Livro “Filosofando a Imprensa”, de Fabiano de Abreu, será lançado esse ano!

O filósofo e assessor de imprensa Fabiano de Abreu acabou por antecipar o lançamento de um novo livro. Segundo Fabiano, a decisão de antecipação do seu segundo livro foi tomada após receber inúmeros contatos para revelar os seus “segredos” como assessor que lhe conferiram o título de maior criador de personagens para a imprensa.

Com um título provisório “Filosofando a imprensa”, Fabiano conta como surgiu o nome para o novo livro: ”foi um daqueles estalos, como nos textos que escrevo sem parar e não consigo voltar para apagar. Me acostumei com o nome e tem tudo a ver com a realidade que vivo e será retratada. Este seria um nome provisório, mas que acabei por me acostumar com ele e dificilmente conseguiria mudar agora.”

Apontado por jornalistas nacionais e internacionais como o maior criador de personagens da história da imprensa, Fabiano expõe no livro, onde a filosofia fez a diferença para resultar nesse repertório, em apenas 5 anos de carreira como assessor de imprensa e jornalista.

Fabiano tem uma visão muito clara sobre a conjunção de filosofia e imprensa e esclarece um pouco do que pretende abordar em seu novo livro, que segundo ele, será feito em menos de 10 dias de trabalho:

Qual a sintonia ente a Filosofia e a Imprensa?

A filosofia está em sintonia com a vida, pessoas, natureza, sociedade, na vida como um todo. A imprensa tem que estar em sintonia com o leitor, por isso introduzir filosofia na imprensa pode ser uma maneira da imprensa se redescobrir. Na era em que a rede social engoliu a imprensa junto a internet e o abandono dos impressos. 

Para Fabiano, a filosofia ela entra na forma de como pode se chamar a atenção do leitor sem fugir da maneira de escrever jornalismo ou até mesmo aprimorar essa maneira.

O que seria filosofar a Imprensa?

Filosofar a imprensa no jornalismo para o público final é uma alteração no conceito e na forma escrita da imprensa, sem abrir mão da credibilidade e do teor jornalístico dos textos. É colocar uma pitada de sensibilidade naquilo que será transcrito,  no que queremos passar ao público, de forma tocante e atual, sem descaracterizar a escrita jornalística.

A filosofia também entra na assessoria de imprensa?

Sim, na maneira em que escrevo o texto para tocar o jornalista. Na percepção atualizada das informações, no feeling do momento dos acontecimentos, no encaixe. O resto é segredo, mas estará no livro.

E a filosofia em relação ao cliente?

Quando inicio o trabalho com um novo cliente, averiguo seus dons e o talentos.Nascemos com o dom, e o talento desenvolvemos ao longo da vida. 

Esse ‘mapeamento da alma’, nome que dou ao critério de descoberta do indivíduo. Averiguo o dom e possíveis talentos, talentos que a própria pessoa não sabe que tem, mas que meu inconsciente cognitivo revela traçando assim possibilidades, meios e argumentos para a criação do personagem. Isso para mim é filosofia.

Qual o conceito do “filosofando a imprensa” para a assessoria de imprensa?

A filosofia do título. O título de um artigo, de uma matéria, é o mais importante, pois é o que atrai o leitor e captura sua atenção para o artigo. Os jornalistas estão atribulados, sobrecarregados de trabalho, devido a maior crise do jornalismo dos últimos tempos, onde milhares foram demitidos e as redações estão mais enxutas. O jornalista da redação que recebe um email de uma assessoria, só vai dar atenção ao que está ali contido e abrir o email mediante a um bom título. O título é o assunto do e-mail, é a frase na mídia social, é dizer tudo em sujeitos e predicados. Atualmente é preciso conseguir, em poucas palavras, manifestar todo o conteúdo de uma redação. E no texto, passar de forma reduzida e objetiva todo o conteúdo, sem despertar a preguiça de uma era presa a imagens (isso também funciona para o jornalismo ao consumidor final). Depois vem a aptidão na leitura da imagem, uma linguagem não verbal que diz tanto quanto o texto. Não sei se estou correto, mas chamo isso de imagem cognitiva induzida. 

Pensa em escrever mais livros?

Sim. Nesse ano devo lançar também a segunda edição do “Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, que depois conto com mais detalhes. 

Reconhecimento

Fabiano teve seus feitos reconhecidos por renomados jornalistas brasileiros.

Marco Mendonça, diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, Marcos Malta (O Regional), Karina Fernandes (Meia Hora), Bruno Ferreira (O Dia), Silvia Rodas (O Povo), Marco Moreira (O Globo) e Felipe Britto da Folha do Bosque.

Assim, por 4 anos consecutivos, Fabiano recebeu o prêmio ‘Personalidades Melhores do Ano’ , do jornal O Regional de Minas Gerais, e o prêmio Brazil International Film Festival no Rio de Janeiro.

Além disso, recebeu também o selo Revista HiperShape como destaque, precursor e criador das chamadas musas fitness.

Do mesmo modo, jornalistas internacionais como Juan Castro Nogales do jornal Marca da Espanha, Christian Montecinos do LaCuarta do Chile, Bernardo do Record de Portugal.

E também: Sarchel Necesio do PlatinaLine de Angola, Ruben (SLAM Magazine) e Donald (don411.com) dos Estados Unidos, reconheceram que, assim como na imprensa brasileira, ele também foi em seus respectivos países o maior criador de personagens para a imprensa.

Lançamentos no exterior.

Fabi Martinez (Musa do Paraguai na Copa América), Adi Cudz (cantor angolano), Eric Santos (ator português), Domenique Heidy (coach de moda em Londres), Gabi Castrovinci (Total Nonstop Action Wrestling).

E ainda: Luciane Serifovic (Corretora de Imóveis de Luxo e Diva Fitness WBFF) e Gabi Lodewijks (Chef e coach nutricional holandesa) são alguns dos nomes lançados por Fabiano à fama no exterior.

Lançamento de brasileiros no exterior como Cris Cyborg, Fernanda Colombo, Sue Lasmar, Nilton Bala entre algumas outras personalidades.

QI elevado

Assim, tanta criatividade pode ter a ver com o fato de Fabiano ser uma das pessoas de QI mais elevado do mundo, com o percentil máximo de pontuação 99% nos testes. O assessor é membro da Mensa internacional, uma sociedade mundial de gênios.

Como jornalista 

Fabiano tem coluna em diversos sites, jornais e revistas de diferentes regiões do Brasil. É correspondente internacional para grandes veículos da imprensa de diversos países. CEO da MF Press Global empresa de comunicação, assessoria de imprensa, mídia social e press release. Foi responsável diretamente e indiretamente por diversas notícias de repercussão no Brasil e no exterior. 

Como filósofo 

Fabiano lançou o livro ‘Viver Pode Não Ser Tão Ruim’ com frases filosóficas para interpretação. O livro encontra-se nas bibliotecas Nacional do Rio de Janeiro, Municipal de Castelo de Paiva e São Lázaro em Lisboa. Também nas universidades Gregório Semedo em Luanda, Angola e na Universidade de Coimbra em Portugal. 

Suas frases são publicadas em sua rede social e em diversos sites de filosofia e rádios. Criou também os chamados poemas-filosóficos para escolas publicas, uma forma de rima em questões filosóficas para prender a atenção dos alunos.

Livro “Filosofando a Imprensa”, de Fabiano de Abreu, será lançado esse ano!



VEJA MAIS SOBRE Cultura


Museu de New York dedicará exposição a instrumentos do rock and roll!

O Museu Metropolitano (MET) de Nova York apresentará a partir do dia 8 de abril a maior exposição em um museu de arte dedicada totalmente aos icônicos instrumentos do rock and roll. Batizada de “Play it Loud: Instruments of Rock and Roll”, a exposição contará com mais de 130 instrumentos de entre os anos 1939 […]

Leia mais

Vem aí mais uma edição do Música em Trancoso!

Quem curte uma boa música é bom se programar! Entre 23 e 30 de março acontece a 8ª edição do Música em Trancoso, festival internacional de música clássica (combinada com outros gêneros). Neste ano, cerca de 300 artistas circularão pela região de Trancoso (entre jovens talentos e músicos e cantores consagrados) e deverá reunir um […]

Leia mais

Escritora carioca lança obra para falar de amor com jovens e crianças!

“Amar é um ato de coragem”, já dizia o Paulo Freire. E munida desta força vanguardista, a carioca Michelle Magalhães se atreveu a falar do amor nas suas duas formas mais puras, o ágape, que é o amor puro sem intenções,divino e incondicional,sem limites, e o philia, altamente relacionado com as nossas emoções, é o […]

Leia mais

Antes de se mudar para Portugal, Thaya Marcondes lança “Grazie, Toscana”, seu primeiro romance!

A queridíssima publicitária, empresária e escritora Thaya Marcondes lança seu primeiro livro “Grazie, Toscana”, na próxima quinta-feira, dia 14 de fevereiro, no G&T Bar, a partir das 19h. A obra conta a trajetória de uma mulher que nasceu com tudo, perdeu quase tudo e, com seu esforço, determinação e o apoio de alguns amigos antigos […]

Leia mais

Jornalista esportivo Pedro Canísio lança na Bahia, o livro “Pedrovsky na Rússia; do Celular para a Tela da TV”!

No próximo dia 15,  a partir das 18h30, o jornalista esportivo Pedro Canísio lançará na Loja Tempt, no Shopping Paseo, o livro “Pedrovsky na Rússia; do Celular para a Tela da TV”.  A obra, uma espécie de diário de bordo, conta como foi a saga dele durante quase 60 dias cobrindo a Copa do Mundo […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *