Por que o câncer de pâncreas é tão grave?

Globalmente, o câncer de pâncreas corresponde à oitava causa de óbito por neoplasia em homens (138.100 de óbito anualmente) e a nona em mulheres (127.900 óbitos) ². O Dr. Artur Ferreira, oncologista do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, explica que a doença está entre as causas de morte mais comuns devido à sua gravidade por fatores como o comportamento da doença e ao diagnóstico tardio, reflexo de sintomas iniciais inconclusivos.

O especialista informa que a maioria dos tumores de pâncreas se referem ao subtipo adenocarcinoma (tumor maligno que se origina no tecido glandular do órgão), correspondendo a aproximadamente 85% dos pacientes diagnosticados.

Segundo o Dr. Ferreira, os sinais e sintomas iniciais da doença costumam ser inespecíficos e normalmente não chamam a atenção dos pacientes. Para isso, é importante ficar atento a sinais como:

Icterícia: coloração amarelada da pele e do fundo dos olhos devido à obstrução das vias biliares causada pelo tumor.

Dor abdominal e/ou nas costas: Dependendo do tamanho e da localização do tumor, ele pode atingir terminações nervosas que podem causar dores no abdômen ou na parte dorsal.

Perda de peso não intencional: O câncer de pâncreas pode causar a perda de apetite e episódios de vômito sem motivo aparente, o que pode ocasionar o emagrecimento não intencional somado a fraqueza.

Outro sintoma que pode ocorrer é o escurecimento da urina. “É importante lembrar que isso varia de acordo com o local de surgimento do tumor no pâncreas e deve ser avaliado pelo médico” esclarece o oncologista.

O Dr. Ferreira explica que o tratamento dos tumores de pâncreas está evoluindo. “Estudo recente apresentado mostra que entre os pacientes operados e tratados com uma nova modalidade de quimioterapia adjuvante (feita após a cirurgia de retirada do tumor), há ganhos expressivos de sobrevida, mudando o paradigma de que a doença é rápida e fatal” reforça o especialista.

O médico ressalta que, existem novas modalidades de tratamento como o uso das terapias-alvo, ainda em desenvolvimento para esse tipo de câncer – não utilizadas amplamente. “Diferentemente da quimioterapia, as terapias-alvo compreendem um grupo de medicamentos que focam o combate de moléculas específicas” esclarece o médico que reforça que ao se realizar uma abordagem mais assertiva contra o tumor, consequentemente os efeitos colaterais do tratamento tendem a diminuir.

O Dr. Ferreira reforça que algumas alternativas para tentar prevenir a doença são importantes, entre elas não fumar, manter uma rotina de exercícios físicos e controlar o peso evitando assim a obesidade. “Estas medidas ajudam o organismo a se manter mais saudável e pode evitar o câncer de pâncreas” finaliza o médico.

Por que o câncer de pâncreas é tão grave?



VEJA MAIS SOBRE Notícias


É crime agredir ou matar um cachorro? Advogada criminalista explica!

Por  Adriana Filizzola D’Urso* Recentemente, a morte de um cachorro agredido em um supermercado gerou grande polêmica e protestos de muitas pessoas no Brasil e fora do país. Tratava-se de um cão abandonado, que estaria na loja do supermercado há alguns dias, recebendo água e comida de funcionários e de pessoas que frequentavam o local. […]

Leia mais

UOL vence Caboré 2018 na categoria “Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo”!

A o UOL está em festa! A maior empresa de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, foi o vencedor do Prêmio Caboré 2018 na categoria Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo. A cerimônia de premiação aconteceu ontem, no Credicard Hall, em São Paulo, e reuniu os principais nomes do mercado publicitário nacional. […]

Leia mais

Cachorro espancado até a morte no Carrefour causa revolta na web!

Muitos internautas anônimos e famosos, estão revoltados com a morte de um cachorro envenenado e espancado por um segurança do Carrefour na última sexta-feira, 30 em Osasco (SP). A população vem cobrando nas  redes sociais,  um posicionamento da rede de supermercados sobre o ocorrido. Até agora, nada! Confira abaixo os famosos que se manifestaram!   […]

Leia mais

Cientistas testam anticoncepcional masculino em gel!

É isso mesmo meus leitores. Um gel pode ser o novo método anticoncepcional para homens! Realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), o estudo envolverá 420 casais. Isso representa um avanço na área dos anticoncepcionais e poderá proporcionar maior igualdade no planejamento familiar. O tratamento experimental é feito […]

Leia mais

Confirmado: Brasil sediará 11ª Cúpula do Brics em 2019!

Está confirmadíssimo! Em 2019, a 10ª Cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, será realizada no Brasil. O anuncio foi feito ontem, 30, por meio de nota oficial, após reunião do presidente Michel Temer com os líderes do grupo, em Buenos Aires, na Argentina, onde participam da Cúpula […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *