participantes puderam apresentar sua evolução perante investidores e outros convidados. Além disso, representantes do programa apresentaram métricas de resultados dos empreendedores e negócios acelerados pelo Start-Up Brasil. Até o momento, 140 startups já foram apoiadas.  Dos participantes da turma 1, 68,8% tiveram grandes marcos de evolução, como novo produto, aumento de receita ou captação de investimentos.

O secretário de Finanças, Marcos Cruz, falou aos presentes e destacou a disposição da cidade de São Paulo em consolidar o Ecossistema de Startups, atraindo e mantendo empresas com alto potencial de crescimento. Por meio da política Tech Sampa, a Prefeitura quer estimular a inovação e empreendedorismo tecnológico, apoiar a criação e o desenvolvimento de startups, nos diferentes estágios de crescimento, além de promover a competitividade e desenvolvimento sustentável de produtos e serviços de conteúdo tecnológico da cidade.

O secretário aproveitou para convidar os empreendedores a virem para a cidade São Paulo, lembrando que as bolsas do Programa Nacional de Apoio a Aceleração de Startups, que nas outras cidades do país é de R$ 200 mil, chegarão a R$ 250 mil na cidade de São Paulo, a partir do aporte adicional de recursos da Prefeitura. “Isso é um convite para que vocês venham para São Paulo, que é uma cidade quem tem tudo para receber os empreendedores, tem tudo para aumentar sua capacidade de inovação. Temos uma série de outros programas para apoiar o Ecossistema de Startups e fazer com que vocês tenham cada vez mais sucesso”, destacou o secretário Marcos Cruz.

O aumento no valor das bolsas é uma das ações de parceria entre a Prefeitura e o programa Nacional de Aceleração de Startups. Outra ação consiste em trazer os eventos da Start-UP Brasil para a cidade de São Paulo.

Rafael Luiz Assis Santos, sócio fundador da start up APPprova, de Belo Horizonte, Minas Gerais, destaca a importância de eventos como o que aconteceu na Praça das Artes. “O principal nesse tipo de evento é o networking. Você conversa com a pessoa que pode te ajudar com uma ideia nova, uma opinião, uma crítica. Você aprende muita coisa, conversa muito, aperfeiçoa, põe na prática, valida, ouve sugestões”, afirmou.

De acordo com o secretário Marcos Cruz, o objetivo da Secretaria de Finanças é reforçar a cidade de São Paulo como polo de startups de tecnologia de inovação da América Latina. “Aqui as conexões acontecem, aqui o empreendedor encontra mais facilidade para se conectar com fornecedores e investidores”, destacou.

A política Tech Sampa pretende também potencializar o ambiente de interação, troca e cooperação entre os diversos atores, conectando o Ecossistema de Startups local aos demais polos mundiais de tecnologia.

Tech Sampa – Programas

A Tech Sampa, Política Municipal de Estímulo à Inovação e ao Desenvolvimento de Startups na cidade de São Paulo, possui quatro Programas específicos de fomento, comandados, de acordo com seus objetivos, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo ou pela Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico.

– O Programa para a Valorização de Iniciativas Tecnológicas – VAI TEC, irá apoiar financeiramente os projetos inovadores, especialmente aqueles ligados à área de Tecnologia da Informação e Comunicação, inclusive com bolsas.

– O Programa de Fomento e Pré-Aceleração de Startups, oferecerá apoio (financeiro, mentoria, infraestrutura) a Startups em estágio inicial. Em resumo, o Programa visa facilitar a transição de boas ideias em boas empresas.

– O Apoio a Aceleração de Startups, realizado em parceria com o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), é um conjunto de ações estratégicas que visam potencializar o crescimento de Startups que já passaram pelo estágio inicial de desenvolvimento. Em resumo, este apoio visa acelerar o crescimento de empresas de inovação já formadas, por meio de captação de recursos, oferecimento de infraestrutura, etc. A parceria com o MCTI neste incentivo é mais um exemplo de cooperação entre entes públicos no sentido de otimização dos recursos e programas já existentes.

– O Programa de Apoio à Capitalização de Startups, compreenderá ações e parcerias voltadas a facilitar a obtenção de capital de risco junto a instituições financeiras públicas ou privadas, bancos de desenvolvimento, empresas públicas que promovem o desenvolvimento econômico e social, sociedades e fundos de financiamento e investimento específicos, bem como ações que visem aumentar a base de investidores-anjo na cidade de São Paulo.

A Secretaria Municipal de Transportes também continuará à frente do Laboratório de ITS (Sistemas Inteligentes de Transporte) e Padrões Abertos da Cidade de São Paulo, que busca fomentar a pesquisa e apoiar a criação de Startups e soluções voltadas para a melhoria da mobilidade urbana.

São Paulo recebe evento de empreendedores do setor de tecnologia participantes do Programa Start-Up Brasil!



VEJA MAIS SOBRE Economia


7 dicas para economizar na compra do presente do Dia das Crianças!

Que tal economizar no presente do Dia das Crianças? De acordo com Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, é importante considerar a situação financeira da família e lembrar que, em breve, haverá também o Natal. “É muito bom poder presentear as crianças! O ideal é que a família não se comprometa para […]

Leia mais

Imobiliária promove palestra exclusiva em Salvador sobre mercado imobiliário na Flórida!

No próximo dia 13, os antenadíssimos Tiago e Sarah Fernandez (foto acima), responsáveis pela área internacional da Ponto4 promoverão em parceria com a Imobiliária americana Every Thing Miami Realty, uma palestra exclusiva  para 60 pessoas no auditório do Empresarial Salvador Shopping Business.  Uma das palestrantes é Talita Pinheiro, CEO da Every Thing Miami Realty . […]

Leia mais

Bolsa de Valores – 5 mitos que os investidores acreditam!

Hoje, cada vez mais as pessoas estão procurando novas alternativas para investir. Porém, existem diversas opções de investimentos disponíveis no mercado atualmente, gerando dúvidas entre os próprios investidores. Quando se trata de ações é possível encontrar muitas informações diferentes. Há inclusive muitas promessas de enriquecimento fácil apenas investindo na bolsa. Porém, por mais atrativo que esse tipo […]

Leia mais

5 hobbies que podem virar fonte de renda!

As divertidas brincadeiras com o cachorro, a satisfação ao ter o quarto todo organizado ou os elogios ao fazer uma comida gostosa podem render mais do que sorrisos e prazer: podem dar dinheiro. Cada vez mais, as pessoas buscam trabalhar com o que as deixam felizes e transformar o hobby em profissão é um dos […]

Leia mais

Comportamento de consumo brasileiro influencia setores e produtos!

Se alguém te parasse na rua hoje para perguntar o que você compraria neste momento, caso tivesse uma renda adicional, qual seria a sua resposta? A maioria dos brasileiros tem sido categórico: tecnologia, lazer e viagens. Os dados, foram apontados pela pesquisa “Hábitos de consumo do brasileiro e sua relação com o crédito”, realizada pelo […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *