O ruim, o bom, e o excelente líder. O que a sua empresa oferece?

1*Por Alexandre Slivnik

Já ficou claro que o sucesso da organização depende do desempenho dos colaboradores. Todos os dias, os profissionais têm a oportunidade de criar valor para os clientes, mas eles não podem tomar decisões sozinhos, ou seja, precisam de condução de um líder, que deve ser excelente, e isso é fundamental para que os valores estratégicos da companhia estejam expressos em cada atitude dos funcionários

Um líder é alguém que consegue influenciar positivamente para que haja mudanças. Um bom líder é aquele que faz com que a equipe acredite nele. Já o excelente líder é aquele que faz a equipe acreditar nela. Sabe-se que, nas organizações, geralmente quando há muito turn over de colaboradores, com baixa retenção de talentos, é consequência direta da atuação da liderança. O colaborador em geral não pede demissão da empresa ou da organização, mas do líder. O líder fica 80% do tempo em campo, escutando e formando os seus colaboradores, e apenas 20% no escritório, longe de seu time resolvendo questões burocráticas.

A liderança excelente tem função de transmitir, com paixão, os valores, a visão e a missão da empresa para os seus colaboradores, garantindo que todos andem na mesma direção rumo aos objetivos estratégicos estabelecidos.

Um líder excelente combina esforços de sua equipe para que todos estejam envolvidos no ciclo da excelência garantindo que ela se perpetue. Os líderes precisam demonstrar as diretrizes centrais e verificar que cada colaborador tenha comportamento condizente com a criação de uma experiência marcante para os clientes, aproveitando todas as oportunidades para isso.

É a partir de histórias, e de exemplos de sucesso que os lideres podem inspirar e mostrar para a sua equipe como promover, na prática, a excelência que trará o diferencial para a marca. Com isso, há um pé no passado, ela perpetua o que há de bom, e um pé no futuro, para a visão da criação de novos capítulos da história.

Mas, há ainda quem não compreenda como funciona esse clico de excelência. Ao invés de motivarem, destroem autoestima e humilham em público, como forma de buscar um resultado imediato, o que é desastroso.

E eu, infelizmente, presencie mais uma vez um caso que denota claramente uma falha da empresa em relação ao preparo de seu líder, resultando em um total desrespeito com o bem mais precioso de uma corporação: seus colaboradores.

Durante o meu almoço em família, em uma tradicional churrascaria paulistana, vi uma cena corporativa digna de reflexão.

Bem atrás de nós, havia uma mesa com cerca de 15 pessoas, todos de uma mesma empresa. Na ponta da mesa estava o chefe. A conta passaria, sem dúvida, dos R$ 2 mil. Pensei comigo: “que chefe bacana…”

Depois que todos terminaram as deliciosas sobremesas, o chefe começou o seu discurso. “ Pessoal…. Atenção! Eu trouxe vocês aqui para um momento de descontração. Mas quero reforçar algumas coisas importantes!”. Nesse momento, meus ouvidos de quem ama essa área de gestão de pessoas ficaram atentos para ouvir o que aquele líder tinha a dizer. E ele continuou.  “ Para muitos, o ano só começa depois da folia. E em um ano difícil como esse, quem continua achando isso, já perdeu muito tempo”. Pensei comigo: ele tem razão!

“Alguns de vocês aqui na mesa já perderam bem mais de 45 dias. Andaram muito devagar. Se vocês quiserem conquistar seus sonhos, terão que trabalhar dobrado, fazer muito mais do que fizeram até aqui! Caso contrário, nada conseguirão!”.

“Não quero saber de desculpas se não conseguirem contato com os clientes nesses próximos dias! Não é possível que todos eles ainda estejam voltando de viagem!”

“Então, depois desse almoço descontraído, chegou a hora de voltar e fazer muito mais do que vocês já fizeram até aqui! Vamos ao trabalho!”

Depois dessa última fala, o líder pagou a salgada conta e todos levantaram da mesa um tanto quanto cabisbaixos, tristes e com olhos cheios de lágrima, ou por constrangimento ou vergonha!

Essa história faz eu ter a certeza que grande parte dos problemas das empresas está no líder!

Sobre o autor:

Alexandre Slivnik iniciou carreira aos 16 anos na ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, onde tomou paixão pelo universo de treinamento e desenvolvimento. Neste período, formou-se em Educação Física pela Universidade Mackenzie, com ênfase em Qualidade de Vida Empresarial e aprendeu ainda mais sobre esta área desenvolvendo importantes projetos em treinamento. Tornou-se, anos mais tarde, diretor executivo da ABTD, responsável pelo setor de eventos que desenvolve o maior congresso de treinamento da América Latina, o CBTD. Autor do livro bestseller “O Poder da Atitude” (Editora Gente, 2012), e com 17 anos de experiência na área de RH e Treinamento; um dos maiores especialistas em excelência Disney no Brasil fez diversos treinamentos com o Disney Institute sobre os temas: Excelência em Liderança, Inovação e Criatividade, Qualidade em Serviços e Excelência em Negócios; Palestrante Internacional com experiência nos EUA, ÁFRICA e JAPÃO. Anualmente visita e estuda os bastidores dos Parques Temáticos da Disney, buscando sempre atualização sobre o Mundo Disney de Excelência. Sua trajetória não parava por aí. Já com muita experiência e dedicação, fundou o Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO) e por ele passou a ministrar palestras nas áreas de Recursos Humanos e Treinamento e pôde colocar em prática o aperfeiçoamento de sua maior paixão- A Filosofia de Excelência Disney. Encantado com o modelo de gestão da maior empresa de entretenimento do mundo, Alexandre passou a estudar incisivamente o complexo. Em Julho de 2012 lançou pela Editora Gente o livro “O Poder da Atitude”, onde relata como empresas com profissionais extraordinários encantam e transformam clientes em fãs. O prefácio foi escrito pelo grande autor Roberto Shinyashiki. A obra atingiu logo na semana de lançamento as principais listas de livros mais vendidos (VEJA, Folha de São Paulo, EPOCA, Valor Econômico, etc.) e já está na quinta edição. Suas palestras motivam e encantam plateias em todo o Brasil, principalmente por fazer tudo isso com paixão e contar histórias engraçadas e emocionantes da sua vida na Disney, sempre fazendo conexão com o contexto empresarial. Tem como missão desenvolver e inspirar pessoas através de exemplos, desenvolvendo sempre um trabalho de excelência.

 

O ruim, o bom, e o excelente líder. O que a sua empresa oferece?



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Mulher grávida no volante – 4 dicas para dirigir com segurança!

O médico e supervisor de Saúde da Ford Brasil, Edson Kayanuma, lista algumas das medidas de segurança que devem ser consideradas pelas gestantes ao dirigir: • Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a […]

Leia mais

Odontofobia – 7 dicas para se livrar do medo de dentista!

A odontofobia, nome dado a quem tem medo de dentista, acontece geralmente na infância, muito por conta do famoso barulhinho do motor dos aparelhos odontológicos ou até mesmo por meio de desenhos animados que retratam a ida ao dentista como algo doloroso. Por isso, é importante que tanto os pais quanto os profissionais da área […]

Leia mais

Scouter roda o país a procura de diversidade de belezas brasileiras para a moda!

Dono de um olhar visionário, Jocler Turmina é um expert em encontrar novos rostos para ingressar no mercado da moda.  Após ter atuado durante muito tempo  em agências de grande porte no mercado nacional, este ano ele resolveu apostar na carreira solo e vai percorrer as principais capitais brasileiras à procura de modelos de destaque […]

Leia mais

Estudo afirma que comer chocolate previne arritmia no coração!

Comer chocolate todo dia previne arritmia no coração. Pelo menos é que diz é o que aponta um novo estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. O levantamento impressiona: recrutaram 55 502 homens e mulheres dinamarqueses, que foram acompanhados ao longo de 13 anos. Os cientistas analisaram as condições de […]

Leia mais

3 alimentos que passaram de mocinhos para vilões!

A correria do dia a dia é inegável, mas a fadiga e o cansaço crônico não são normais. É seu corpo sinalizando que algo não está certo, e isso pode ter a ver com a alimentação. O Dr. Rafael Freitas, idealizador do Doutor Nature (www.doutornature.com), aponta três alimentos – ditos saudáveis – que podem ser […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *