O Grupo Leopolldo acaba de contratar o italiano Leonardo Russi como chef executivo para comandar a cozinha de seus restaurantes e espaços de eventos!

Leonardo-Russi-chef-do Grupo LeopolldoO Grupo Leopolldo acaba de contratar o italiano Leonardo Russi como chef executivo para comandar a cozinha de seus restaurantes e espaços de eventos. Ele foi especialmente escolhido, em agosto, por Giancarlo Bolla, depois de ter participado, em 2013, durante dois meses, da Temporada Italiana – restaurante Bar des Arts. A partir desta experiência, Bolla e Russi mantiveram uma convivência constante, o que levou ao convite para assumir a gastronomia das casas do grupo.

Leonardo Russi nasceu em 1984 em San Severo, na Itália. É apaixonado pela culinária desde a infância, quando acompanhava sua avó, responsável pela cozinha em uma escola, acabando por se tornar seu ajudante até os 15 anos. Depois disso, foi estudar na escola IPSSAR, de Termoli, primeiro no curso de commis e, depois, no técnico de hotelaria com especialização em “food & beverage”.

Em 2000, foi contratado como assistente de chef no Hotel de Mônaco, em Milão. Desde então, vem passando por conceituadas casas na Itália, caso, por exemplo, do Ristoranti Fini, em Modena, que tem um estrela Michelin há mais de 50 anos. Lá atuou como chef garde manger e, dois anos depois, foi para Milão participar da abertura do Dolce & Gabanna Gold, juntamente com o famoso chef Giacomo Gallina. Russi era o chef mais jovem da equipe e teve seus pratos incluídos no cardápio, entre os quais o Espaguete à carbonara com camarões e caviar.

Em 2008, tornou-se chef tournant do Ristorante Albereta di Gualtiero Marchesi, em Bergamo, com duas estrelas Michelin. No mesmo ano, voltou a Milão para ser o chef do badalado Ristorante Zerodue, onde foi considerado, pela mídia local, um dos melhores do norte da Itália. Em 2010, no Ristorante Moz’art, de Porto Cervo, começou a desenvolver a arte de fazer a “burrata” – um queijo típico.

Seu último trabalho em Milão foi como chef executivo do Yacut, considerado um dos 20 restaurantes mais lindos do mundo, onde realizou uma fusão da gastronomia marroquina e italiana.

Em 2012, veio conhecer o Brasil a convite de um amigo que estava abrindo um restaurante em Arraial D’Ajuda (BA). De lá, Russi veio para São Paulo, onde, pelas mãos do ex-chef do Fasano, Salvatore Loi, foi apresentado a Giancarlo Bolla, que o convidou a participar, no ano seguinte, da Temporada Italiana – Restaurante Bar Des Arts. Antes de assumir a cozinha do Grupo Leopolldo foi chef executivo do restaurante Limmon.

Durante sua carreira Russi sempre pesquisou os ingredientes junto aos fornecedores para preparar uma cozinha internacional contemporânea, seja italiana, francesa ou brasileira.

O novo chef executivo está atualmente no processo criação e  elaboração dos novos cardápios do Bar des Arts, do Leopolldo Jardins, para os eventos do Leopolldo Itaim e do Leopolldo & Laurent In Casa, que serão apresentados e introduzidos em breve.

O Grupo Leopolldo acaba de contratar o italiano Leonardo Russi como chef executivo para comandar a cozinha de seus restaurantes e espaços de eventos!



VEJA MAIS SOBRE Gastronomia


A famosa pamonha agora na versão bolo! O que muda?

Espigas de milho, açúcar, coco ralado e água. A receita da deliciosa e famosa pamonha já conhecida em todo Brasil, foi transformada em um novo prato. Vanessa Ribeiro, proprietária da doceria Bolo dos Sonhos criou o Bolo de Pamonha, carro chefe do estabelecimento nas festas juninas deste ano. A ideia surgiu na cozinha da empresária. […]

Leia mais

Pudim de chia com gelatina natural de morango. Aprenda a fazer!

A antenada chef Desiree Maistro, do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), principal escola de gastronomia do Brasil, preparou uma receita especial de sobremesa: Pudim de chia com gelatina natural de morango. Além de saboroso, o preparo é funcional, não contém glúten, lactose e açúcar refinado. Ingredientes para a massa (rendimento: 4 pessoas):  – 200ml de leite de […]

Leia mais

Chef Elzinha Nunes ensina bolo de fubá cremoso feito no liquidificador!

A renomada Chef Elzinha Nunes, do Restaurante mineiro Dona Lucinha, nos enviou uma deliciosa receita de um bolo de fubá cremoso feito no liquidificador. Vamos aos ingredientes? 4 ovos inteiros 2 xícaras (chá) de açúcar 3 xícaras (chá) de leite 1 xícara (chá) de fubá 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) […]

Leia mais

Grupo Abril realiza Festa Junina Veja São Paulo com estrelas da gastronomia!

Vem aí a Festa Junina da Veja São Paulo promovida pelo o Grupo Abril. O evento acontece de 9 a 11 de junho, no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, com muita pipoca, vinho quente, arroz-doce, quentão e outros pratos típicos. Tudo acompanhado das comidinhas de 17 restaurantes, especialmente preparadas por importantes nomes da gastronomia para […]

Leia mais

Subway lança sanduíche inspirado na culinária mexicana!

Uma boa notícia para os fãs da cozinha mexicana. A Subway, acaba de lançar um novo sanduíche em seu cardápio premium. O Beef Bacon Chipotle, sanduíche preparado com a nova carne desfiada, bacon, queijo e o delicioso molho chipotle, levemente picante, chega ao Brasil e já está disponível por tempo limitado. Renato Ribeiro, diretor de […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *