Pesquisa: 92% dos consumidores desconfiam de preços muito baixos!

3Os resultados revelam que os consumidores estão mais conscientes e sabem a importância de comprar apenas em lojas confiáveis, afinal três de cada quatro pessoas entrevistadas verificam informações, como endereço físico, telefones, e-mails, serviço de atendimento ao consumidor ou CNPJ, antes de efetuar sua compra pela primeira vez. Além disso, 92% afirmam desconfiar quando o preço de um produto está muito abaixo do que o praticado pelo mercado.

A maioria dos entrevistados (60%) quando se deparam com ofertas muito discrepantes da realidade, pesquisam se existem reclamações sobre a loja em sites, como o Reclame Aqui. Verificar os comentários de outros consumidores que já compraram na varejista é também um recurso para 58% deles. Checar informações sobre a credibilidade da loja também é uma das alternativas mais procuradas, representada por 54% dos respondentes da pesquisa do Zoom.

Além de mais informados sobre como se precaver de fraudes nas compras online, as pessoas também estão mais cientes de seus direitos. Na pesquisa, 64% dos entrevistados afirmam conhecer a lei de proteção ao consumidor, representada pelo Decreto 7962/13, que estipula um prazo de sete dias, contados a partir do dia do recebimento do produto comprado em uma loja online, para que o cliente possa devolvê-lo e ser ressarcido, mesmo que esse já tenha sido usado ou não apresente defeito.

Entretanto, a maior parte dos entrevistados (55%) não sabe da existência do Dia do Consumidor, que é comemorado no dia 15 de março. A data surgiu em 1962 quanto o então presidente dos Estados Unidos fez um discurso em favor dos direitos do consumidor. “Os lojistas fazem promoções especiais nesse dia, mas essa não é só mais uma data comercial. É um momento para comunicar ou reforçar a todos os consumidores seus direitos”, explica Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.
Nesse contexto, o Zoom realizará a Semana do Consumidor com o objetivo de informar seus clientes sobre como fazer valer os seus direitos. Com a proposta de ser o melhor site de apoio à compra do Brasil, o Zoom oferece também outras ferramentas que contribuem para que o cliente escolha o produto certo e encontre o melhor preço, como histórico e alerta de preços, filtros rápidos e informação completa sobre funcionalidades dos produtos. Além disso, o grande diferencial do Zoom é a curadoria de lojas, ou seja, os clientes podem ter certeza de que as varejistas parceiras são confiáveis, pois passam por um rigoroso processo de checagem de antecedentes para serem credenciadas ao site. E se ainda assim o cliente tiver algum imprevisto na entrega, pode contar com o serviço gratuito Zoom Garante, que assegura o recebimento do produto ou o dinheiro de volta.

Confira abaixo o resultado completo da pesquisa realizada pelo Zoom:

Quando você compra pela primeira vez numa loja online, você verifica no site dela se existem informações como endereço físico, telefones, e-mails, serviço de atendimento ao consumidor ou CNPJ?

Sim, verifico todas as informações.

51%

Sim, mas checo apenas algumas dessas informações.

25%

Depende da loja.

19%

Não.

5%

Fonte: Zoom/2015

Você fica desconfiado/a se encontra um produto com um preço muito abaixo do praticado pelo mercado?

Sim

92%

Não

8%

Fonte: Zoom/2015

Caso tenha ficado desconfiado com esse preço, o que você faz para decidir se efetua a compra?

Pesquiso se existem reclamações sobre a loja online.

60%

Checo informações sobre a credibilidade da loja.

54%

Verifico os comentários dos consumidores que já compraram nessa loja.

58%

Verifico se o preço está disponível no Zoom, pois são tem lojas confiáveis.

41%

Observo indicadores de segurança do site antes de fornecer dados financeiros de pagamento.

37%

Não compro o produto.

20%

Entro em contato com a loja online para esclarecer a dúvida.

14,5%

Fonte: Zoom/2015

Você tem conhecimento do Decreto 7962/13 que estipula um prazo de sete dias, contados a partir do dia do recebimento do produto comprado em uma loja online, em que você pode devolvê-lo e ser ressarcido, mesmo que o produto esteja utilizado ou não apresente defeito?

Sim

64%

Não

36%

Fonte: Zoom/2015

Você sabe que existe o Dia do Consumidor?

Não

55%

Sim

45%

Fonte: Zoom/2015

Sexo

Masculino

66%

Feminino

34%

Fonte: Zoom/2015

Faixa etária

Entre 50 e 60 anos

18,5%

Entre 30 e 34 anos

14%

Entre 35 e 39 anos

13%

Entre 18 e 24 anos

12%

Entre 45 e 49 anos

11,5%

Entre 25 e 29 anos

11%

Entre 40 e 44 anos

11%

Mais de 60 anos

7%

Menor de 17 anos

2%

Pesquisa: 92% dos consumidores desconfiam de preços muito baixos!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


30% dos brasileiros sofrem com esgotamento profissional. Saiba mais!

30% dos brasileiros sofram com a chamada síndrome do esgotamento profissional, ou síndrome de burnout, segundo pesquisa da International Stress Management Association (Isma), realizada entre 2013 e 2014. “Pessoas com a síndrome de burnout podem apresentar esgotamento físico, alteração de humor, maior irritabilidade e dificuldade de concentração, além de sofrer com ansiedade, pessimismo, baixa autoestima […]

Leia mais

10 dicas para evitar o furto de bagagens em aeroportos!

Uma das grandes preocupações em viagens é ter malas extraviadas. Essa situação ocorre quando a bagagem é despachada no guichê do aeroporto, mas, na hora do recebimento, sofre algum atraso, roubo, dano ou perda. Em alguns casos, a mala é violada com todo cuidado e, posteriormente, é colocada intacta na esteira. O viajante, por vezes, […]

Leia mais

Especialista fala sobre o perigo do engasgo para as crianças!

O engasgo ocorre quando a traqueia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto. A epiglote, uma espécie de porta da laringe, se movimenta de acordo com a necessidade e fica aberta para a passagem do ar até os pulmões, porém, quando engolimos algo a epiglote fecha para impedir a entrada de alimentos […]

Leia mais

3 dicas para guardar corretamente o perfume predileto!

Já parou para pensar se o lugar que você escolheu em casa para os seus perfumes é realmente um lugar ideal? A avaliadora olfativa da Natura, Luciana Parra, afirma que esse fator é muito importante para manter a integridade e a durabilidade da fragrância por mais tempo. Fato muito difícil de ser levado em conta, […]

Leia mais

9 maiores dúvidas das mamães sobre sexo pós-parto. Vem saber!

Para solucionar estas e outras dúvidas, o site UOL entrevistou Alberto Guimarães, ginecologista, obstetra e um dos criadores do programa Parto Sem Medo; Cecilia Pereira, ginecologista da All Clinik, do Rio de Janeiro (RJ); Cristina Carneiro, ginecologista e obstetra, de São Paulo (SP); Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, autor do livro “Gestação: mitos e verdades […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *