Livro resgata a história vencedora do jogador Gatão, ex- Corinthians!

3Com prefácio do jornalista e comunicador Milton Neves, a obra escrita pelo professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Adolpho Queiroz e pelo estudante do curso de Publicidade da mesma instituição, Pedro Sakr, o livro “Gatão, do XV ao Corinthians, tributo a trajetória de um vencedor”, sobre o atleta Vicente Naval Filho, popularmente conhecido como “Gatão”, será lançado no dia 25 de maio, segunda-feira, a partir das 19h30, na Biblioteca do Club Athlético Paulistano.

O livro conta histórias curiosas do profissional, como o inusitado relato, de quando o jogador foi parado por um guarda de trânsito, certamente corintiano, dirigindo na contramão da Ipiranga com a São João, e depois de perceber quem estava no volante, o guarda parou o trânsito e fez Gatão dar marcha ré e seguir o caminho pelo lado certo da avenida. Ou em outra ocasião, quando o Corinthians precisava apenas de um empate para sagrar-se campeão do Torneio Charles Muller, e o time perdia para o São Paulo por 3 a 1, até os trinta minutos do segundo tempo, quando Gatão entrou no Pacaembu, marcou dois gols e calou a torcida adversária. Diz à lenda que no dia seguinte o Corinthians divulgou pela imprensa que Gatão estaria no Parque São Jorge distribuindo lenços para a torcida do São Paulo.

Além da trajetória do jogador, o livro também traz depoimentos de familiares, amigos e atletas que conviveram com ele, como o ex-jogador e treinador Candinho, os jogadores Zé Maria e Vladmir, o jogador de basquete Vlamir Marques, entre outros. A obra ainda reúne também fotos da infância, do início da carreira e dos principais títulos conquistados.

Segundo os autores, o livro também mostra o lado humano do jogador. “O importante é que além do atleta, descobrimos o cidadão, marido, pai e o avô, que mais do que seus gols, semeou amigos e grandes histórias por onde passou”.

A obra tem o apoio das empresas THN, Telas Tatau, Construtora Carraro, Soned, do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, da Secretaria de Ação Cultural também de Piracicaba e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre o Gatão

Gatão foi um dos grandes jogadores do E.C.XV de Novembro de Piracicaba, campeão da Lei do Acesso e um dos maiores artilheiros do clube, com mais de 200 gols marcados nos torneios que disputou, entre os anos 40/60. Nesse período também integrou o time do S.C.Corinthians Paulista, tendo participado de importantes conquistas como o título do IV Centenário, em 1954, do troféu Charles Muller e da primeira excursão do time à Europa, numa sequência de 17 jogos, com 16 vitórias e só uma derrota. 

O atleta também jogou pela Ponte Preta, de Campinas e exerceu a função de técnico em times como o XV, Paulista de Jundiaí, Velo Clube de Rio Claro, União Barbarense, Ferroviária de Botucatu, entre outros.

Serviço:

Livro “Gatão, do XV ao Corinthians, tributo a trajetória de um vencedor”, de Adolpho Queiroz e Pedro Sakr, prefácio Milton Neves, Capa de Fábio Rontani, com ilustrações de Erasmo Spadotto – Editora EME, Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba e Universidade Presbiteriana Mackenzie, 120 páginas. Distribuição gratuita.

Local: Biblioteca do Club Athlético Paulistano

Endereço: Rua Honduras, 1400 – Jardim Paulistano – SP

Data: dia 25 de maio (segunda-feira)

Horário: a partir das 19h30

 

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. 

Livro resgata a história vencedora do jogador Gatão, ex- Corinthians!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Audi faz festão para cachorros em São Paulo!

Os pets estão dominando o mundo. A prova disso é que a Audi, empresa automobilística alemã, promoveu durante o dia de hoje na Audi Center Jardins em São Paulo, o evento Auaudi, dedicado exclusivamente para os peludos de 4 patas. Rolou sorteios, desfiles e diversas ações para a alegria dos cachorros e de seus donos. […]

Leia mais

8 serviços que o SUS oferece e você não sabe!

Confira abaixo uma lista de oito serviços que o SUS oferece e você não sabe! 1. Implante de DIU de Cobre 2. Curso Gratuito sobre Uso de Plantas Medicinais 3. Meditação e Terapias Alternativas, como ioga, meditação, reiki, shantala, quiropraxia, reflexoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, musicoterapia, naturopatia, osteopatia e terapia comunitária integrativa 4. Adesivo […]

Leia mais

Voz da Xuxa: fonoaudióloga comenta as mudanças!

De voz mais aguda na época em que a apresentadora comandava programas infantis, Xuxa Meneghel hoje apresenta um timbre mais rouco e mais propicio a idade dela (54 anos). Para entender as possíveis mudanças, a fonoaudióloga Ana Lúcia Duran, da clínica Zambotti & Duran da capital paulista explicas as causas da alteração vocal. “A mudança […]

Leia mais

Os nomes dos bebês preferidos de 2017!

O portal de saúde e maternidade, Trocando Fraldas, realizou recentemente uma pesquisa com mais de 4.000 participantes de todos os estados brasileiros para descobrir quais seriam os critérios para decidir o nome do bebê. As mães são categóricas nesse tema e responsáveis por (42%) das escolhas. Os pais participam em (18%) das situações, mas o […]

Leia mais

Terapeuta ocupacional elenca motivos para começar a bordar já!

Já se foi o tempo em que bordar era apenas uma atividade praticada pelas nossas avós. O bordado está em alta no Brasil e já ganhou adeptos muito jovens, inclusive. Não é à toa que esta é uma das atividades artesanais mais difundidas no país, segundo pesquisa de indicadores culturais do Instituto Brasileiro de Geografia […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *