Estudo mostra que Pilates ajuda a controlar diabetes tipo 2 em mulheres idosas!

Um programa de 12 semanas de Pilates ajudou a melhorar a capacidade funcional e colaborou para melhorar o controle da glicemia (nível de glicose no sangue) em mulheres idosas. Essas foram as principais conclusões de um estudo que acaba de ser publicado no The Journal of Strength & Conditioning Research.

Participaram do estudo mulheres com idade média de 65 anos. Elas foram divididas em dois grupos: um grupo controle, que não praticou Pilates, e o grupo do estudo, que praticou três sessões semanais, de 60 minutos de Pilates, durante 12 semanas.

Como resultado, o grupo que praticou Pilates, quando comparado ao grupo controle, apresentou melhoras na glicemia pós-prandial (medida após as refeições) e na hemoglobina glicolisada (exame que mostra a média da concentração da glicose no sangue entre 60 a 90 dias), assim como melhora na capacidade funcional.

Opinião de especialista
Não é novidade que o Pilates é benéfico para quem já passou dos 60 anos. Entretanto, este novo estudo revela mais um ótimo e importante motivo para escolher o Pilates como uma atividade física. O diabetes tipo 2 é considerado um problema de saúde pública, sendo um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que matam por ano cerca de 300 mil pessoas no Brasil.

Segundo a fisioterapeuta e especialista em Pilates, Walkiria Brunetti, a atividade física, desde que frequente, é uma das melhores maneiras de manter os níveis de glicose adequados e isso para quem tem diabetes é ainda mais importante.

Pilates: mil e uma utilidades
“Embora algumas pessoas possam pensar que o Pilates é uma atividade que está na moda, há evidências científicas cada vez mais importantes de que o método é benéfico para a saúde como um todo”, afirma Walkiria.

“Precisamos lembrar que a população brasileira está envelhecendo e doenças como o diabetes tipo 2 se tornarão cada vez mais comuns, principalmente porque temos altos índices de obesidade e sedentarismo, que são fatores de risco para o desenvolvimento da doença”, reflete a fisioterapeuta.

O envelhecimento traz consigo um maior risco de desenvolver doenças crônicas, como também de perder a capacidade funcional, ou seja, a autonomia e a independência. “Por isso, o Pilates é um dos métodos mais indicados para pessoas como mais de 60 anos e agora temos mais um excelente motivo para corroborar os benefícios da atividade e incentivar que as pessoas optem por esta modalidade”, comenta a especialista.

Adaptação e individualização
O Pilates tem algumas vantagens importantes para pessoas idosas, como sua adaptação de acordo com o grau de capacidade funcional, dores, etc. Também é um método que permite aulas individuais, mais bem assistidas e personalizadas. Lembrando que o diabetes tipo 2 também atinge pessoas mais novas, então ele também pode ajudar quem tem a doença e precisa encontrar uma maneira de controlar melhora a glicemia. Que tal a ideia?

Estudo mostra que Pilates ajuda a controlar diabetes tipo 2 em mulheres idosas!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


A revista norte-americana Time foi vendida por US$ 190 milhões!

A renomada revista norte-americana Time foi vendida por 190 milhões de dólares (cerca de 790 milhões reais) para o casal Marc e Lynne Benioff, cofundadores da empresa de tecnologia Salesforce, pioneira em computação em nuvem. Marc e Lynne adquiriu a Time por interesse pessoal. Em um comunicado, eles disseram que “a família não se envolverá […]

Leia mais

Restaurante oferece buffet de graça para criança com câncer!

Vejam que bacana, meus leitores! O restaurante “Sophia Osteria”, nos Jardins, em São Paulo, oferece o seu buffet de graça para crianças em tratamento no Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil), hospital público ligado ao Hospital das Clínicas.O dono do local, Manoel Almeida colocou uma placa oferecendo a alimentação gratuita para os pequenos pacientes […]

Leia mais

Brasil ganha primeiro restaurante ítalo-japonês das Américas!

Tem novidade das boas no mundo gastronômico! O Brasil acaba de ganhar o primeiro restaurante ítalo-japonês das Américas, o Tartuferia Giapponese, com cozinha contemporânea que promete sacudir o mercado gastronômico brasileiro. A nova casa abriu as portas com conceito ousado, super inovador e uma culinária única, que mistura a clássica cozinha japonesa com a italiana, […]

Leia mais

Brasil ganha primeira startup de aplicações para robôs de serviços!

Brasileiros que se surpreendem vendo anúncios de autômatos de feições humanas trabalhando em lojas e hotéis do Exterior podem ir se preparando: o Brasil acaba de ganhar sua primeira startup especializada em criar aplicações práticas para “robôs de serviços”, que fazem atendimento no comércio e até residências. A empresa chama XRobô, está sediada em São […]

Leia mais

Piloto baiano vai disputar o Mundial de Motosurf nos Estados Unidos!

O 4º lugar para Bruno Jacob em 2017 não foi suficiente. Por isso, o piloto baiano quer levar a bandeira brasileira para o lugar mais alto do pódio na etapa americana do Mundial de Motosurf Freeride 2018, que acontece na praia de Pacific City, Oregon (EUA) entre 7 e 9 de setembro. Treinando intensamente nos […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *