Estudo afirma que dieta mediterrânea atrasa deterioração cognitiva. Saiba mais!

4

Quem vive tentando manter o peso ideal é bom saber! A dieta mediterrânea, com consumo de azeite de oliva virgem e frutos secos, atrasa a deterioração cognitiva das pessoas associada ao envelhecimento, segundo um estudo realizado pelo Hospital Clínic e cujos resultados foram publicados nesta segunda-feira na revista “JAMA Internal Medicine”.

O estudo, que fez um acompanhamento durante quatro anos de 447 voluntários, com uma média de idade de início de 67 anos, figura dentro do projeto PREDIMED (Prevenção com Dieta Mediterrânea) e revelou que as pessoas que seguem essa dieta complementada com azeite de oliva extra virgem ou frutos secos têm uma melhor função cognitiva do que as pessoas atribuídas à dieta controle.

O trabalho foi coordenado pelo doutor Emilio Ros, membro do serviço de Endocrinologia e Nutrição do Hospital Clínic, do Instituto de Pesquisas Biomédicas August Pi Sunyer e do Ciberobn (Centro de Pesquisa Biomédica em Rede Fisiopatologia da Obesidade e Nutrição).

Ros explicou que o aumento na frequência das doenças como o Alzheimer ou outros tipos de demência associadas à avançada idade da população fez com que encontrar estratégias singelas que possam prevení-las ou atrasá-las tenha se transformado em uma prioridade de saúde pública.

Diversos estudos já tinham sugerido que existe uma relação entre os hábitos alimentícios e a função cognitiva e que o estresse oxidativo (a incapacidade do corpo para eliminar as toxinas) tem um papel-chave na aparição de doenças neurodegenerativas.

Assim, uma dieta que contém alimentos antioxidantes pode proporcionar proteção contra estas doenças.

No estudo com os 447 voluntários sãos em nível cognitivo, mas com alto risco cardiovascular, de ambos sexos, os médicos atribuíram uma dieta mediterrânea suplementada com azeite de oliva extra virgem, uma dieta mediterrânea com um extra de frutos secos e uma dieta controlada baixa em gordura.

Após quatro anos de acompanhamento, os médicos avaliaram a função cognitiva mediante teste neuropsicológicos ao início e no final da pauta alimentícia marcada e comprovaram que havia uma melhora da função cognitiva nos participantes que seguiram a dieta mediterrânea suplementada com relação aos que fizeram a dieta controle, na qual foi constatada uma deterioração cognitiva, e que esta melhora era independente de variáveis como a idade ou o sexo.

Segundo Ros, a dieta com frutos secos foi mais eficaz para melhorar a memória, enquanto a de azeite de oliva influenciou de forma propícia na cognição frontal (função executiva).

“Estes efeitos beneficentes da dieta mediterrânea são provavelmente devido à grande quantidade de agentes anti-inflamatórios e antioxidantes que proporciona”, disse Emili Ros, que destacou que se trata da primeira vez que em um teste clínico destas características é possível relacionar as mudanças na deterioração cognitiva com os hábitos alimentícios.

Estudo afirma que dieta mediterrânea atrasa deterioração cognitiva. Saiba mais!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


9 maiores dúvidas das mamães sobre sexo pós-parto. Vem saber!

Para solucionar estas e outras dúvidas, o site UOL entrevistou Alberto Guimarães, ginecologista, obstetra e um dos criadores do programa Parto Sem Medo; Cecilia Pereira, ginecologista da All Clinik, do Rio de Janeiro (RJ); Cristina Carneiro, ginecologista e obstetra, de São Paulo (SP); Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, autor do livro “Gestação: mitos e verdades […]

Leia mais

Exagerou na bebida? 6 dicas para evitar a ressaca!

Além da moderação e a da importância de não misturar muitos tipos de bebidas alcoólicas, existem outras formas bastante eficazes de prevenir uma ressaca ou de, pelo menos, atenuar as suas consequências. Em primeiro lugar, beba dois copos de água antes de sair de casa, depois, o melhor é comer antes de começar a beber. […]

Leia mais

Aprenda a queimar mais calorias durante a caminhada!

5 dicas para você queimar mais calorias durante a caminhada! 1. Aproveite as subidas. Se estiver andando ao ar livre, aproveite para subir montes. Na cidade, use ladeiras. 2. Prefira fazer tracking. Caminhadas ao ar livre, que forçam desvios de pedras e maior estabilidade corporal, são melhores para queimar calorias. Este tipo de caminhada também […]

Leia mais

Mulher grávida no volante – 4 dicas para dirigir com segurança!

O médico e supervisor de Saúde da Ford Brasil, Edson Kayanuma, lista algumas das medidas de segurança que devem ser consideradas pelas gestantes ao dirigir: • Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a […]

Leia mais

Odontofobia – 7 dicas para se livrar do medo de dentista!

A odontofobia, nome dado a quem tem medo de dentista, acontece geralmente na infância, muito por conta do famoso barulhinho do motor dos aparelhos odontológicos ou até mesmo por meio de desenhos animados que retratam a ida ao dentista como algo doloroso. Por isso, é importante que tanto os pais quanto os profissionais da área […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *