Relógio biológico dos homens também afeta a fertilidade. Vem saber!

Segundo o Dr. Octavio Campos, urologista do Hospital Samaritano de São Paulo, o envelhecimento masculino também causa uma queda dos níveis hormonais. “Neles, a andropausa é chamada de DAEM (Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino), e ocorre um pouco mais tardiamente que nelas”. O fato não apresenta um marco, como é a parada da menstruação, explica.

Para o Dr. Daniel Cocito Simões, urologista da rede de centros médicos dr. Consulta, diferentemente do público feminino, que já nasce com os óvulos, o masculino tem a produção contínua de espermatozoides, durante a vida toda. Há uma queda gradual, contudo, que se acentua depois dos 50. De qualquer maneira, a possibilidade mais comum é a de que ocorram alterações genéticas nessas células sexuais com o passar dos anos.

“Cerca de 15% dos homens vão desenvolver a andropausa (diminuição da testosterona) e consequente redução dos espermatozoides”, coloca o urologista Sandro Faria. Agora, certos fatores externos e nocivos podem acelerar a condição, como álcool, tabaco, drogas e poluição ambiental. Além deles, o tratamento oncológico e a exposição crônica a extremos de temperatura. “É preciso atenção no adolescente e adulto quanto à varicocele (varizes da bolsa escrotal), que é a principal causa da infertilidade nessa faixa etária, não estando relacionado ao envelhecimento”, pontua.

Reposição hormonal para eles

“É possível, mas depende do objetivo”, diz o Dr. Campos. “Se for a melhora da fertilidade, a pura e simples reposição da testosterona não irá ajudar e, em alguns casos, pode até atrapalhar”. O eixo hormonal que regula a geração dela é mais completo que isso, de acordo com ele, e demanda o uso de outros hormônios também. Um paciente assintomático não tem tal necessidade. Já os que apresentam níveis baixos da substância e sintomas como fogachos, depressão, diminuição da massa muscular, ganho de peso (gordura) e perda da libido podem partir para a opção.

Um dos cuidados nessa hora é a escolha do método adequado e o monitoramento da próstata, alerta o Dr. Faria: “o crescimento e o câncer nessa região são estimulados com o procedimento”.

“Congelar o sêmen tem que ser pensado em algumas situações, com aqueles que planejam ter filhos após os 40, especialmente se vão passar por algum tipo de quimioterapia, fazer vasectomia ou outras cirurgias que possam comprometer a capacidade reprodutiva”, expõe o Dr. Simões.

Bebês de homens mais velhos X alterações genéticas

Conforme o mesmo especialista, as crianças nascidas de pais mais velhos trazem mais risco de autismo, transtorno bipolar, baixo QI e esquizofrenia. Existem, inclusive, maiores chances de aborto espontâneo! A explicação está na probabilidade de mutação do gene, como mencionado anteriormente.

Reversão da vasectomia em idade avançada

Para os homens que já realizaram o processo, mas estão pensando em ter outro filho em uma idade mais avançada, é preciso saber que a decisão sempre carrega um prejuízo à fertilidade. Todos os profissionais relatam que quanto maior o tempo em que a vasectomia foi feita (por exemplo, mais de 15, 20 anos atrás), menor a chance de sucesso.

Fonte:Daquidali
Relógio biológico dos homens também afeta a fertilidade. Vem saber!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


9 maiores dúvidas das mamães sobre sexo pós-parto. Vem saber!

Para solucionar estas e outras dúvidas, o site UOL entrevistou Alberto Guimarães, ginecologista, obstetra e um dos criadores do programa Parto Sem Medo; Cecilia Pereira, ginecologista da All Clinik, do Rio de Janeiro (RJ); Cristina Carneiro, ginecologista e obstetra, de São Paulo (SP); Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, autor do livro “Gestação: mitos e verdades […]

Leia mais

Exagerou na bebida? 6 dicas para evitar a ressaca!

Além da moderação e a da importância de não misturar muitos tipos de bebidas alcoólicas, existem outras formas bastante eficazes de prevenir uma ressaca ou de, pelo menos, atenuar as suas consequências. Em primeiro lugar, beba dois copos de água antes de sair de casa, depois, o melhor é comer antes de começar a beber. […]

Leia mais

Aprenda a queimar mais calorias durante a caminhada!

5 dicas para você queimar mais calorias durante a caminhada! 1. Aproveite as subidas. Se estiver andando ao ar livre, aproveite para subir montes. Na cidade, use ladeiras. 2. Prefira fazer tracking. Caminhadas ao ar livre, que forçam desvios de pedras e maior estabilidade corporal, são melhores para queimar calorias. Este tipo de caminhada também […]

Leia mais

Mulher grávida no volante – 4 dicas para dirigir com segurança!

O médico e supervisor de Saúde da Ford Brasil, Edson Kayanuma, lista algumas das medidas de segurança que devem ser consideradas pelas gestantes ao dirigir: • Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a […]

Leia mais

Odontofobia – 7 dicas para se livrar do medo de dentista!

A odontofobia, nome dado a quem tem medo de dentista, acontece geralmente na infância, muito por conta do famoso barulhinho do motor dos aparelhos odontológicos ou até mesmo por meio de desenhos animados que retratam a ida ao dentista como algo doloroso. Por isso, é importante que tanto os pais quanto os profissionais da área […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *