Doenças de inverno: será que é só um resfriado?

Espirros, coriza, congestão nasal e dores de cabeça podem ser sintomas de um resfriado. Porém, na maioria dos casos, esses sinais podem estar atrelados a doenças respiratórias crônicas. Segundo o Dr. Alexandre Kawassaki, pneumologista do Hospital 9 de Julho, cerca de 10% dos brasileiros apresentam quadros variados de asma, enquanto 30% sofrem com rinite alérgica. “Os sintomas dessas doenças são facilmente confundidos com o de um resfriado, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento adequado, essencial para se evitar complicações, como infecções graves ou crises respiratórias” explica o especialista.

Segundo o Dr. Kawassaki, além das quedas de temperatura, a baixa umidade do ar é responsável por boa parte das crises respiratórias. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde)*, o índice ideal da umidade do ar para manter o sistema respiratório em boas condições de saúde é em torno de 60%. Durante o inverno, esse número costuma cair para 30%. O especialista ressalta que os problemas respiratórios e as infecções por vírus e bactérias também se tornam mais frequentes por causa do ressecamento das mucosas das vias aéreas. Todos esses fatores podem desencadear e agravar os casos de asma, além de sangramento nasal e alergias.

Para saber diferenciar o resfriado de outros problemas, listamos abaixo as principais doenças respiratórias e quais são os seus sintomas. Confira!

Asma/Bronquite: O nome correto da doença é asma, mas é mais conhecida por “bronquite”. Caracteriza-se pela inflamação dos brônquios, vias que conduzem o ar que é respirado até os alvéolos pulmonares (pequenas estruturas que fazem a troca gasosa entre o ar e sangue nos pulmões). No paciente com asma, os brônquios deixam de eliminar o muco pelas vias respiratórias e acumulam secreção, causando as inflamações e dificultando a passagem do ar.

Pneumonia: O Dr. Kawassaki alerta que algumas gripes podem evoluir para uma pneumonia. A doença é uma infecção dos alvéolos, estruturas pulmonares responsáveis pela oxigenação do sangue. Os principais sintomas são tosse, dores no peito e nas costas, febre e fadiga. Durante o inverno, são muito comuns as pneumonias virais, com origem por meio do mesmo vírus da gripe. O grupo de maior risco são crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade, por apresentarem consequências mais graves se a doença não for tratada rapidamente.

Rinite: Com a queda da umidade e o aumento da poluição do ar, as crises de rinite,  inflamação da mucosa nasal, são mais comuns pela inalação de alérgenos (substâncias que causam alergia como a poeira e pelo de animais). Os sintomas podem ser vermelhidão nos olhos, coceira na região do nariz e garganta, por conta do ressecamento do ar, e espirros frequentes.

Sinusite: A sinusite é parecida com a rinite, muitas vezes sendo considerada mais grave. É caracterizada por tosse produtiva e sensação de secreção escorrendo pela garganta, podendo ocorrer dores no rosto, principalmente na região da testa e maxilas. Isso acontece devido a inflamação da mucosa dos seios da face que gera essa dor. A doença é normalmente tratada com o uso de antibióticos e lavagem nasal. Por isso, o diagnóstico precoce é importante para evitar a progressão da doença.

Para amenizar os sintomas, o Dr. Kawassaki explica que é importante não ficar em ambientes fechados ou mantê-los, sempre que possível, umidificados e ventilados. “Outras dicas como fazer limpeza nasal com soro fisiológico diariamente, limpar os ambientes com panos úmidos para que a poeira não se espalhe também são algumas alternativas para passar o inverno mais saudável” explica o médico, que reforça “Em casos de piora dos sintomas, é importante procurar o atendimento médico o quanto antes”.

Doenças de inverno: será que é só um resfriado?



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Mansão de José Dirceu é arrematada em leilão por R$ 465 mil!

Ontem, uma mansão de José Dirceu foi arrematada no bairro da Saúde, Zona Sul de São Paulo. O comprador foi identificado apenas como “Jorge 1960”. O imóvel tem área de 200 metros quadrados e foi arrematada por 465,1 mil reais, pouco mais da metade do valor de avaliação, de 750 mil reais. Os bens de […]

Leia mais

Grávida faz exercícios? Entenda os benefícios deles para a gestação!

Não é de hoje que a gravidez deixou de ser sinônimo de repouso. E agora, estar com um barrigão não é mais desculpa para pausar a rotina de exercícios e muito menos, para deixar de lado a vontade de iniciar novas atividades, mesmo que seja em uma intensidade moderada. A orientação para a realização de […]

Leia mais

Turista morre após acidente em brinquedo recém inaugurado do Beach Park!

Que tristeza! O radialista paulista Ricardo José Hilário Silva, 43 anos, faleceu após sofrer um acidente em um brinquedo do parque aquático cearense Beach Park. A vítima, que era locutor da Rádio Nova Brasil de São Paulo, teria sido arremessada de uma boia da atração Vainkará, que foi inaugurada no último sábado com presença de […]

Leia mais

Hyundai Motor Brasil tem novo presidente!

Eduardo Jin é o novo presidente da Hyundai Motor Brasil . O executivo substitui William Lee, que foi nomeado para assumir a liderança da Hyundai Motor América do Norte. Hyundai Motor Brasil tem novo presidente! Relacionado

Leia mais

Avianca Brasil anuncia nova diretora de Marketing!

A Avianca Brasil anuncia Thais Skitnevsky Grinberg como diretora de Marketing. No embalo, ela assumirá também a diretoria de Negócios e Marketing do Programa Amigo. Com mais de 20 anos de experiência, a executiva que teve cargos de liderança em empresas como a Credicard, Orbitall, Amcham, Citibank, Stelo e Banco Safra, será responsável por fortalecer […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *