Relógio biológico dos homens também afeta a fertilidade. Vem saber!

Segundo o Dr. Octavio Campos, urologista do Hospital Samaritano de São Paulo, o envelhecimento masculino também causa uma queda dos níveis hormonais. “Neles, a andropausa é chamada de DAEM (Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino), e ocorre um pouco mais tardiamente que nelas”. O fato não apresenta um marco, como é a parada da menstruação, explica.

Para o Dr. Daniel Cocito Simões, urologista da rede de centros médicos dr. Consulta, diferentemente do público feminino, que já nasce com os óvulos, o masculino tem a produção contínua de espermatozoides, durante a vida toda. Há uma queda gradual, contudo, que se acentua depois dos 50. De qualquer maneira, a possibilidade mais comum é a de que ocorram alterações genéticas nessas células sexuais com o passar dos anos.

“Cerca de 15% dos homens vão desenvolver a andropausa (diminuição da testosterona) e consequente redução dos espermatozoides”, coloca o urologista Sandro Faria. Agora, certos fatores externos e nocivos podem acelerar a condição, como álcool, tabaco, drogas e poluição ambiental. Além deles, o tratamento oncológico e a exposição crônica a extremos de temperatura. “É preciso atenção no adolescente e adulto quanto à varicocele (varizes da bolsa escrotal), que é a principal causa da infertilidade nessa faixa etária, não estando relacionado ao envelhecimento”, pontua.

Reposição hormonal para eles

“É possível, mas depende do objetivo”, diz o Dr. Campos. “Se for a melhora da fertilidade, a pura e simples reposição da testosterona não irá ajudar e, em alguns casos, pode até atrapalhar”. O eixo hormonal que regula a geração dela é mais completo que isso, de acordo com ele, e demanda o uso de outros hormônios também. Um paciente assintomático não tem tal necessidade. Já os que apresentam níveis baixos da substância e sintomas como fogachos, depressão, diminuição da massa muscular, ganho de peso (gordura) e perda da libido podem partir para a opção.

Um dos cuidados nessa hora é a escolha do método adequado e o monitoramento da próstata, alerta o Dr. Faria: “o crescimento e o câncer nessa região são estimulados com o procedimento”.

“Congelar o sêmen tem que ser pensado em algumas situações, com aqueles que planejam ter filhos após os 40, especialmente se vão passar por algum tipo de quimioterapia, fazer vasectomia ou outras cirurgias que possam comprometer a capacidade reprodutiva”, expõe o Dr. Simões.

Bebês de homens mais velhos X alterações genéticas

Conforme o mesmo especialista, as crianças nascidas de pais mais velhos trazem mais risco de autismo, transtorno bipolar, baixo QI e esquizofrenia. Existem, inclusive, maiores chances de aborto espontâneo! A explicação está na probabilidade de mutação do gene, como mencionado anteriormente.

Reversão da vasectomia em idade avançada

Para os homens que já realizaram o processo, mas estão pensando em ter outro filho em uma idade mais avançada, é preciso saber que a decisão sempre carrega um prejuízo à fertilidade. Todos os profissionais relatam que quanto maior o tempo em que a vasectomia foi feita (por exemplo, mais de 15, 20 anos atrás), menor a chance de sucesso.

Fonte:Daquidali
Relógio biológico dos homens também afeta a fertilidade. Vem saber!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


30% dos brasileiros sofrem com esgotamento profissional. Saiba mais!

30% dos brasileiros sofram com a chamada síndrome do esgotamento profissional, ou síndrome de burnout, segundo pesquisa da International Stress Management Association (Isma), realizada entre 2013 e 2014. “Pessoas com a síndrome de burnout podem apresentar esgotamento físico, alteração de humor, maior irritabilidade e dificuldade de concentração, além de sofrer com ansiedade, pessimismo, baixa autoestima […]

Leia mais

10 dicas para evitar o furto de bagagens em aeroportos!

Uma das grandes preocupações em viagens é ter malas extraviadas. Essa situação ocorre quando a bagagem é despachada no guichê do aeroporto, mas, na hora do recebimento, sofre algum atraso, roubo, dano ou perda. Em alguns casos, a mala é violada com todo cuidado e, posteriormente, é colocada intacta na esteira. O viajante, por vezes, […]

Leia mais

Especialista fala sobre o perigo do engasgo para as crianças!

O engasgo ocorre quando a traqueia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto. A epiglote, uma espécie de porta da laringe, se movimenta de acordo com a necessidade e fica aberta para a passagem do ar até os pulmões, porém, quando engolimos algo a epiglote fecha para impedir a entrada de alimentos […]

Leia mais

3 dicas para guardar corretamente o perfume predileto!

Já parou para pensar se o lugar que você escolheu em casa para os seus perfumes é realmente um lugar ideal? A avaliadora olfativa da Natura, Luciana Parra, afirma que esse fator é muito importante para manter a integridade e a durabilidade da fragrância por mais tempo. Fato muito difícil de ser levado em conta, […]

Leia mais

9 maiores dúvidas das mamães sobre sexo pós-parto. Vem saber!

Para solucionar estas e outras dúvidas, o site UOL entrevistou Alberto Guimarães, ginecologista, obstetra e um dos criadores do programa Parto Sem Medo; Cecilia Pereira, ginecologista da All Clinik, do Rio de Janeiro (RJ); Cristina Carneiro, ginecologista e obstetra, de São Paulo (SP); Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, autor do livro “Gestação: mitos e verdades […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *