Livro da Editora Senac São Paulo traz as receitas favoritas da chef, que retrata o Brasil de forma colorida e saborosa!

image007A Editora Senac São Paulo, a chef Morena Leite e o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo promovem, no dia 12 de novembro às 19h30, o lançamento do livro Mistura Morena – Cozinha Tropical Brasileira. A publicação traz as receitas favoritas de Morena Leite, que representam a miscigenação brasileira por meio de uma diversidade enorme de ingredientes, encontrados do litoral brasileiro à floresta tropical, elaborados a partir de influências dos portugueses, africanos, italianos, franceses, japoneses, árabes, dentre muitos outros.

Além dos seus pratos favoritos, a chef, que comanda desde maio de 2013 o restaurante Santinho no Museu da Casa Brasileira, divide com os leitores suas experiências, os lugares pelos quais passou, os livros que leu, as músicas que escutou e as pessoas que conheceu. Ela, que cresceu entre as panelas de seus pais em Trancoso, na Bahia, berço do Brasil, apaixonou-se pela gastronomia desde menina. Foi criada em um pomar, subindo em árvores frutíferas e no meio de infinitas histórias deste rico solo. No livro Mistura Morena, ela se sentiu livre para retratar o Brasil.

            A publicação da Editora Senac São Paulo traz essa mistura que espelha esse encontro de culturas, do qual ela mesma é fruto. Morena compartilha suas receitas favoritas que representam essa miscigenação que nos faz ser um povo aberto e alegre, o que reflete em nossa comida. Por meio dos seus pratos, a chef divide com os leitores suas experiências, os lugares pelos quais passou, os livros que leu, as músicas que escutou e as pessoas que conheceu.

 Mistura Morena traz um glossário, com fotos e explicações dos ingredientes utilizados pela chef nas receitas presentes no livro, além das delícias separadas por capítulos entre: belisquetes, entradas, pratos e doçuras. Qual o prato perfeito? Para Morena, “tem que ter contraste, cremosidade, crocância, acidez e um toque picante/agridoce”.

Aprenda a fazer moedinha de banana-da-terra com presunto cru, pão de queijo com tapioca e mini acarajé entre as opções de belisquetes; ceviche de lagosta com biri-biri e carpaccio de buri com vinagrete de abacaxi entre as entradas; lombo de bacalhau com rendas de batata-doce, camarão ensopado com tapioca e arroz de coco e rabada desfiada com purê de banana-da-terra entre os pratos; e creme brulée de abóbora com sorvete de coco, suflê de graviola e o famoso brigadeiro de capim-santo entre as doçuras desta deliciosa obra.

Além das receitas, o livro, editado por André Boccato, traz lindas e apetitosas imagens feitas pelo renomado fotógrafo Tuca Reinés, e um DVD com o passo a passo dos pratos feitos por Morena Leite.

Sobre a autora:

Morena Leite formou-se como chef de cozinha e confeitaria no Le Cordon Bleu, em Paris. Em 2000, mudou-se para São Paulo e emergia na cozinha do Capim Santo. Em 2001, foi convidada a representar o Brasil em um festival de cozinha latino-americana em Chicago. Daí em diante, participou de diversos festivais de cozinha em Portugal, Dubai, Alemanha, Chile, Colômbia, Uruguai e França. Em 2005, lançou o Buffet Capim Santo e, em 2006, inaugurou uma escola de cozinha que virou a base do Instituto Capim Santo, Centro de Capacitação de Jovens em Gastronomia. Em 2010, inaugurou mais um restaurante, o Santinho, no Instituto Tomie Ohtake. Em 2012, apresentou um programa de TV no Canal Glitz, o Tasted, e inaugurou seu terceiro restaurante, outro Santinho, no Museu da Casa Brasileira, e um canal de receitas no Youtube, o Mistura Morena.

 

Sobre o Museu da Casa Brasileira:

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

Serviço:

Mistura Morena

Autora: Morena Leite

Editora: Editora Senac São Paulo

Preço: R$ 139,90

Número de páginas: 264

Lançamento: 12/11, a partir das 19h30 – entrada gratuita.

Local: Santinho – Museu da Casa Brasileira – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano.

www.editorasenacsp.com.br

Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: www.sp.senac.br/redessociais

Siga a Editora Senac também no Twitter:  http://twitter.com/editorasenacsp

Livro da Editora Senac São Paulo traz as receitas favoritas da chef, que retrata o Brasil de forma colorida e saborosa!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Você sabe o que realmente faz bem para o seu organismo? Descubra os hábitos e alimentos corretos!

Com o verão se aproximando, as pessoas começam a dar uma atenção especial no cardápio e inserir novos “hábitos saudáveis” no dia a dia. Mas nem tudo é o que parece. A doutora Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia revela os mitos e verdades sobre os alimentos e como utilizá-los ao seu favor. CHÁ […]

Leia mais

5 dicas para não errar num e-mail em inglês!

Antes visto como um diferencial, saber falar inglês tornou-se exigência básica no mercado de trabalho. O motivo é evidente: a língua inglesa está cada vez mais presente no nosso dia a dia, desde filmes, músicas tecnologia e expressões incorporadas à fala. Na hora de escrever um e-mail corporativo ou fazer reserva em um hotel para […]

Leia mais

67% da população mundial está infectada com o vírus Herpes. Saiba como se proteger!

Atenção,meus leitores e leitoras!!!!! A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, atualmente, 67% da população mundial está infectada com o vírus Herpes Simples do tipo 1. Também contagioso e incurável é o vírus Herpes Simples do tipo 2, mais conhecido como herpes genital. Mas estes estão longe de serem os únicos tipos da doença. […]

Leia mais

Estudo afirma que jejuar até a hora do almoço ajuda a emagrecer!

Desde pequeno ouvia dizer que o café da manhã é a alimentação mais importante do dia. Só que de acordo com um novo estudo, jejuar até a hora do almoço pode ser uma boa pedida para eliminar mais calorias. A pesquisa, que foi realizada pela universidades de Loughborough e Bedfordshire, descobriu que o simples ato […]

Leia mais

Carlos Iglesias relata a realidade da Amazônia em livro!

No próximo dia 19, acontece no Restaurante A Figueira Rubaiyat em São Paulo, o lançamento do livro Dr. Amazonas – A chave Para o Novo Mundo de Carlos Iglesias. Médico formado pela Faculdade de Medicina do ABC–SP e graduado em gastronomia pelo The Arts Institutes of New York, o autor relata nessa obra sua expedição […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *