Santa Catarina está se preparando para colocar Florianópolis na rota que os Cruzeiros Marítimos fazem pelo Brasil durante suas temporadas de verão!

Na foto, Mané Ferrari, Vinicius Lummertz, Murilo Flores, Ernesto São Thiago, Cristiane Lopes Vieira, Marco Ferraz e Álvaro Ornelas.

Na foto, Mané Ferrari, Vinicius Lummertz, Murilo Flores, Ernesto São Thiago, Cristiane Lopes Vieira, Marco Ferraz e Álvaro Ornelas.

 

O Estado de Santa Catarina está se preparando para colocar Florianópolis na rota que os Cruzeiros Marítimos fazem pelo Brasil durante suas temporadas de verão. Na última sexta-feira, 22 de maio, o presidente da CLIA ABREMAR BRASIL (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, se reuniu em Florianópolis com Vinícius Lummertz, Secretário Nacional de Políticas de Turismo; Murilo Flores, Secretário Estadual de Planejamento; Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil); Cristiane Vieira, representando a Secretaria de Turismo de Florianópolis, além dos consultores do setor náutico Álvaro Ornelas, e Ernesto São Thiago.

No encontro foram alinhavados alguns pontos importantes para que a cidade receba navios de Cruzeiros ainda este ano, em escalas-teste. “Os armadores dos navios encerram suas agendas de escalas e roteiros com dois anos de antecedência e, por isso, já estamos com as temporadas 2015/2016 e 2016/2017 planejadas. Mas, com a infraestrutura adequada, podemos tentar manejar escalas-teste em alguns destinos para que, diante do sucesso da operação, eles possam ingressar oficialmente nos roteiros e atrair a atenção de milhares de cruzeiristas”, afirmou Marco Ferraz, lembrando que Florianópolis está em posição estratégica na rota Santos/Rio – Buenos Aires e é um grande destino potencial para este segmento. Atualmente, os navios apenas passam pela costa da ilha, sem parar. Existe também a possibilidade de mini-Cruzeiros saindo de Santos com duas escalas no Estado de Santa Catarina, podendo ser Florianópolis e mais um destino como Porto Belo, Itajaí e São Francisco do Sul.

Os participantes abordaram a busca por soluções conjuntas, articuladas entre os governos federal, estadual e municipal, com apoio da Acatmar e da CLIA BRASIL, para reforma e ampliação do píer de Canasvieiras e pela definição de pontos de fundeio mais abrigados para os navios. Ainda este ano, deve ser concretizado o novo levantamento hidrográfico das baías de Florianópolis, primeiro passo na definição de locais estratégicos para a construção de marinas e terminais de cruzeiros. A realização desses estudos marítimos visa a atualização da carta náutica de ambas as baías da Ilha de Santa Catarina e, ao mesmo tempo, a retomada do projeto de um porto turístico para a capital, com berços de atracação para transatlânticos, viabilizando o desembarque dos turistas diretamente do navio em um cais.

“Vamos unir forças e trabalhar em conjunto. Estamos em um momento histórico em que governo federal e estadual, município e iniciativa privada estão abraçando o turismo náutico para o segmento de cruzeiros, com foco em ações concretas. Estamos otimistas”, afirmou Ferrari.

De acordo com o Secretário Nacional de Políticas de Turismo, o impacto econômico anual, apenas com os gastos dos turistas de cruzeiros em terra, pode chegar a R$120 milhões anuais. “A recepção de cruzeiros marítimos é grande um propulsor do desenvolvimento econômico regional e o Governo está em total atenção com o tema”, concluiu Lummertz.

Sobre a Cruise Lines Internacional Association (CLIA) – Uma Indústria, uma Voz


Comemorando seu 40º aniversário em 2015, a Cruise Lines Internacional Association (CLIA), é a voz unificada e principal autoridade da comunidade global de Cruzeiros Marítimos. Como a maior Associação da indústria de cruzeiros, possui 15 escritórios no mundo todo, com representação nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Australasia. A missão da CLIA é apoiar políticas e práticas que promovam um ambiente seguro, saudável e sustentável nos navios de Cruzeiros para os mais de 23 milhões de passageiros que viajam anualmente, bem como promover a experiência de viagem dos cruzeiros. Seus membros, comprometidos com o continuado sucesso da indústria de cruzeiros, estão compreendidos entre as linhas mais prestigiadas do mundo em Cruzeiros Marítimos, Fluviais e de Especialidades; uma comunidade de agentes de viagens altamente treinados e certificados; e outros parceiros da indústria de cruzeiros, incluindo portos, destinos, desenvolvedores de navios, fornecedores, prestadores de serviços e operadores de viagens. Para obter mais informações, visite www.cruising.org, www.cruiseforward.org ou siga as páginas da CLIA no Facebook e no Twitter.

 

Santa Catarina está se preparando para colocar Florianópolis na rota que os Cruzeiros Marítimos fazem pelo Brasil durante suas temporadas de verão!



VEJA MAIS SOBRE Turismo


Casamentos na Igreja de Trancoso poderão ser suspensos!

Rola um movimento nas redes sociais contra o Hotel Uxua de Trancoso. É que, segundo alguns promoters da região, os donos do empreendimento querem colocar um fim nos casamentos que acontecem na tradicional igreja de São João Batista, que fica no quadrado do balneário. A assessoria de imprensa do Hotel Uxua, afirma que a intenção […]

Leia mais

A ilha paradisíaca preferida de Leo Di Caprio e Brad Pitt. Vem ver!

A ilha paradisíaca preferida de Leo Di Caprio e Brad Pit fica localizada na região de Belize, no Caribe. Por lá um resort superluxuoso tem chamado a atenção dos grandes artistas de Hollywood. Batizada de “Cayo Espanto”, a ilha privada de cinco estrelas é tão popular entre as maiores celebridades que, em 2011, todos os […]

Leia mais

20 motivos para visitar o Alentejo!

Quando escolhemos um destino para viajar procuramos por lugares diferentes, que nos proporcionem experiências únicas e memórias que ficarão guardadas para a vida toda. Decidir não é uma tarefa fácil, ainda mais com o mundo inteiro entre as opções. O Alentejo, em Portugal, possui características únicas, belas paisagens, gastronomia incrível, vinhos premiados e povo hospitaleiro. […]

Leia mais

Presídio vira hotel. Conheça agora!

E quando eu penso que já vi de tudo,eis que me aparece um hotel que promove a experiência de passar uma noite no interior de um presídio. Localizado no distrito de Udomsook, na Tailândia, o hotel Sook Station Bangkok é a mais nova atração para os curiosos que já se perguntaram como é o interior […]

Leia mais

7 destinos que todo estudante precisa conhecer!

As férias podem até ter acabado, mas nada impende os estudantes de planejarem a próxima aventura, não é mesmo? Que tal sair da sala de aula e ver na prática os conteúdos aprendidos ao redor do mundo? Essa é a dica que a Royal Holiday apresenta para os alunos e a toda família. Comemorado no […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *