Descubra o poder dos alimentos funcionais na nutrição estética!

A chef Lidiane Barbosa fala sobre o tema no Meeting Brasileiro de Nutrição e Estética e ensina receitas deliciosas e nutritivas.

A chef Lidiane Barbosa fala sobre o tema no Meeting Brasileiro de Nutrição e Estética e ensina receitas deliciosas e nutritivas.

Como a Gastronomia Funcional pode potencializar a nutrição estética, atuando como importante instrumento de saúde? No próximo dia 16, durante o Meeting Brasileiro de Nutrição e Estética, um dos mais importantes eventos para atualização científica no universo da nutrição estética, a chef de cozinha Lidiane Barbosa vai explicar, durante uma palestra, como determinados tipos de alimentos ajudam a manter a saúde e a beleza.

 Considerada a gastronomia inteligente, a Gastronomia Funcional consiste na utilização e combinação dos melhores compostos bioativos de cada alimento, sempre dando atenção a questões como a preservação e a ativação de nutrientes. Ela tem como princípio a ideia de enriquecer, complementar, somar. “Um exemplo: as brássicas (brócolis, couve, repolho) ajudam nosso organismo a digerir melhor a gordura dos alimentos. Ao optamos por consumir uma carne um pouco mais gordurosa, o ideal é preparar um pesto, ou molho ou mesmo uma brássica refogada para ajudar o organismo nessa digestão. São muitos exemplos do que pode ser aplicado. É um mundo mágico, onde as combinações são verdadeiras alquimias”, diz a chef.

 Os alimentos funcionais são todos aqueles alimentos ou ingredientes que, além das funções básicas inerentes a eles, produzem também efeitos metabólicos ou fisiológicos benéficos à saúde. Eles ajudam a combater, por exemplo, o estresse oxidativo, causador de danos como o envelhecimento precoce. “Frutas, verduras, óleos essenciais, sementes e cereais possuem importantes efeitos antioxidantes por auxiliarem na diminuição ao dano oxidativo do DNA das células”.

 Esse estresse oxidativo se dá por estresse emocional, exposição à luz solar, alta ingestão de ácidos graxos, frituras e trans, metais tóxicos – mercúrio, chumbo, alumínio–, consumo excessivo de medicamentos, prática excessiva de exercícios, exposição a poluentes, entre outros. “A produção de radicais livres é normal, faz parte do nosso processo biológico/fisiológico, mas o que não pode acontecer é o desequilíbrio. Precisamos ficar atentos para que não soframos as consequências em nossa saúde e, quando falamos em nutrição estética, falamos também da saúde da nossa pele”.

Uma boa nutrição supre inclusive algumas deficiências provenientes de uma “carga” genética dos nossos genes, afinal, nada é definitivamente determinado. Aquele que carrega o gene FOT (gene da obesidade), por exemplo, ao proporcionar ao seu organismo as melhores ferramentas, que garantirão a ele um funcionamento 100%, estará, por meio de cada garfada, preparando um futuro saudável”, diz o nutricionista Gabriel de Carvalho, pós-graduado em Medicina Funcional nos EUA, e que também estará presente no Meeting Brasileiro de Nutrição e Estética com sua palestra 100% inédita Poli fenóis e saúde da pele.

Ao compensar as deficiências da nossa carga genética (que já vem com doenças pré-determinadas) e ajudar nosso organismo a entrar em equilíbrio, conseguimos alcançar mais qualidade de vida. Os fitogenéticos contêm recursos que podem desempenhar papel estratégico na nossa nutrição. “Cuide de sua saúde, pratique nutrição funcional, pois, em cada garfada seu futuro está sendo definido”, orienta a chef.

Abaixo algumas informações sobre as receitas ricas em alimentos funcionais criadas por Lidiane Barbosa:

TORTILHAS DE SEMENTES : Com trigo sarraceno, pepitas de girassol, avelãs, linhaça e biomassa de banana verde.

 Trigo sarraceno:

Rico em fibras, é mais proteico que a farinha de arroz e farinha de trigo. É rico também em Vitamina B6 e auxilia na prevenção da acne.

Pepitas de girassol:

Poderoso antioxidante, rico em fitoesteróides. 1 xícara corresponde a 90,5 % das necessidades diárias de Vitamina E.

Avelãs:

Além de reduzir a oxidação, tem grande influência no LDL, que resulta em maior controle das doenças cardiovasculares.

Linhaça:

Fonte de fibras, ácido alfa linolênico e lignanas.

Biomassa de banana verde:

Auxilia a obter uma microbiota saudável, ajudando a assimilar os nutrientes da melhor forma. Além de baixo IG, é garantia de saciedade.

HUMMUS DE TOMATE SECO: com Avocado, azeite de oliva extra virgem, tomate, gergelim, alho e limão.

Avocado:

Além de um excelente antioxidante, dentre outras qualidades, possui ácidos graxos saudáveis.

Azeite de oliva extra virgem:

Rico em vitaminas E e K. Melhor em preparações cruas ou em finalizações de pratos.

Tomate:

Maior fonte do carotenoide licopeno. Este se torna mais biodisponível quando aquecido e macerado. Excelente fonte de Vitamina C e rico em antioxidantes.

Gergelim:

Fonte de fibras, cálcio ferro e zinco, além de possuir funções antioxidantes.

Alho cru:

Possui diversos fito-químicos. Quanto mais cru, melhor de se consumir e, quanto mais macerado, mais temos acesso a seus nutrientes. A alicina é um de seus compostos.

Limão:

Frutas citricas são ricas em substancias antioxidantes, como beta caroteno, flavonoides, terpenos, limonoides, cumarinas e vitaminas C. Também estimulam a digestão.

Sobre Lidiane Barbosa

Graduada em Gastronomia pela Escola de Restauració i Hostalatge de Barcelona (Eshob), pós- graduada em Gastronomia Funcional pela Faculdade Método de São Paulo (Fames), Lidiane vem atuando como consultora de cardápios de restaurantes com enfoque em Gastronomia Funcional e como professora de Gastronomia Funcional da pós- graduação Nutrinew (Rio de Janeiro).

Descubra o poder dos alimentos funcionais na nutrição estética!



VEJA MAIS SOBRE Beleza


10 opções de esmalte nude para todos os gostos!

Elegância e versatilidade estão sempre em alta. Uma das poucas tonalidades que consegue juntar essas duas qualidades é o nude. A cor caiu no gosto das brasileiras há algumas temporadas e parece que veio para ficar. O nude é uma das maiores tendências do ano. Além de aparecer como principal aposta em editoriais e passarelas […]

Leia mais

Maquiagem linda em 3…2…1!

Tá a fim de um olho gatinho e maçãs do rosto iluminadas mas não sabe nem como começar a se maquiar? Confira dicas para principiantes da maquiadora Leila Turgante, makeup artist do HLS Coworking em São Paulo e apresentadora do quadro Tapa no Visual, do Mais Você, da Rede Globo. Você vai precisar de base líquida, […]

Leia mais

5 produtos que a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton não dispensa!

Fizemos uma pesquisa, e descobrimos os 5 produtos, que a  Duquesa de Cambridge, Kate Middleton não dispensa.  Confira abaixo!!!!   5 produtos que a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton não dispensa! Relacionado

Leia mais

Probióticos são os novos aliados da pele. Saiba mais!

O renomado dermatologista Jadis Volpe explicou para a revista Veja, que os probióticos estão sendo utilizados na forma de cremes para aliviar problemas de acne e até rugas. Os estudos “mostraram melhorias da inflamação nas espinhas, sendo considerados uma alternativa promissora à utilização de antibióticos orais de controle da doença”. Os estudos também analisaram a eficácia […]

Leia mais

Negra Li acaba de lançar uma linha desenvolvida para cabelos cacheados!

A talentosa Negra Li acaba de lançar uma linha desenvolvida para cabelos cacheados em parceria com a Lunix Cosméticos. Grávida de seu segundo filho, Noah,a cantora e atriz desenvolveu quatro produtos: Shampoo, Condicionador 3 em 1, Mousse sem enxágue e Óleo Finalizador. “Eu participei de todo o processo de criação dessa linha. Testei tudo”, afirma […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *