Investir em marketing pode ser a solução em momento de crise!

O começo de 2015 não está sendo fácil para todos os segmentos. Com as incertezas econômicas e a confiança do consumidor abalada, grande parte das empresas estão colocando o pé no freio na hora de realizar investimentos, lançar novos produtos no mercado ou até mesmo manter suas ações rotineiras de marketing e fidelização de clientes, buscando se adequar à redução do consumo economia. Mas será que essa é a melhor hora para minimizar os investimentos?

Segundo o diretor de marketing da Tecnisa, Romeo Bussarelo, “quando o mercado está ruim, o primeiro corte que se faz é o de marketing. O que não deveria acontecer, porque marketing não é despesa, é investimento. Mas as empresas ainda tem uma visão muito equivocada” – disse em recente entrevista ao Portal VGV.

E a avaliação do diretor não é singular, mas compartilhada por outros profissionais do setor. Bruno Lessa, diretor da agência Marketing SIM, defende que, em momentos de crise, o marketing deveria ser o primeiro setor a ser valorizado e não cortado. “Em vez de correr para cortar custos imediatamente com o marketing, a empresa deve procurar entender o seu consumidor, suas dúvidas e anseios neste momento que o levam a reduzir o consumo, e em seguida adequar sua estratégia para ir de encontro a estas necessidades. Isso gera uma identificação da marca com o consumidor, o que pode ser muito positivo”, afirmou o executivo.

01Para embasar a opinião, Lessa cita o exemplo de uma grande rede multinacional de supermercados que, durante um período de recessão, mudou sua estratégia para se posicionar como empresa que oferecia “preço baixo, sempre”, em um momento onde o consumidor buscava justamente economizar. “Em vez de suspender investimentos em marketing, eles primeiro buscaram entender o consumidor e depois reforçaram os investimentos nesta comunicação, e assim construíram uma marca forte, lucrativa, com um posicionamento muito claro. E hoje são uma das maiores empresas do mundo”.

Causas e efeitos: entenda o motivo do recuo de investimentos e onde mais o mercado é afetado

O primeiro mês de 2015 demonstrou o clima econômico que se instaurou no Brasil, mas foi de grande valia para quem ainda estava em fase de planejamento de marketing e de comunicação. Uma das grandes responsáveis pela freada no consumo é a inflação, que está em torno de 7,14% no acumulado dos últimos 12 meses, bem acima do teto da meta, e que é a principal causa para o aumento dos preços em todos os setores, além de diminuir o poder de compra dos consumidores. Apenas em janeiro o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) apresentou variação de 1,24%.

Investir em marketing pode ser a solução em momento de crise!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Você sabe o que realmente faz bem para o seu organismo? Descubra os hábitos e alimentos corretos!

Com o verão se aproximando, as pessoas começam a dar uma atenção especial no cardápio e inserir novos “hábitos saudáveis” no dia a dia. Mas nem tudo é o que parece. A doutora Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia revela os mitos e verdades sobre os alimentos e como utilizá-los ao seu favor. CHÁ […]

Leia mais

5 dicas para não errar num e-mail em inglês!

Antes visto como um diferencial, saber falar inglês tornou-se exigência básica no mercado de trabalho. O motivo é evidente: a língua inglesa está cada vez mais presente no nosso dia a dia, desde filmes, músicas tecnologia e expressões incorporadas à fala. Na hora de escrever um e-mail corporativo ou fazer reserva em um hotel para […]

Leia mais

67% da população mundial está infectada com o vírus Herpes. Saiba como se proteger!

Atenção,meus leitores e leitoras!!!!! A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, atualmente, 67% da população mundial está infectada com o vírus Herpes Simples do tipo 1. Também contagioso e incurável é o vírus Herpes Simples do tipo 2, mais conhecido como herpes genital. Mas estes estão longe de serem os únicos tipos da doença. […]

Leia mais

Estudo afirma que jejuar até a hora do almoço ajuda a emagrecer!

Desde pequeno ouvia dizer que o café da manhã é a alimentação mais importante do dia. Só que de acordo com um novo estudo, jejuar até a hora do almoço pode ser uma boa pedida para eliminar mais calorias. A pesquisa, que foi realizada pela universidades de Loughborough e Bedfordshire, descobriu que o simples ato […]

Leia mais

Carlos Iglesias relata a realidade da Amazônia em livro!

No próximo dia 19, acontece no Restaurante A Figueira Rubaiyat em São Paulo, o lançamento do livro Dr. Amazonas – A chave Para o Novo Mundo de Carlos Iglesias. Médico formado pela Faculdade de Medicina do ABC–SP e graduado em gastronomia pelo The Arts Institutes of New York, o autor relata nessa obra sua expedição […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *