“Não precisa passar hidratante” e outros mitos sobre a pele oleosa!

1Cravos, espinhas, poros abertos e evidentes, brilho excessivo ao longo do dia. Esses são alguns dos problemas com os quais pessoas de pele oleosa precisam lidar diariamente. Mas, afinal, o que causa a oleosidade? Que tipo de sabonete usar? É preciso hidratar? A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, da Clínica da Pele Annia Lourenço, esclarece alguns mitos e verdades sobre a pele oleosa.

Pele oleosa não precisa de hidratante. Mito. Pele oleosa não é sinônimo de pele hidratada. Ela pode ressecar e, por isso, ficar mais suscetível a infecções e irritações. “Quem tem pele oleosa também deve hidratar, preferindo produtos em gel e sem óleo em sua composição. Há hidratante próprios para esse tipo de pele que, além de hidratar, ajudam a diminuir a oleosidade e o brilho”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço.

Lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a diminuir a oleosidade. Mito. A lavagem do rosto diminui a oleosidade da pele apenas se for feita com sabonete adequado e, no máximo, duas vezes ao dia. “Lavar o rosto muitas vezes ao dia acaba ressecando a pele e, como efeito rebote, aumenta a produção de sebo. É uma tentativa do organismo de proteger a pele que ficou seca”, comenta a dermatologista. Sabonete específicos para pele oleosa contém produtos que ajudam a controlar a oleosidade, como ácido salicílico.

Pele oleosa tem mais tendência à acne. Verdade. Na pele oleosa, há uma produção elevada de sebo, que acaba se acumulando e obstruindo o poro. O resultado é a proliferação de bactérias causadoras da acne. “Os poros abertos e evidentes também são um dos resultados dessa obstrução causada pelo sebo. Ainda há outros fatores que podem deixar os poros evidentes, como o ressecamento, acúmulo de células mortas e a perda de colágeno e elastina”, explica.

O uso de filtro solar aumenta a oleosidade. Em partes. O uso de um filtro solar adequado não irá aumentar a oleosidade da pele e é fundamental para manter a saúde e prevenir doenças graves, como o melanoma. “O dermatologista saberá indicar um protetor sem óleo que seja mais indicado para cada paciente. O filtro solar não deve nunca ser dispensado”, alerta Dra. Annia.

Mas, segundo a especialista, o uso de qualquer produto pode aumentar a oleosidade, sim. “Hidratantes e filtros solares muito oleosos podem piorar a obstrução dos poros, agravando o quadro de acne. Deve-se optar por hidratantes e protetores solares oil free e não comedogênicos, em gel, sérum ou toque seco.”

Quem tem pele oleosa não pode usar maquiagem. Mito. O uso de maquiagem pode aumentar a oleosidade da pele, mas existem diversos produtos que são indicados para pele oleosa. “Algumas maquiagens têm ingredientes eu até contribuem para o controle da oleosidade.”

Uma vez oleosa, sempre oleosa. Mito. Ao longo da vida, a pele passa por muitas mudanças. Clima, idade, alterações hormonais são alguns dos fatores que podem tornar a pele mais ou menos oleosa. Por isso, a visita ao dermatologista deve ser periódica para que os tratamentos realizados sejam sempre revistos. “Parte das pessoas têm redução da oleosidade após a adolescência, mas muitas persistem com oleosidade e devem continuar com produtos e cuidados específicos. Durante a gravidez a oleosidade pode melhorar ou piorar, depende da pessoa e é difícil prever. Após a menopausa pode haver redução da oleosidade por alterações hormonais. Nas mulheres, alguns anticoncepcionais podem ser escolhidos especialmente para ajudar no controle da oleosidade e acne. Deve-se fazer uma escolha cautelosa com o ginecologista pois alguns hormônios podem piorar o quadro”, comenta a especialista.

Sobre a Clínica da Pele Annia Lourenço

(www.annia.com.br | www.facebook.com/dermatologiacuritiba)

Situada no bairro do Batel, em Curitiba, a Clínica da Pele Annia Lourenço atende a pacientes que buscam tratamentos de saúde e beleza da pele e cabelos. Com equipe especializada, realiza procedimentos e dispõe de modernos equipamentos de estética facial e corporal, prevenção e tratamento de doenças de pele.

A clínica é dirigida pela dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e Academia Americana de Dermatologia.

“Não precisa passar hidratante” e outros mitos sobre a pele oleosa!



VEJA MAIS SOBRE Beleza


Negra Li acaba de lançar uma linha desenvolvida para cabelos cacheados!

A talentosa Negra Li acaba de lançar uma linha desenvolvida para cabelos cacheados em parceria com a Lunix Cosméticos. Grávida de seu segundo filho, Noah,a cantora e atriz desenvolveu quatro produtos: Shampoo, Condicionador 3 em 1, Mousse sem enxágue e Óleo Finalizador. “Eu participei de todo o processo de criação dessa linha. Testei tudo”, afirma […]

Leia mais

5 dicas para evitar a pele ressecada no inverno!

Há quem goste do clima frio, mas uma coisa é certa: ele não faz nada bem à pele. A falta de umidade no ar, o vento gelado e os banhos mais quentes e demorados, entre outros fatores que acompanham as temperaturas baixas, contribuem para a perda da oleosidade natural da pele, principalmente a do rosto, […]

Leia mais

M.A.C lança linha de maquiagens com tons vibrantes!

A M.A.C Cosmetics acaba de lançar a linha de maquiagens Work It Out, com cores supercarregadas e tons vibrantes. Ao todo, são 16 tons e uma linha de produtos com máscaras de cílios, batons e sombras que prometem deixar seu nécessaire ainda mais poderosa.   M.A.C lança linha de maquiagens com tons vibrantes! Relacionado

Leia mais

Caudalie lança nova linha VineActiv, pensada para mulheres ativas que possuem um estilo de vida corrido!

A Caudalie lança a última inovação de skincare: a Coleção VineActiv,  pensada para mulheres ativas que possuem um estilo de vida corrido, mas não abrem mão dos cuidados com a pele e buscam manter um brilho saudável e protegido da poluição. A nova patente “The Anti-Cell Burnout Complex”, presente na linha, é um sistema de […]

Leia mais

Bvlgari lança novo perfume!

A Bvlgari acaba de lançar o perfume ‘Rose Rose’, um buquê floral excepcional puxado pela rainha das flores. A originalidade desta nova fragrância reside na sua nota central, que destaca um duo ultra feminino e natural de óleo essencial de pétalas de rosa e de essência absoluta de rosa turca, tirando o melhor desta flor […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *