Novo romance de Evandro Affonso Ferreira, vencedor do Jabuti 2013!

2Vencedor do prêmio Jabuti 2013 na categoria romance com O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam e do Prêmio APCA 2012 com Minha mãe se matou sem dizer adeus, Evandro Affonso Ferreira encerra agora sua “trilogia do desespero” com Os piores dias da minha vida foram todos. Uma das mais inventivas vozes da literatura brasileira contemporânea, Evandro volta a abordar temas como a espera da morte, o declínio do corpo, a solidão e a loucura, através dos devaneios de uma mulher que aguarda a morte no leito de um hospital. Atordoada pela espera, ela sai de forma desvairada pelas ruas de São Paulo observando a vaidade humana, enquanto passa em revista sua trajetória de solidão e episódios do passado. Num diálogo imaginário com Antígona, heroína mitológica de Sófocles, a narradora faz evocações à literatura, à filosofia e à mitologia. Mas será que está mesmo flanando pela metrópole? Ou apenas tendo um delírio? Neste novo romance, a exuberância da metrópole se mescla à solidão aguda, num terreno onde as incertezas, mais do que os fatos, desenham os rumos da uma história.

A Record lançará em 2015 a obra completa do autor, em uma edição especial que reunirá seus primeiros cinco livros (Grogotó, Araã, Erefuê, Zaratempô! e Catrâmbias!).

Na literatura, assim como em outras artes, não existe geração espontânea. Há sempre uma tradição a ser confrontada e atualizada. Muitos escritores parecem desconhecer tal pressuposto, mas certamente não é o caso de Evandro Affonso Ferreira.
Em Os piores dias de minha vida foram todos o autor é movido por ilimitada ambição artística e uma erudição que jamais é pedante, pois está impregnada no próprio entretecer de sua escrita.
Neste belo romance o leitor se vê diante de um diálogo imaginário entre a narradora, uma mulher em um leito de hospital esperando pela entidade indelineável, e o arquétipo de Antígona. Dotada de ubiquidade delirante, o fluxo de consciência da narradora vagueia pela metrópole, observa a vaidade humana, enquanto relembra suas perdas e a relação com o amigo escritor extinto.
Trata-se de notável arremate da trilogia iniciada com Minha mãe se matou sem dizer adeus, em que Evandro atinge o ápice de suas realizações estilísticas, uma prosa poética de despontuação elíptica, inventividade vocabular, epítetos originais e precisos epigramas. É, acima de tudo, uma ode à amizade, com frases dignas de Sêneca ou Montaigne. Uma composição com raro equilíbrio entre melancolia, ironia, lirismo e humor.
Para Evandro, escrever é suspender o tempo, portanto adiar a morte. No dia em que o leitor deitar os olhos neste romance não terá dúvidas que os piores dias de sua vida não foram todos.
Marcelo Laier

Mineiro de Araxá, radicado em São Paulo há 40 anos, Evandro Affonso Ferreira surgiu na literatura em 2000 – apresentado por José Paulo Paes. Participou de uma coletânea de contos em Portugal (Editora Cotovia), organizada por Alcir Pécora. É autor, entre outros, de Minha mãe se matou sem dizer adeus (Record) – Prêmio APCA melhor romance de 2010, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2011 e do Jabuti 2011 – e O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam -Prêmio Jabuti 2013.

Serviço

OS PIORES DIAS DE MINHA VIDA FORAM TODOS
Evandro Affonso Ferreira
128 páginas
Preço: R$ 30,00
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 9788501065520

Novo romance de Evandro Affonso Ferreira, vencedor do Jabuti 2013!



VEJA MAIS SOBRE Entretenimento


Audi faz festão para cachorros em São Paulo!

Os pets estão dominando o mundo. A prova disso é que a Audi, empresa automobilística alemã, promoveu durante o dia de hoje na Audi Center Jardins em São Paulo, o evento Auaudi, dedicado exclusivamente para os peludos de 4 patas. Rolou sorteios, desfiles e diversas ações para a alegria dos cachorros e de seus donos. […]

Leia mais

São Paulo Oktoberfest elegeu sua realeza. Vem ver!

De 29 de setembro a 8 de outubro vai rolar o São Paulo Oktoberfest no Anhembi Parque. E o badalado evento já elegeu sua realeza. Os títulos de rainha, primeira princesa e segunda princesa, postos tradicionais criados na Oktobefest de Munique, são de Karin Hörmann, Melissa Constante e Isabelle Griehl, respectivamente. Eleitas pela organização do […]

Leia mais

Patati Patatá inaugura circo próprio!

Atenção, papais!!!! A dupla de palhaços mais amada da América Latina agora terá um circo para chamar de seu. No dia 07 de Setembro, o Shopping Grand Plaza Santo André receberá o “Parque Patati Patatá Circo Show”, um espaço lúdico onde as crianças terão a oportunidade de interagir com os personagens da série Parque Patati […]

Leia mais

Em São Paulo, Escape Hotel inaugura sala infantil Máfia Kids!

Pra quem está em São Paulo e quer um passeio diferente com as crianças no feriado, a pedida é levar a garotada para se divertir no jogo de fuga Máfia Kids, que estreia em 7 de setembro no Escape Hotel. Com enigmas lúdicos que misturam a lógica dos jogos de tabuleiro com a adrenalina dos escape games, […]

Leia mais

Magic Island vai movimentar Florianópolis. Vem saber!

O Sul vai ferver!!!! Não é todo fim de semana que Florianópolis sedia uma festa à fantasia – e ritmada por muita música eletrônica – do porte da Magic Island, que agita o Music Park, em Jurerê Internacional, nesta sexta-feira, 8 de setembro. Isso porque a 6a edição do famoso festival eletrônico, fruto de uma parceria bem […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *