Lucro líquido do Magazine Luiza cresce 66% no 3T14 e totaliza R$42 milhões. Vendas líquidas crescem 18% no trimestre!

unnamedO Magazine Luiza trabalha fortemente com o compromisso de entregar resultados positivos consistentemente após a integração de cerca de 250 lojas das últimas redes adquiridas. Apesar do receio de uma possível ressaca de vendas pós-Copa do Mundo, a Companhia conseguiu aumentar suas vendas no 3T14. O bom desempenho no ano é fruto de: (i) uma estratégia verdadeiramente multicanal; (ii) maturação crescente das lojas Maia e Baú; (iii) forte foco de todas as áreas no controle das despesas; (iv) aumento da participação das receitas de serviços e (v) importante contribuição dos resultados da Luizacred.

A campanha “Prédio pra Você” recebeu o prêmio de melhor promoção realizada no varejo brasileiro em 2014. Para o 4T14, a Companhia está bem preparada para manter o desempenho de vendas, tendo em vista as datas promocionais voltadas para as crianças (público no qual a Companhia está bem posicionada), Black Friday e, principalmente, o Natal.

Comentários sobre o desempenho operacional

  • Crescimento de receita de dois dígitos: a receita líquida cresceu 18,3% no 3T14 para R$ 2,4 bilhões, com as vendas das mesmas lojas crescendo 15,5% (+32,6% no e-commerce e +12,4% nas lojas físicas). Nos 9M14, a receita líquida evoluiu 24,8% para R$ 7,0 bilhões.
  • E-commerce: crescimento de 32,6% na receita bruta para R$ 486,6 milhões, representando 17,5% das vendas totais (15,3% no 3T13). Vale destacar que o e-commerce vem aumentando sua participação nas vendas totais, contribuindo positivamente para a formação dos resultados da Companhia, dadas as melhorias de margens apresentadas a cada trimestre. Nos 9M14, a receita bruta do e-commerce cresceu 39,7% para R$ 1,3 bilhão, representando 16,4% das vendas totais.
  • EBITDA no 3T14 de R$ 176,0 milhões, 43,9% maior vs 3T13: a Companhia obteve uma melhoria de 0,1 p.p. na margem bruta para 28,4% no 3T14. O crescimento das vendas líquidas em 18,3%, contra um crescimento das despesas com vendas e administrativas de 13,1%, contribuiu para a diluição de 1,0 p.p nessas despesas. Desta forma, a margem EBITDA passou para 7,4% no 3T14. Nos 9M14, o EBITDA apresentou uma evolução de 53,6% para R$ 429,8 milhões (margem EBITDA de 6,1%).
  • Luizacred apresentou novamente um excelente desempenho: a Luizacred mais que dobrou seu lucro líquido em relação ao 3T13, com um retorno sobre o patrimônio líquido anualizado (ROE) de 37,0%. Nos 9M14, o resultado da equivalência da Luizacred foi 125,8% maior para R$ 62,2 milhões, equivalente a 14,5% do EBITDA consolidado da Companhia.
  • Lucro líquido no 3T14 de R$ 42,1 milhões (ROE de 23,2%), crescimento de 65,8% e margem líquida de 1,8%: nos 9M14, o lucro líquido totalizou R$ 89,3 milhões, já superando o lucro líquido recorrente de todo o ano de 2013.

 

Desempenho Luizacred

As receitas da intermediação financeira cresceram 12,0% no 3T14 em relação ao mesmo período do ano anterior, devido ao crescimento de 22,7% das operações financeiras realizadas com o Cartão Luiza e de 2,6% das operações financeiras realizadas com o CDC.

O indicador de atraso total da carteira da Luizacred melhorou 0,1 p.p. em relação a jun/14. O indicador de curto prazo (NPL 15) melhorou 0,7 p.p. em relação a jun/14, e a carteira vencida acima de 90 dias (NPL 90) melhorou 0,1 p.p em relação a set/13. Os indicadores de inadimplência continuam sob rigoroso controle, com tendência de melhoria, considerando o conservadorismo nas taxas de aprovação e a redução da inadimplência das safras de créditos mais recentes.

Um importante destaque da Luizacred foi a redução no nível das provisões, refletindo a melhoria dos indicadores de atraso e do perfil da carteira no 3T14. As provisões líquidas de recuperações caíram 20% no 3T14 em relação ao 3T13 e representaram 3,0% da carteira total no 3T14 (4,3% no 3T13).

No 3T14, o resultado operacional da Luizacred foi de R$ 80,9 milhões, representando 24,4% da receita da intermediação financeira, uma evolução significativa quando comparado ao resultado operacional de R$ 33,0 milhões no 3T13 (11,2% da receita da intermediação financeira).

O lucro líquido no trimestre foi de R$ 48,5 milhões, atingindo rentabilidade anualizada de 37,0% sobre o Patrimônio Líquido Médio (ROE), muito superior ao resultado de R$ 19,4 milhões no 3T13.

Lucro líquido do Magazine Luiza cresce 66% no 3T14 e totaliza R$42 milhões. Vendas líquidas crescem 18% no trimestre!



VEJA MAIS SOBRE Economia


7 dicas para economizar na compra do presente do Dia das Crianças!

Que tal economizar no presente do Dia das Crianças? De acordo com Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, é importante considerar a situação financeira da família e lembrar que, em breve, haverá também o Natal. “É muito bom poder presentear as crianças! O ideal é que a família não se comprometa para […]

Leia mais

Imobiliária promove palestra exclusiva em Salvador sobre mercado imobiliário na Flórida!

No próximo dia 13, os antenadíssimos Tiago e Sarah Fernandez (foto acima), responsáveis pela área internacional da Ponto4 promoverão em parceria com a Imobiliária americana Every Thing Miami Realty, uma palestra exclusiva  para 60 pessoas no auditório do Empresarial Salvador Shopping Business.  Uma das palestrantes é Talita Pinheiro, CEO da Every Thing Miami Realty . […]

Leia mais

Bolsa de Valores – 5 mitos que os investidores acreditam!

Hoje, cada vez mais as pessoas estão procurando novas alternativas para investir. Porém, existem diversas opções de investimentos disponíveis no mercado atualmente, gerando dúvidas entre os próprios investidores. Quando se trata de ações é possível encontrar muitas informações diferentes. Há inclusive muitas promessas de enriquecimento fácil apenas investindo na bolsa. Porém, por mais atrativo que esse tipo […]

Leia mais

5 hobbies que podem virar fonte de renda!

As divertidas brincadeiras com o cachorro, a satisfação ao ter o quarto todo organizado ou os elogios ao fazer uma comida gostosa podem render mais do que sorrisos e prazer: podem dar dinheiro. Cada vez mais, as pessoas buscam trabalhar com o que as deixam felizes e transformar o hobby em profissão é um dos […]

Leia mais

Comportamento de consumo brasileiro influencia setores e produtos!

Se alguém te parasse na rua hoje para perguntar o que você compraria neste momento, caso tivesse uma renda adicional, qual seria a sua resposta? A maioria dos brasileiros tem sido categórico: tecnologia, lazer e viagens. Os dados, foram apontados pela pesquisa “Hábitos de consumo do brasileiro e sua relação com o crédito”, realizada pelo […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *