Pesquisa garante que homens ganham peso após terem seu primeiro filho, mesmo que eles não convivam com a criança!

Um estudo da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, descobriu que não é só aquela cerveja no final da tarde que engorda os homens. Segundo os cientistas, os homens ganham peso depois de se tornarem pais, mesmo que eles não convivam com seus filhos.

Os pesquisadores acompanharam o peso de mais de 10 mil homens, da adolescência até a idade adulta. Segundo o estudo, um homem de 1,82 metros que mora com seu filho ganhou, em média, dois quilos após se tornar pai. O pai com a mesma altura, mas que não vive com o filho, ganhou cerca de 1,5 quilo desde o nascimento da criança.

Esse é um aumento de 2,6% no índice de massa corporal (IMC) de pais residentes e um aumento de 2% no IMC de pais não residentes. Ao contrário dos pais, os homens sem filhos perderam 650 gramas no mesmo período.

O estudo tinha como objetivo analisar a forma como a paternidade afeta o IMC, um marcador biológico importante para a saúde humana. O trabalho foi publicado no Jornal Americano de Saúde Masculina.

Ao longo dos 20 anos do estudo, todos os 10.253 participantes tiveram seu IMC medido em quatro momentos diferentes: o início da adolescência, depois da adolescência, meados dos 20 anos e início dos 30.

Os participantes foram divididos em três categorias: não-pai, pai residente ou pai não residente. Os pesquisadores cruzaram as informações obtidas sobre IMC e categoria na qual os homens estavam para encontrar relações.

Outros fatores

Além do IMC, outros fatores que poderiam contribuir para o ganho de peso foram analisados, como raça, idade, escolaridade, renda, atividade diária e estado civil. Outros estudos já revelaram que casamentos podem resultar em ganho de peso para homens. Para os pesquisadores, no entanto, a paternidade é um fator mais devisivo.

“Você tem novas responsabilidades quando tem filhos e pode não ter tempo para cuidar de si mesmo. A família se torna prioridade”, disse Craig Garfield, líder do estudo e professor de pediatria e ciências sociais médicas da Northwestern University.

Segundo os cientistas, os hábitos alimentares podem mudar, pois a casa se enche de biscoitos, sorvetes e outros lanches. “Nós todos sabemos que são os pais que ‘raspam’ os pratos dos filhos depois de cada refeição”, brincou o autor.

“Quanto mais peso os pais ganham e quanto maior o IMC, maior o risco que eles têm de desenvolver doenças cardíacas, como diabetes e câncer”, ressaltou Garfield.

A pesquisa também descobriu que novos pais têm um aumento nos sintomas de depressão nos primeiros anos após o nascimento do filho.

“Agora percebemos que a transição para a paternidade é uma importante fase da vida dos homens”, conta o pesquisador. “É um momento mágico, onde tantas coisas mudam na vida de um homem. Agora, a área médica precisa pensar como pode ajuda-los.”

Pesquisa garante que homens ganham peso após terem seu primeiro filho, mesmo que eles não convivam com a criança!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Mulher grávida no volante – 4 dicas para dirigir com segurança!

O médico e supervisor de Saúde da Ford Brasil, Edson Kayanuma, lista algumas das medidas de segurança que devem ser consideradas pelas gestantes ao dirigir: • Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a […]

Leia mais

Odontofobia – 7 dicas para se livrar do medo de dentista!

A odontofobia, nome dado a quem tem medo de dentista, acontece geralmente na infância, muito por conta do famoso barulhinho do motor dos aparelhos odontológicos ou até mesmo por meio de desenhos animados que retratam a ida ao dentista como algo doloroso. Por isso, é importante que tanto os pais quanto os profissionais da área […]

Leia mais

Scouter roda o país a procura de diversidade de belezas brasileiras para a moda!

Dono de um olhar visionário, Jocler Turmina é um expert em encontrar novos rostos para ingressar no mercado da moda.  Após ter atuado durante muito tempo  em agências de grande porte no mercado nacional, este ano ele resolveu apostar na carreira solo e vai percorrer as principais capitais brasileiras à procura de modelos de destaque […]

Leia mais

Estudo afirma que comer chocolate previne arritmia no coração!

Comer chocolate todo dia previne arritmia no coração. Pelo menos é que diz é o que aponta um novo estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. O levantamento impressiona: recrutaram 55 502 homens e mulheres dinamarqueses, que foram acompanhados ao longo de 13 anos. Os cientistas analisaram as condições de […]

Leia mais

3 alimentos que passaram de mocinhos para vilões!

A correria do dia a dia é inegável, mas a fadiga e o cansaço crônico não são normais. É seu corpo sinalizando que algo não está certo, e isso pode ter a ver com a alimentação. O Dr. Rafael Freitas, idealizador do Doutor Nature (www.doutornature.com), aponta três alimentos – ditos saudáveis – que podem ser […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *