Pesquisa garante que homens ganham peso após terem seu primeiro filho, mesmo que eles não convivam com a criança!

Um estudo da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, descobriu que não é só aquela cerveja no final da tarde que engorda os homens. Segundo os cientistas, os homens ganham peso depois de se tornarem pais, mesmo que eles não convivam com seus filhos.

Os pesquisadores acompanharam o peso de mais de 10 mil homens, da adolescência até a idade adulta. Segundo o estudo, um homem de 1,82 metros que mora com seu filho ganhou, em média, dois quilos após se tornar pai. O pai com a mesma altura, mas que não vive com o filho, ganhou cerca de 1,5 quilo desde o nascimento da criança.

Esse é um aumento de 2,6% no índice de massa corporal (IMC) de pais residentes e um aumento de 2% no IMC de pais não residentes. Ao contrário dos pais, os homens sem filhos perderam 650 gramas no mesmo período.

O estudo tinha como objetivo analisar a forma como a paternidade afeta o IMC, um marcador biológico importante para a saúde humana. O trabalho foi publicado no Jornal Americano de Saúde Masculina.

Ao longo dos 20 anos do estudo, todos os 10.253 participantes tiveram seu IMC medido em quatro momentos diferentes: o início da adolescência, depois da adolescência, meados dos 20 anos e início dos 30.

Os participantes foram divididos em três categorias: não-pai, pai residente ou pai não residente. Os pesquisadores cruzaram as informações obtidas sobre IMC e categoria na qual os homens estavam para encontrar relações.

Outros fatores

Além do IMC, outros fatores que poderiam contribuir para o ganho de peso foram analisados, como raça, idade, escolaridade, renda, atividade diária e estado civil. Outros estudos já revelaram que casamentos podem resultar em ganho de peso para homens. Para os pesquisadores, no entanto, a paternidade é um fator mais devisivo.

“Você tem novas responsabilidades quando tem filhos e pode não ter tempo para cuidar de si mesmo. A família se torna prioridade”, disse Craig Garfield, líder do estudo e professor de pediatria e ciências sociais médicas da Northwestern University.

Segundo os cientistas, os hábitos alimentares podem mudar, pois a casa se enche de biscoitos, sorvetes e outros lanches. “Nós todos sabemos que são os pais que ‘raspam’ os pratos dos filhos depois de cada refeição”, brincou o autor.

“Quanto mais peso os pais ganham e quanto maior o IMC, maior o risco que eles têm de desenvolver doenças cardíacas, como diabetes e câncer”, ressaltou Garfield.

A pesquisa também descobriu que novos pais têm um aumento nos sintomas de depressão nos primeiros anos após o nascimento do filho.

“Agora percebemos que a transição para a paternidade é uma importante fase da vida dos homens”, conta o pesquisador. “É um momento mágico, onde tantas coisas mudam na vida de um homem. Agora, a área médica precisa pensar como pode ajuda-los.”

Pesquisa garante que homens ganham peso após terem seu primeiro filho, mesmo que eles não convivam com a criança!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Você sabe o que realmente faz bem para o seu organismo? Descubra os hábitos e alimentos corretos!

Com o verão se aproximando, as pessoas começam a dar uma atenção especial no cardápio e inserir novos “hábitos saudáveis” no dia a dia. Mas nem tudo é o que parece. A doutora Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia revela os mitos e verdades sobre os alimentos e como utilizá-los ao seu favor. CHÁ […]

Leia mais

5 dicas para não errar num e-mail em inglês!

Antes visto como um diferencial, saber falar inglês tornou-se exigência básica no mercado de trabalho. O motivo é evidente: a língua inglesa está cada vez mais presente no nosso dia a dia, desde filmes, músicas tecnologia e expressões incorporadas à fala. Na hora de escrever um e-mail corporativo ou fazer reserva em um hotel para […]

Leia mais

67% da população mundial está infectada com o vírus Herpes. Saiba como se proteger!

Atenção,meus leitores e leitoras!!!!! A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, atualmente, 67% da população mundial está infectada com o vírus Herpes Simples do tipo 1. Também contagioso e incurável é o vírus Herpes Simples do tipo 2, mais conhecido como herpes genital. Mas estes estão longe de serem os únicos tipos da doença. […]

Leia mais

Estudo afirma que jejuar até a hora do almoço ajuda a emagrecer!

Desde pequeno ouvia dizer que o café da manhã é a alimentação mais importante do dia. Só que de acordo com um novo estudo, jejuar até a hora do almoço pode ser uma boa pedida para eliminar mais calorias. A pesquisa, que foi realizada pela universidades de Loughborough e Bedfordshire, descobriu que o simples ato […]

Leia mais

Carlos Iglesias relata a realidade da Amazônia em livro!

No próximo dia 19, acontece no Restaurante A Figueira Rubaiyat em São Paulo, o lançamento do livro Dr. Amazonas – A chave Para o Novo Mundo de Carlos Iglesias. Médico formado pela Faculdade de Medicina do ABC–SP e graduado em gastronomia pelo The Arts Institutes of New York, o autor relata nessa obra sua expedição […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *