Livro reúne histórias e curiosidades sobre a transformação social de Paraisópolis!

Após comemorar 17 anos de intensas atividades no desenvolvimento das populações de baixa renda de São Paulo, o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) acaba de ganhar páginas e cores com o livro A Força da Esperança – O poder transformador do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis, da premiada pedagoga Telma Sobolh – Presidente do Departamento de Voluntários da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. O lançamento oficial será feito no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, em 14 de abril, às 19h30.

A publicação traz o prefácio de Claudio Luiz Lottenberg, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. “Este livro é um registro digno da história que o Einstein construiu – e ainda constrói diariamente – dentro da comunidade de Paraisópolis, é como resgatar e manter vivo o espírito da justiça social e da solidariedade que levaram os nossos antecessores a iniciar esse lindo projeto”, ressalta Lottenberg.

Com relatos envolventes de personagens que ajudaram a construir o PECP, a autora detalha o poder transformador da iniciativa. Na obra, os leitores poderão desfrutar de histórias como a de José Adalto Alves, que vive no bairro desde a década de 1970 e, desde então, assistiu a toda transformação social impulsionada pelos voluntários.

Seus dois filhos utilizam o serviço de ambulatório do Einstein desde cedo, com atendimento pediátrico garantido em toda a infância. No decorrer dos anos, a família inteira pode se beneficiar de atividades socioeducativas como esporte, música e informática. “Se todos tivessem a oportunidade de participar de uma iniciativa como esta, seriam pessoas e profissionais melhores. É neste momento que você descobre o que é inclusão social. Se o Einstein me ajudou como adulto, imagina o que não faz pelos jovens. O programa me abriu oportunidades de trabalho”, conta.

Somente em 2013, foram realizados na região mais de 100 mil atendimentos entre consultas pediátricas, procedimentos cirúrgicos e avaliações nutricionais. Neste período, estima-se que mais de 160 mil pessoas também foram beneficiadas com ações de responsabilidade social nas áreas de saúde, educação, arte, comunicação e esportes.

“Muito além dos números, acompanhar a história e o desenvolvimento humano de milhares de pessoas da comunidade é o combustível que nos motiva a seguir em frente, com o mesmo entusiasmo que inauguramos o PECP. Hoje, tenho a alegria de poder eternizar, nestas páginas, o sonho que temos realizado diariamente”, conta a escritora Telma Sobolh.

Para saber mais sobre as curiosidades e histórias de Paraisópolis, o lançamento traz um DVD com depoimentos dos moradores, além de e-book para dispositivos móveis nas versões inglês e português.

Serviço

Lançamento: Livro A força da EsperançaO poder transformador do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis. R$ 70,00 (O valor obtido com a venda será revertido para as ações sociais).

Data: 14/4/2015.

Horário: 19h30.

Local: Museu Brasileiro da Escultura.

Endereço: Av. Europa, 218, São Paulo (SP).

Estacionamento: Gratuito no local.

 Sobre a autora

2

Formada em pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e com especialização na Universidade de Boston, Telma Sobolh ingressou no voluntariado em 1985 e, desde 1995, é presidente do Departamento de Voluntários da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Telma destaca-se como idealizadora do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), intitulado Complexo Telma Sobolh, e responsável por atender a segunda maior comunidade carente de São Paulo.  A executiva possui mais de 10 trabalhos publicados sobre sua contribuição ao universo do terceiro setor, ações de cidadania e atividades inovadoras no trabalho voluntário, além do livro Voluntariado: A Possibilidade da Esperança, escrito com Simon Widman.  Como resultado de seu trabalho como presidente do Departamento de Voluntários, Telma recebeu cerca de 20 prêmios, entre os quais Mulher do Ano, da Fundação Nowill para os Cegos; Voluntária do Ano, da Na’ Amat Pioneiras; e Prêmio Excelência Mulher, da Distrital Sul do Ciesp e Fraternidade Aliança Aca Laurência.

Livro reúne histórias e curiosidades sobre a transformação social de Paraisópolis!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


9 maiores dúvidas das mamães sobre sexo pós-parto. Vem saber!

Para solucionar estas e outras dúvidas, o site UOL entrevistou Alberto Guimarães, ginecologista, obstetra e um dos criadores do programa Parto Sem Medo; Cecilia Pereira, ginecologista da All Clinik, do Rio de Janeiro (RJ); Cristina Carneiro, ginecologista e obstetra, de São Paulo (SP); Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, autor do livro “Gestação: mitos e verdades […]

Leia mais

Exagerou na bebida? 6 dicas para evitar a ressaca!

Além da moderação e a da importância de não misturar muitos tipos de bebidas alcoólicas, existem outras formas bastante eficazes de prevenir uma ressaca ou de, pelo menos, atenuar as suas consequências. Em primeiro lugar, beba dois copos de água antes de sair de casa, depois, o melhor é comer antes de começar a beber. […]

Leia mais

Aprenda a queimar mais calorias durante a caminhada!

5 dicas para você queimar mais calorias durante a caminhada! 1. Aproveite as subidas. Se estiver andando ao ar livre, aproveite para subir montes. Na cidade, use ladeiras. 2. Prefira fazer tracking. Caminhadas ao ar livre, que forçam desvios de pedras e maior estabilidade corporal, são melhores para queimar calorias. Este tipo de caminhada também […]

Leia mais

Mulher grávida no volante – 4 dicas para dirigir com segurança!

O médico e supervisor de Saúde da Ford Brasil, Edson Kayanuma, lista algumas das medidas de segurança que devem ser consideradas pelas gestantes ao dirigir: • Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a […]

Leia mais

Odontofobia – 7 dicas para se livrar do medo de dentista!

A odontofobia, nome dado a quem tem medo de dentista, acontece geralmente na infância, muito por conta do famoso barulhinho do motor dos aparelhos odontológicos ou até mesmo por meio de desenhos animados que retratam a ida ao dentista como algo doloroso. Por isso, é importante que tanto os pais quanto os profissionais da área […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *