Quer mudar de emprego ou carreira? Descubra como fazer a transição e ter sucesso!

Coach de carreira Maurício Sampaio.

Coach de carreira Maurício Sampaio.

Insatisfação com chefe, colegas, empresa, cargo, salário e até mesmo carreira. Este é um sentimento que cresce a cada dia no mundo corporativo e vem levando muitos profissionais a jogarem tudo para o alto, nem sempre com o devido planejamento.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, com 25 milhões de trabalhadores, em mais de 100 países, apenas 13% dos empregados se sentem engajados com a profissão. As principais causas de insatisfação são falta de comunicação entre líderes e liderados, ausência de alinhamento dos propósitos profissionais e pessoais com os da empresa, e baixa qualidade de vida.

O coach de carreira Maurício Sampaio afirma que esse desgosto é o tema mais recorrente nos atendimentos que realiza.

“Muitas pessoas reclamam que seus chefes não dão feedbacks construtivos, apenas ligam para passar mais tarefas ou chamam para uma conversa para fazer mais cobranças. São poucos os líderes que querem ensinar algo novo ou se importam com o sucesso de seus colaboradores”, afirma o especialista.

Sampaio também relata que boa parte dos profissionais não se sente parte da empresa. “Eles não concordam com as políticas da companhia nem com a conduta dos seus líderes. Muitos permanecem apenas pelo salario e, com o tempo, acabam saindo para buscar uma maior realização.”

Outra queixa comum é com relação à qualidade de vida. “As pessoas desejam estar mais próximas da família, dos filhos e dos amigos, até para recuperar o tempo perdido com viagens a trabalho e expedientes que entravam noite afora. Elas buscam flexibilidade de horário e controle dos próprios resultados.”

Caminhos

Para o coach, mudanças de emprego ou carreira são saudáveis, principalmente quando se esgotam todas as tentativas de melhorar as condições.

“É preocupante quando o profissional, ao acordar, lamenta que vai começar tudo de novo ou não vê a hora de chegar a sexta-feira. Se isso for constante, deve-se tomar uma atitude. Aceite que seu tempo na empresa, profissão ou no negócio acabou. Passe a controlar o seu próprio destino.”

Sampaio lista abaixo 4 passos para fazer uma transição correta, bem planejada, e aumentar as chances de sucesso:

1) Autoconhecimento: avalie os aprendizados e as competências desenvolvidas, para que possam ser aplicadas em um novo desafio profissional.

2) Prazo: defina em quanto tempo você promoverá a mudança e tente seguir esse período à risca.

3) Pesquise: esta é etapa muito importante. Avalie as possíveis oportunidades e confronte-as com a realidade.

4) Estratégia: com a tecnologia e a internet, o mercado abriu várias possibilidades de negócios. Busque o ideal para você, baseado no estilo de vida desejado.

“Apesar de alguns não acreditarem que possam transformar suas vidas, nos últimos 10 anos atuando como coach de carreira eu participei de muitas mudanças tidas como impossíveis. E elas não só se se tornaram realidade como viraram grandes histórias de sucesso. Lembre-se: ninguém tem o poder de ditar seus resultados. Isso só diz respeito a você!”

Sobre Maurício Sampaio

É coach de carreira, palestrante, escritor e fundador do InstitutoMS de Coaching de Carreira.

Já publicou os livros “Escolha Certa”, “Influência Positiva – Pais & Filhos: construindo um futuro de sucesso” e “Coaching de Carreira”.

www.mauriciosampaio.com.br e www.imscoachingdecarreira.com.br

Quer mudar de emprego ou carreira? Descubra como fazer a transição e ter sucesso!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


9 maiores dúvidas das mamães sobre sexo pós-parto. Vem saber!

Para solucionar estas e outras dúvidas, o site UOL entrevistou Alberto Guimarães, ginecologista, obstetra e um dos criadores do programa Parto Sem Medo; Cecilia Pereira, ginecologista da All Clinik, do Rio de Janeiro (RJ); Cristina Carneiro, ginecologista e obstetra, de São Paulo (SP); Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, autor do livro “Gestação: mitos e verdades […]

Leia mais

Exagerou na bebida? 6 dicas para evitar a ressaca!

Além da moderação e a da importância de não misturar muitos tipos de bebidas alcoólicas, existem outras formas bastante eficazes de prevenir uma ressaca ou de, pelo menos, atenuar as suas consequências. Em primeiro lugar, beba dois copos de água antes de sair de casa, depois, o melhor é comer antes de começar a beber. […]

Leia mais

Aprenda a queimar mais calorias durante a caminhada!

5 dicas para você queimar mais calorias durante a caminhada! 1. Aproveite as subidas. Se estiver andando ao ar livre, aproveite para subir montes. Na cidade, use ladeiras. 2. Prefira fazer tracking. Caminhadas ao ar livre, que forçam desvios de pedras e maior estabilidade corporal, são melhores para queimar calorias. Este tipo de caminhada também […]

Leia mais

Mulher grávida no volante – 4 dicas para dirigir com segurança!

O médico e supervisor de Saúde da Ford Brasil, Edson Kayanuma, lista algumas das medidas de segurança que devem ser consideradas pelas gestantes ao dirigir: • Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a […]

Leia mais

Odontofobia – 7 dicas para se livrar do medo de dentista!

A odontofobia, nome dado a quem tem medo de dentista, acontece geralmente na infância, muito por conta do famoso barulhinho do motor dos aparelhos odontológicos ou até mesmo por meio de desenhos animados que retratam a ida ao dentista como algo doloroso. Por isso, é importante que tanto os pais quanto os profissionais da área […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *