Livro da Editora Senac São Paulo traz as receitas favoritas da chef, que retrata o Brasil de forma colorida e saborosa!

image007A Editora Senac São Paulo, a chef Morena Leite e o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo promovem, no dia 12 de novembro às 19h30, o lançamento do livro Mistura Morena – Cozinha Tropical Brasileira. A publicação traz as receitas favoritas de Morena Leite, que representam a miscigenação brasileira por meio de uma diversidade enorme de ingredientes, encontrados do litoral brasileiro à floresta tropical, elaborados a partir de influências dos portugueses, africanos, italianos, franceses, japoneses, árabes, dentre muitos outros.

Além dos seus pratos favoritos, a chef, que comanda desde maio de 2013 o restaurante Santinho no Museu da Casa Brasileira, divide com os leitores suas experiências, os lugares pelos quais passou, os livros que leu, as músicas que escutou e as pessoas que conheceu. Ela, que cresceu entre as panelas de seus pais em Trancoso, na Bahia, berço do Brasil, apaixonou-se pela gastronomia desde menina. Foi criada em um pomar, subindo em árvores frutíferas e no meio de infinitas histórias deste rico solo. No livro Mistura Morena, ela se sentiu livre para retratar o Brasil.

            A publicação da Editora Senac São Paulo traz essa mistura que espelha esse encontro de culturas, do qual ela mesma é fruto. Morena compartilha suas receitas favoritas que representam essa miscigenação que nos faz ser um povo aberto e alegre, o que reflete em nossa comida. Por meio dos seus pratos, a chef divide com os leitores suas experiências, os lugares pelos quais passou, os livros que leu, as músicas que escutou e as pessoas que conheceu.

 Mistura Morena traz um glossário, com fotos e explicações dos ingredientes utilizados pela chef nas receitas presentes no livro, além das delícias separadas por capítulos entre: belisquetes, entradas, pratos e doçuras. Qual o prato perfeito? Para Morena, “tem que ter contraste, cremosidade, crocância, acidez e um toque picante/agridoce”.

Aprenda a fazer moedinha de banana-da-terra com presunto cru, pão de queijo com tapioca e mini acarajé entre as opções de belisquetes; ceviche de lagosta com biri-biri e carpaccio de buri com vinagrete de abacaxi entre as entradas; lombo de bacalhau com rendas de batata-doce, camarão ensopado com tapioca e arroz de coco e rabada desfiada com purê de banana-da-terra entre os pratos; e creme brulée de abóbora com sorvete de coco, suflê de graviola e o famoso brigadeiro de capim-santo entre as doçuras desta deliciosa obra.

Além das receitas, o livro, editado por André Boccato, traz lindas e apetitosas imagens feitas pelo renomado fotógrafo Tuca Reinés, e um DVD com o passo a passo dos pratos feitos por Morena Leite.

Sobre a autora:

Morena Leite formou-se como chef de cozinha e confeitaria no Le Cordon Bleu, em Paris. Em 2000, mudou-se para São Paulo e emergia na cozinha do Capim Santo. Em 2001, foi convidada a representar o Brasil em um festival de cozinha latino-americana em Chicago. Daí em diante, participou de diversos festivais de cozinha em Portugal, Dubai, Alemanha, Chile, Colômbia, Uruguai e França. Em 2005, lançou o Buffet Capim Santo e, em 2006, inaugurou uma escola de cozinha que virou a base do Instituto Capim Santo, Centro de Capacitação de Jovens em Gastronomia. Em 2010, inaugurou mais um restaurante, o Santinho, no Instituto Tomie Ohtake. Em 2012, apresentou um programa de TV no Canal Glitz, o Tasted, e inaugurou seu terceiro restaurante, outro Santinho, no Museu da Casa Brasileira, e um canal de receitas no Youtube, o Mistura Morena.

 

Sobre o Museu da Casa Brasileira:

O Museu da Casa Brasileira se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. É o único do país especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas. Dentre suas inúmeras iniciativas, destaca-se o Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, realizado desde 1986, e o projeto Casas do Brasil, que promove um inventário sobre as diferentes tipologias de morar no país.

Serviço:

Mistura Morena

Autora: Morena Leite

Editora: Editora Senac São Paulo

Preço: R$ 139,90

Número de páginas: 264

Lançamento: 12/11, a partir das 19h30 – entrada gratuita.

Local: Santinho – Museu da Casa Brasileira – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano.

www.editorasenacsp.com.br

Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais: www.sp.senac.br/redessociais

Siga a Editora Senac também no Twitter:  http://twitter.com/editorasenacsp

Livro da Editora Senac São Paulo traz as receitas favoritas da chef, que retrata o Brasil de forma colorida e saborosa!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Mulher grávida no volante – 4 dicas para dirigir com segurança!

O médico e supervisor de Saúde da Ford Brasil, Edson Kayanuma, lista algumas das medidas de segurança que devem ser consideradas pelas gestantes ao dirigir: • Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a […]

Leia mais

Odontofobia – 7 dicas para se livrar do medo de dentista!

A odontofobia, nome dado a quem tem medo de dentista, acontece geralmente na infância, muito por conta do famoso barulhinho do motor dos aparelhos odontológicos ou até mesmo por meio de desenhos animados que retratam a ida ao dentista como algo doloroso. Por isso, é importante que tanto os pais quanto os profissionais da área […]

Leia mais

Scouter roda o país a procura de diversidade de belezas brasileiras para a moda!

Dono de um olhar visionário, Jocler Turmina é um expert em encontrar novos rostos para ingressar no mercado da moda.  Após ter atuado durante muito tempo  em agências de grande porte no mercado nacional, este ano ele resolveu apostar na carreira solo e vai percorrer as principais capitais brasileiras à procura de modelos de destaque […]

Leia mais

Estudo afirma que comer chocolate previne arritmia no coração!

Comer chocolate todo dia previne arritmia no coração. Pelo menos é que diz é o que aponta um novo estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. O levantamento impressiona: recrutaram 55 502 homens e mulheres dinamarqueses, que foram acompanhados ao longo de 13 anos. Os cientistas analisaram as condições de […]

Leia mais

3 alimentos que passaram de mocinhos para vilões!

A correria do dia a dia é inegável, mas a fadiga e o cansaço crônico não são normais. É seu corpo sinalizando que algo não está certo, e isso pode ter a ver com a alimentação. O Dr. Rafael Freitas, idealizador do Doutor Nature (www.doutornature.com), aponta três alimentos – ditos saudáveis – que podem ser […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *