Os direitos do Inquilino no Condomínio!

O inquilino é uma figura que faz parte do universo do condomínio. Muitas pessoas, porém, ainda o confundem com o condômino em relação a alguns direitos e obrigações. De acordo com o artigo 1334 §2º do Código Civil, entretanto, o condômino é somente aquele que é o proprietário do bem, com o registro do bem em seu nome ou com compromisso de compra e venda.

A relação direta do locatário é com o locador que, na maioria das vezes, é o proprietário do bem e, por força de um contrato de locações, transfere a posse ao inquilino, o qual poderá usar o bem no período de vigência do contrato de locações. Em função da transferência da posse no período de locação, o proprietário não pode utilizar das áreas comuns.

Isso não quer dizer que o inquilino não precise obedecer às regras do condomínio. Na maioria dos contratos de locações normalmente consta uma cláusula obrigando o inquilino a respeitar a Convenção e o Regimento Interno do condomínio, sujeitando-se à configuração de infração contratual em caso de descumprimento, o que poderá acarretar em ação de Despejo.

De qualquer forma, mesmo sem a presença de tal cláusula nos contratos de locações, o inquilino deve obedecer às normas internas condominiais. A convenção, considerada um ato normativo, obriga o cumprimento por todos que habitem ou frequentem o condomínio, independente da anuência do inquilino.

Assim, o inquilino passa a ter direitos e deveres dentro dos condomínios. Tem o dever de cumprir o Regimento Interno e Convenção, além das deliberações em assembleia. Tem o direito de usufruir das áreas comuns e quaisquer benefícios que teriam os proprietários enquanto na posse do bem.

Legalmente, a responsabilidade pelo pagamento dos encargos do imóvel, tais como IPTU e Condomínio são do proprietário, inclusive o não pagamento poderá ensejar na perda do bem, após o devido processo legal. Porém, quando prevista no contrato de locações a responsabilidade do pagamento dos encargos, tais como condomínio, passam a ser de obrigação do inquilino Art. 25 da Lei 8.245/91. Mas isso não lhe garante direito sobre deliberar quanto as despesas ou votar em assembleia.

Não obstante a Lei de Locações (8245/91), em seu art. 23, definir as despesas de responsabilidade do inquilino, bem como a lei 4591/64, artigo 24 , § 4º, prever a hipótese deste votar em questões ordinárias na assembleia, desde a promulgação do novo Código Civil de 2.002 fica clara a revogação de tais artigos que possibilitem a participação em assembleia. O Art. 1335, III do Código Civil, traz de forma explícita que o direito a voto é do condômino, ou seja, do proprietário do bem, e desde que quites com o condomínio.

A invalidade da possibilidade voto nas questões ordinárias deve-se ao § 1º do artigo 2º da Lei de Introdução ao Código Civil, ao aduzir que a lei posterior revoga a anterior quando regula inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior.

Os direitos do Inquilino no Condomínio!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Fnac encerra suas atividades no Brasil e deixa recado no site!

Que tristeza! Após fechamento das lojas físicas, que aconteceu no mês passado, o site da Fnac foi “retirado” do ar, restando apenas uma mensagem indicando para as pessoas visitarem o site e lojas físicas da Livraria Cultura, que adquiriu as operações da rede francesa no Brasil no ano passado. Além da mensagem direcionando para o […]

Leia mais

WhatsApp vai ter ‘modo férias’. Vem saber!

A partir de agora, o WhatsApp vai ter “modo férias” para você se desligar de verdade do app. A novidade é um pouco diferente do modo silencioso normal que já existe no app de conversa. O “modo férias”permitirá manter conversas arquivadas em silêncio de forma definitiva. Hoje em dia, quando você arquiva uma conversa, ela […]

Leia mais

Canadá legaliza maconha para uso recreativo!

Ontem, o Canadá se tornou o segundo país do mundo a legalizar o uso da maconha para fins recreativos, depois do Uruguai que adotou a medida em 2013, e o primeiro do G7. A partir de agora, o porte de até 30 gramas de maconha é permitido. Os canadenses também podem cultivar até quatro plantas […]

Leia mais

O que fazer após a cirurgia bariátrica?

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2016 foram realizadas 100.512 cirurgias bariátricas no Brasil. A cirurgia tem sido uma solução para quem precisa perder peso e controlar a saúde, no entanto, para alcançar os resultados esperados, após o procedimento, o paciente precisa seguir as orientações nutricionais e começar a realizar alguma atividade física. […]

Leia mais

5 peças que minimizam as coxas grossas

Para aquelas que acham que coxas grossas podem dar a impressão de alguns quilinhos a mais e querem esconder essa característica, a personal stylist Juliana Parisi da capital paulista, separou 5 truques que prometem disfarçar pela roupa o que pode incomodar muitas mulheres. As dicas da especialista ajudam a equilibrar a silhueta, não atraindo a […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *