Ford testa tecnologia que pode acabar com os sinais vermelhos!

A Ford não para de lançar novidades! A montadora apresentou no Reino Unido uma nova tecnologia que pode tornar os semáforos coisa do passado – veja o vídeo. O gerenciamento de prioridade nos cruzamentos (Intersection Priority Management – IPM) usa a comunicação veículo a veículo (V2V) e sugere a velocidade que eles devem seguir para passar nos entroncamentos com segurança sem precisar parar.

O sistema é inspirado na forma como os pedestres negociam seu caminho na multidão, diminuindo ou aumentando a velocidade para evitar esbarrões. A tecnologia foi demonstrada nas ruas de Milton Keynes, no Reino Unido, dentro do programa Autodrive, que conclui esta semana seus dois anos de duração, com um orçamento de 20 milhões de libras para incentivar o desenvolvimento de tecnologias de segurança e eficiência do trânsito.

“Sabemos que os cruzamentos e semáforos podem ser um pesadelo para os motoristas”, disse Christian Ress, supervisor de Tecnologias de Assistência ao Motorista, na Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.

“Com a tecnologia de carros conectados imaginamos um mundo em que os veículos sejam mais conscientes uns dos outros e do ambiente, permitindo uma colaboração inteligente nas ruas e junções”.
O motorista médio passa dois dias por ano esperando em semáforos. Porém, mais que aborrecidos, os cruzamentos causam até 60% dos acidentes de trânsito. Evitar essas paradas, além de ganhar tempo, também pode economizar combustível.

No teste, os carros foram equipados com sistemas de comunicação V2V que informam sua localização, direção e velocidade. O sistema a bordo identifica um cruzamento próximo e a trajetória dos veículos ao redor. Então, sugere a velocidade ideal de cada veículo para atravessar o cruzamento com segurança.

Os veículos da demonstração foram dirigidos por motoristas, mas a tecnologia poderá ser usada também em veículos autônomos. A automação de como os veículos negociam entre si nos cruzamentos pode trazer, um dia, o fim dos semáforos e sinais de trânsito. Os veículos autônomos atuais operam de forma independente, usando as tecnologias de sensores e mapas a bordo. Com os sistemas de comunicação V2V e veículo-para-tudo (V2X), eles poderão aumentar sua eficiência no futuro.

Outras tecnologias apresentadas no programa Autodrive são o alerta de colisão em cruzamentos, o aviso de velocidade ideal para sinal verde, o estacionamento colaborativo – que cria um mapa compartilhado das vagas disponíveis – e o sistema que informa a localização e distância de um veículo de emergência quando ele se aproxima.

Ford testa tecnologia que pode acabar com os sinais vermelhos!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


É crime agredir ou matar um cachorro? Advogada criminalista explica!

Por  Adriana Filizzola D’Urso* Recentemente, a morte de um cachorro agredido em um supermercado gerou grande polêmica e protestos de muitas pessoas no Brasil e fora do país. Tratava-se de um cão abandonado, que estaria na loja do supermercado há alguns dias, recebendo água e comida de funcionários e de pessoas que frequentavam o local. […]

Leia mais

UOL vence Caboré 2018 na categoria “Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo”!

A o UOL está em festa! A maior empresa de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, foi o vencedor do Prêmio Caboré 2018 na categoria Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo. A cerimônia de premiação aconteceu ontem, no Credicard Hall, em São Paulo, e reuniu os principais nomes do mercado publicitário nacional. […]

Leia mais

Cachorro espancado até a morte no Carrefour causa revolta na web!

Muitos internautas anônimos e famosos, estão revoltados com a morte de um cachorro envenenado e espancado por um segurança do Carrefour na última sexta-feira, 30 em Osasco (SP). A população vem cobrando nas  redes sociais,  um posicionamento da rede de supermercados sobre o ocorrido. Até agora, nada! Confira abaixo os famosos que se manifestaram!   […]

Leia mais

Cientistas testam anticoncepcional masculino em gel!

É isso mesmo meus leitores. Um gel pode ser o novo método anticoncepcional para homens! Realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), o estudo envolverá 420 casais. Isso representa um avanço na área dos anticoncepcionais e poderá proporcionar maior igualdade no planejamento familiar. O tratamento experimental é feito […]

Leia mais

Confirmado: Brasil sediará 11ª Cúpula do Brics em 2019!

Está confirmadíssimo! Em 2019, a 10ª Cúpula do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, será realizada no Brasil. O anuncio foi feito ontem, 30, por meio de nota oficial, após reunião do presidente Michel Temer com os líderes do grupo, em Buenos Aires, na Argentina, onde participam da Cúpula […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *