Mitos e verdades sobre varizes!

indexAs mulheres são as que mais sofrem com o problema. Até oito vezes mais do que nos homens as varizes, chamadas veias doentes, são passíveis de vários mitos e verdades quanto à sua incidência.

O cirurgião vascular Dr. Eduardo Brigídio, explica tudo sobre o assunto e dá dicas para prevenção do problema:

 – A meia elástica auxilia no tratamento das varizes

VERDADE: A meia elástica é uma terapia compressiva fundamental no tratamento de varizes. No entanto, deve ser prescrita pelo médico pois cada caso exige uma graduação correta, variando de tonalidades e tecidos específicos que não comprometem a parte estética.

– Cirurgia de varizes prejudica a circulação sanguínea

MITO: Pelo contrário, na cirurgia são retiradas apenas as veias doentes e o organismo se adapta instantaneamente à retirada delas, corrigindo o problema circulatório. O tratamento é que não termina com a cirurgia. O médico orienta com relação a continuação de acordo com o caso de cada paciente.

– A cirurgia de varizes é arriscada

MITO: Atualmente existem técnicas avançadas que permitem menores complicações cirúrgicas, retorno mais rápido às atividades e menor tempo de recuperação. Importante ressaltar que uma avaliação prévia rigorosa com um médico especialista é fundamental para que assim o paciente tenha garantia de um procedimento realizado nos padrões corretos e mundialmente estabelecidos.

– Mulheres têm mais chance de desenvolver varizes do que os homens

VERDADE: A incidência de varizes nas mulheres é muito mais alta do que nos homens devido às alterações hormonais que elas enfrentam frequentemente durante a vida como menstruação, gestação e menopausa.

– A alimentação influencia na formação de varizes

MITO: Não existe nenhum alimento que previna ou favoreça o aparecimento de varizes. No entanto, a obesidade é um dos fatores de risco mais importantes. Os especialistas indicam uma alimentação balanceada, prática de atividade física regular e controle do peso como prevenção.

 – As varizes são um problema genético

VERDADE: As varizes possuem causas genéticas, mas a manifestação da doença varicosa está muito relacionada aos hábitos e estilo de vida, como o sedentarismo. É possível prevenir o aparecimento das varizes com a prática de atividade física, alimentação balanceada e controle do peso.

– Cruzar as pernas causa varizes

MITO: Não existe verdade nessa afirmação e sabemos que esse mito surgiu do fato de que pessoas com predisposição para varizes que ficam em pé ou sentadas na mesma posição durante muito tempo podem ter uma piora acelerada no quadro de varizes. Nestes casos, a recomendação é usar meia elástica, fazer pausas para caminhar ou repousar por alguns minutos durante o dia.

– Existem cosméticos que eliminam as varizes

MITO: Não existe nenhum creme que é capaz de eliminar as varizes, tampouco medicamento aprovado pela SBACV (Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular) que tenha algum benefício para acabar com essas veias. Há algumas substâncias tópicas que aliviam parcialmente os sintomas e diminuem o edema das pernas.

– Exercícios de impacto provocam varizes

MITO: A prática de exercício físico leva ao fortalecimento da musculatura da perna  e é indicada para pessoas com varizes ou predisposição ao problema.

Única restrição é a carga exagerada em musculação.

– O uso de hormônios pode agravar o quadro de varizes

VERDADE: O uso de anticoncepcionais, por exemplo, principalmente os mais antigos, têm uma dosagem alta de estrógeno e progesterona e propicia geralmente o aparecimento de vasinhos na região das pernas.  Mulheres sem histórico de varizes podem utilizar sem problema esses medicamentos.

– Exercícios aeróbicos ajudam a evitar varizes

VERDADE: Os exercícios aeróbicos auxiliam no fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, ou seja, o músculo fica mais forte e bombeia mais o sangue para as veias, evitando o aparecimento de varizes

– Gravidez causa varizes

VERDADE: Devido às alterações hormonais constantes que as mulheres têm durante este período, durante a gravidez o sangue venoso tem dificuldade de retornar ao coração, e assim a pressão venosa fica maior na perna, o que pode gerar um quadro de dilatação das veias, de edema e dor.

– Musculação em excesso provoca varizes

MITO: Quando a pessoa treina musculação de forma mais intensa, ela queima toda a gordura e fica com os músculos e as veias mais aparentes.

– Vasinhos podem virar varizes

MITO: Cerca de 75% das mulheres têm esses micro-vasos superficiais da pele, que dilatam com aumento da pressão. O aparecimento dos vasinhos está relacionado ao uso de deles isoladamente é um problema estético, e eles não desaparecem sem o tratamento adequado. Já as varizes são dilatações de vasos venosos que podem levar a alterações funcionais nas pernas. Portanto, para tratar os vasinhos é necessário uma avaliação com um cirurgião vascular para definir se o problema é apenas essa rede de vasinhos ou se a paciente apresenta um problema maior que necessite de correção prévia.

– Depilação causa varizes

MITO: O mito surgiu pelo medo de que o calor da cera fosse capaz de dilatar as veias e piorar o quadro, massa cera fica aplicada na pele por um tempo curto que não permite a dilatação das veias.  No entanto, pessoas que já têm varizes devem tratá-las antes de se depilar.

– Varizes só é problema para pessoas idosas

 MITO: A incidência de varizes na adolescência é grande. A partir da primeira menstruação, a propensão para o aparecimento de varizes é maior, já que a alteração hormonal é um dos fatores desencadeantes, principalmente em 20% das mulheres que chegam a ter varizes antes dos 30 anos.

– Salto alto provoca varizes

VERDADE: Se o sapato alterar o funcionamento normal da bomba muscular da panturrilha, também conhecida como batata da perna, pode aumentar o risco de insuficiência venosa dos membros inferiores, principalmente para mulheres acima do peso. No entanto, não é causa isolada do surgimento de varizes.

Se você tem varizes, procure o seu médico.

Mitos e verdades sobre varizes!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Alerta – Dor de cabeça pode ser um alerta de aneurisma cerebral!

A dor de cabeça atinge cerca de treze milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Por ser uma queixa muito comum nos consultórios, a maioria das pessoas ignora seus sintomas e não procuram um médico para avaliar o quadro da dor. Segundo especialistas, se a sua dor de cabeça vai e volta […]

Leia mais

Você sabe o que realmente faz bem para o seu organismo? Descubra os hábitos e alimentos corretos!

Com o verão se aproximando, as pessoas começam a dar uma atenção especial no cardápio e inserir novos “hábitos saudáveis” no dia a dia. Mas nem tudo é o que parece. A doutora Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia revela os mitos e verdades sobre os alimentos e como utilizá-los ao seu favor. CHÁ […]

Leia mais

5 dicas para não errar num e-mail em inglês!

Antes visto como um diferencial, saber falar inglês tornou-se exigência básica no mercado de trabalho. O motivo é evidente: a língua inglesa está cada vez mais presente no nosso dia a dia, desde filmes, músicas tecnologia e expressões incorporadas à fala. Na hora de escrever um e-mail corporativo ou fazer reserva em um hotel para […]

Leia mais

67% da população mundial está infectada com o vírus Herpes. Saiba como se proteger!

Atenção,meus leitores e leitoras!!!!! A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, atualmente, 67% da população mundial está infectada com o vírus Herpes Simples do tipo 1. Também contagioso e incurável é o vírus Herpes Simples do tipo 2, mais conhecido como herpes genital. Mas estes estão longe de serem os únicos tipos da doença. […]

Leia mais

Estudo afirma que jejuar até a hora do almoço ajuda a emagrecer!

Desde pequeno ouvia dizer que o café da manhã é a alimentação mais importante do dia. Só que de acordo com um novo estudo, jejuar até a hora do almoço pode ser uma boa pedida para eliminar mais calorias. A pesquisa, que foi realizada pela universidades de Loughborough e Bedfordshire, descobriu que o simples ato […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *