Revista Personnalité, do Itaú, revela a intimidade do músico Paulinho da Viola!

5O músico Paulinho da Viola (72), em meio à celebração dos seus 50 anos de carreira, estrela a edição 29 da revista Personnalité, do Itaú, distribuída este mês nas agências Itaú Personnalité de todo o Brasil.

A intimidade do músico foi relevada com detalhes sobre a rotina criativa e cotidiana de um dos maiores nomes da música brasileira. Entre o costume de dormir tarde, nunca antes das 2h da manhã, e o recolher-se solitário para dedilhar notas no violão suavemente, para não acordar ninguém, Paulinho tem acompanhado o desenvolvimento do primeiro álbum da filha, Beatriz Faria.

A canção Bloco do Amor, um dos mais recentes trabalhos do compositor, dá nome ao CD de Beatriz, que deve ser lançado no início de 2015. Essa é uma das 10 composições inéditas recentes feitas por Paulinho, que não grava um álbum completo em estúdio desde Bebadosamba, de 1996.

Paulinho abriu as portas de seu casarão na região do Itanhagá, cercado pela Floresta da Tijuca, para a revista Personnalité. Ele apresentou seu salão de jogos e oficina de marcenaria, além da coleção dos chapéus Panamá que se tornaram sua marca registrada. A casa, na qual a família de Paulinho mora há mais de 30 anos, tornou-se um verdadeiro registro da sua bem-sucedida carreira, com espaço para manter um acervo de livros, instrumentos musicais, e mais de 3 mil discos de vinil.

Entre suas maiores paixões, está a marcenaria: ele discorre sobre a atividade com carinho, relembrando os tempos de aprendiz de Mestre Abílio, com quem desenvolveu seu talento ainda adolescente e retomou o contato anos depois. Ele ainda falou do seu processo criativo, de como se envolve ao iniciar um novo trabalho, a ponto de esquecer todo o resto.

Ainda nesta edição, o artista gráfico Andrés Sandoval, de origem chilena, também apresenta seu portfólio, no qual insere o DNA Urbano do Brasil em suas obras, sempre remetendo às cores e lembranças do que viu ao chegar por aqui, ainda criança.

A revista Personnalité também traz um texto exclusivo do escritor Ruy Castro, biógrafo oficial de Carmen Miranda. Em sua terceira contribuição para a publicação, ele conta como os turbantes usados pela estrela brasileira em sua trajetória internacional tornaram-se ícones da moda.

Principais trechos da entrevista de Paulinho da Viola à Revista Personnalité, do Itaú:

“Para escrever um bilhete sou capaz de ficar horas”, entrega Paulinho, lembrando quando perdeu um tempo enorme fazendo um bilhete de agradecimento a uma senhora que lhe havia mandado um recorte de jornal. “Escrevi a primeira versão e não ficou bom. Tive que refazer várias vezes”, diz ele. “Com a música, acontece o mesmo.” 

“Quando entro em estúdio, não quero saber de mais nada. Fico em cima daquilo enquanto estiver acordado. Não adianta nem falar comigo”, diz. “Ao fim de tudo, fico tão cansado que não quero nem saber do CD. Tem disco meu que ouvi uma vez só depois de pronto, e nunca mais. Se ouço, acho que está tudo errado, que o acorde não era esse, fico brigando com aquilo.”

“Compor não era algo que me fascinava. Pensava em tocar e fazer outra coisa na vida, quem sabe até mesmo ficar no banco. Não me via como cantor, e até hoje não me vejo.”

 

Sobre a Revista Personnalité do Itaú

Criada em 2007 pelo Itaú e pela Trip Editora, a Personnalité é a primeira revista brasileira lançada por um banco. Tem periodicidade trimestral e tiragem de 6 mil exemplares distribuídos em todo o território nacional para agências do Itaú Personnalité. A linha editorial mostra o discreto prazer pelas coisas mais simples e, ao mesmo tempo, mais sofisticadas da vida, com histórias de pessoas com valores similares aos do universo da marca Itaú Personnalité. Em 2012, a Revista Personnalité foi apontada como a melhor publicação customizada do país durante o 26º Prêmio Veículos de Comunicação. As edições estão disponíveis para download na App Store e Google Play e também podem ser visualizadas no site www.itau.com.br/personnalite/experiencia/cultura.

Revista Personnalité, do Itaú, revela a intimidade do músico Paulinho da Viola!



VEJA MAIS SOBRE Entretenimento


Baile vai agitar mansão na Bahia!

O poderoso Solar Cunha Guedes, um dos mais belos casarões remanescentes da arquitetura do século XIX em Salvador, abrirá suas portas para uma programação artística inédita. A novidade é anunciada por Anucha Cunha Guedes Rêgo, gestora da casa, situada no Corredor da Vitória e que até então tinha sua ocupação voltada para eventos sociais, como […]

Leia mais

Netflix ficará mais cara. Vem saber!

Acabamos de receber um anuncio da  Netflix nada interessante. É que a partir de julho, o canal ficará mais caro . Em pleno mês de férias, a plataforma cobrará cerca de 20% a mais para oferecer filmes e séries em streaming, em alguns pacotes. O último reajuste em planos da Netflix foi realizado em maio […]

Leia mais

Saiba tudo sobre a Expoflora, maior exposição de flores e de plantas da América Latina!

A Expoflora, maior exposição de flores e de plantas da América Latina, inicia a venda do segundo lote de ingressos antecipados, agora com desconto de 58%. Para pagamentos até o dia 26 de junho, os convites custam apenas R$ 19,00 contra os R$ 46,00 a serem cobrados na bilheteria, nos dias do evento. Os descontos […]

Leia mais

Wet’n Wild inicia temporada de água aquecida!

Já está aberta a temporada 2017 de água aquecida do Wet’n Wild. Os sete milhões de litros de água que formam o complexo aquático estão aquecidos entre 26 e 28 graus celsius, garantindo conforto térmico aos visitantes e diversão o ano todo. Com um sistema de aquecimento sustentável, o parque aquático inicia a sua sexta […]

Leia mais

Jornal Nacional será reformulado!

A Globo resolveu  reformular o visual do “Jornal Nacional”. William Bonner e Renata Vasconcellos sairão de um piso colocado sobre a sala de jornalistas para ganhar um espaço exclusivo. Outro ajuste acontecerá na parte gráfica do programa, que, além de novos cenários e vinhetas, terá também novo projeto de arte quando mostrar temperatura ou nome […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *