Faturamento do e-commerce no Brasil deve alcançar R$ 53,5 bilhões durante a Black Friday 2018!

Em 2018, a previsão é de que a Black Friday, que será no dia 23 de novembro, impacte 84% dos consumidores, segundo um estudo do e-Bit. A ação, que estreou em 2010 no Brasil, ganhou tanta força no varejo que as pessoas acabam por antecipar as compras do Natal ou até aproveitam para comprar algo que pensavam para médio prazo. No dia, muitas lojas oferecem grandes descontos e os consumidores aproveitam condições para lá de especiais. “No Dia das Mães, as lojas virtuais brasileiras faturaram R$ 2,11 bilhões, um crescimento nominal de 12% com relação a 2017. Para a Black Friday, esperamos o mesmo crescimento. Estimamos que 60 milhões de brasileiros façam compras online e o faturamento do e-commerce no Brasil alcance R$ 53,5 bilhões”, afirma Maurício de Andrade, Diretor de Operações da MLX Web, empresa baiana, pioneira em soluções Full Commerce no Norte/Nordeste.

O Black Friday no Brasil é a principal data para as lojas virtuais em volume de vendas. Para aproveitar ao máximo esse período, alguns cuidados são fundamentais, para garantir a lucratividade sem prejudicar a reputação da loja virtual. “É importante escolher itens específicos para o período, e trabalhar descontos expressivos. Se a sua loja tem 100 itens, é recomendável escolher 10, e aplicar descontos de 70%, ao invés de aplicar um de 30% em toda a loja”, explica Maurício. Vale lembrar que são descontos expressivos, únicos e exclusivos para a data, e para conseguir aplicá-los, tudo começa com a negociação com os fornecedores e fabricantes, alerta o empresário.

Atenção para o estoque e definição do mix de produtos a ser trabalhado também são pontos cruciais para que as lojas virtuais tenham um bom desempenho. Outra grande preocupação, no caso das lojas online, é a entrega. “Respeitar sempre o prazo de entrega informado no site e lembrar que as transportadoras e principalmente os Correios aumentam bastante o volume transportado nessas datas. O recomendado é o cliente receber o código de rastreamento do pedido em até 48 horas após a confirmação do pagamento”, acrescenta o diretor de operações da MLX Web.

Vale lembrar que entre 2016 e 2017, houve um crescimento de 16% no volume de vendas da Black Friday no Brasil, e as lojas virtuais chegaram a faturar R$ 2,48 bilhões, nas 24 horas da Black Friday. Em 2017, a data obteve uma alta de 10,3% ante os resultados registrados em 2016. O número de pedidos cresceu 14%, de 3,3 milhões para 3,76 milhões. “O Brasil tem aderido cada dia mais, ao comércio eletrônico. O setor está aquecido mesmo no cenário de crise econômica internacional e potencializar a presença de empresas na nossa região, é muito importante para ampliarmos ainda mais esse mercado”, conclui Maurício.

Faturamento do e-commerce no Brasil deve alcançar R$ 53,5 bilhões durante a Black Friday 2018!



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