GRU Airport passa a divulgar mensalmente pesquisa de satisfação de passageiros!

4Ao completar uma série histórica de 24 meses, a Pesquisa de Satisfação de Passageiros do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo será divulgada mensalmente a partir de março. Realizada pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) desde que a Concessionária assumiu a gestão plena do Aeroporto de Guarulhos, em fevereiro de 2013, o levantamento segue as regras e diretrizes metodológicas estabelecidas anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A última pesquisa, referente ao mês de fevereiro de 2015, apresenta uma melhora geral nos 34 itens avaliados pelo levantamento, quando comparados com o mesmo período de 2014. Os itens melhor avaliados pelos passageiros foram “Estado geral de limpeza” e “Gentileza e auxílio dos funcionários que trabalham no aeroporto”, ambos com nota 4,3, em uma escala de 1 a 5. No comparativo fevereiro de 2014 e de 2015, o critério “Satisfação Geral” apresentou variação positiva de 11,1%, passando de 3,6 para 4.

As maiores variações ocorreram na avaliação dos critérios “Conforto dos assentos no saguão de embarque” (21,9%), seguido de “Limpeza dos banheiros” (21,2%) e “Facilidade em achar assento disponível no saguão de embarque” (20,0%).

Os critérios que apresentaram as menores variações foram “Facilidade em achar carrinho de bagagem” (2,4%), que já possui nota alta (4,2), e “Localização dos serviços bancários” (2,9%). Os itens que apresentaram a menor evolução das notas no conjunto da Pesquisa foram “Custo-benefício dos restaurantes e bares” e “Custo-benefício do estacionamento”, ambos com nota 2,8.

Para o diretor do GRU Airport, Marcus Santarém, as pesquisas de satisfação têm sido uma importante ferramenta na adoção de estratégias de atuação e na execução de melhorias. “É a partir da percepção dos passageiros que conseguimos ver com mais clareza as áreas onde precisamos investir ou mesmo melhorar a eficiência operacional”, explica o diretor.

Entre as ações já realizadas pela Concessionária que refletem em uma melhora na avaliação dos passageiros, estão o aumento do número de vagas de estacionamento, que saltou de 3,9 mil no período pré-concessão para mais de 8 mil atuais, a diversificação do mix de lojas, de 102 para 239 estabelecimentos comerciais, e a reforma e ampliação dos banheiros no embarque e desembarque.

Metodologia

Mensalmente, a Anac elabora um Plano Amostral para a realização das entrevistas, definindo sete dias consecutivos de cada mês para a produção da pesquisa. O plano de execução de entrevistas deve conter informações sobre código da empresa aérea, número do voo, dia da semana em que serão realizadas as entrevistas e quantidade de passageiros que serão entrevistados por voo em cada dia da semana. Para cada dia de pesquisa em um determinado voo, devem ser entrevistados pelo menos dois passageiros.

A coleta de dados da Pesquisa de Satisfação dos Passageiros é realizada por meio de entrevistas diretas próximas ao portão de embarque dos voos sorteados. O pesquisado é selecionado por meio de sorteio eletrônico realizado por um equipamento tipo tablet, utilizado também para a entrevista.

As notas dadas pelos passageiros variam em uma escala de 1 a 5, sendo 5 para “muito bom”, 4 para “bom”, 3 para “satisfatório”, 2 para “ruim” e 1 para “péssimo”. O passageiro pode também indicar que não utilizou o serviço avaliado ou não sabe avaliar.

Entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2015 foram realizadas 9.697 entrevistas, uma média de 746 entrevistas nestes 13 meses considerados com variação de 620 a 941 entrevistas por mês. Apenas em fevereiro deste ano, foram realizadas 827 entrevistas.

Sobre a Concessionária

No dia 6 de fevereiro de 2012, o consórcio formado pelas empresas Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado o vencedor do leilão de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país, com movimento de cerca de 39,5 milhões de passageiros em 2014. Com a assinatura do contrato foi formada a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., com 51% das ações pertencentes à Grupar (grupo Invepar e ACSA) e 49%, à Infraero. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 90% e a ACSA, de 10%.

 

GRU Airport passa a divulgar mensalmente pesquisa de satisfação de passageiros!



VEJA MAIS SOBRE Turismo


Casamentos na Igreja de Trancoso poderão ser suspensos!

Rola um movimento nas redes sociais contra o Hotel Uxua de Trancoso. É que, segundo alguns promoters da região, os donos do empreendimento querem colocar um fim nos casamentos que acontecem na tradicional igreja de São João Batista, que fica no quadrado do balneário. A assessoria de imprensa do Hotel Uxua, afirma que a intenção […]

Leia mais

A ilha paradisíaca preferida de Leo Di Caprio e Brad Pitt. Vem ver!

A ilha paradisíaca preferida de Leo Di Caprio e Brad Pit fica localizada na região de Belize, no Caribe. Por lá um resort superluxuoso tem chamado a atenção dos grandes artistas de Hollywood. Batizada de “Cayo Espanto”, a ilha privada de cinco estrelas é tão popular entre as maiores celebridades que, em 2011, todos os […]

Leia mais

20 motivos para visitar o Alentejo!

Quando escolhemos um destino para viajar procuramos por lugares diferentes, que nos proporcionem experiências únicas e memórias que ficarão guardadas para a vida toda. Decidir não é uma tarefa fácil, ainda mais com o mundo inteiro entre as opções. O Alentejo, em Portugal, possui características únicas, belas paisagens, gastronomia incrível, vinhos premiados e povo hospitaleiro. […]

Leia mais

Presídio vira hotel. Conheça agora!

E quando eu penso que já vi de tudo,eis que me aparece um hotel que promove a experiência de passar uma noite no interior de um presídio. Localizado no distrito de Udomsook, na Tailândia, o hotel Sook Station Bangkok é a mais nova atração para os curiosos que já se perguntaram como é o interior […]

Leia mais

7 destinos que todo estudante precisa conhecer!

As férias podem até ter acabado, mas nada impende os estudantes de planejarem a próxima aventura, não é mesmo? Que tal sair da sala de aula e ver na prática os conteúdos aprendidos ao redor do mundo? Essa é a dica que a Royal Holiday apresenta para os alunos e a toda família. Comemorado no […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *