Cuidados na hora de transportar os pets. Já pensou nisso?

Cada vez mais considerados membros da família, os nossos pets merecem cuidados especiais e segurança, além de muito amor e carinho.  De acordo com o último levantamento do IBGE, divulgado em junho, hoje há mais cachorros que crianças nos lares brasileiros. De cada 100 famílias, 44 têm pets, enquanto 36 têm filhos de até 14 anos.

 Alguns cuidados devem ser observados na hora de transportar seu animal de estimação no carro, pois além de garantir a segurança do seu bichinho e dos demais ocupantes do veículo, você pode evitar uma multa indesejada. Confira o que que prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

 Artigo 235 – A condução de animais, pessoas ou carga nas partes externas do veículo (na caçamba, por exemplo), é considerada infração grave. Além de somar cinco pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o condutor arca com multa de R$ 127,69.

 Artigo 252 – Dirigir veículos transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas é considerado infração média com muita de R$ 85,13, e o motorista perde quatro pontos na carteira.

 Muita gente costuma levar os pets no colo, mas, mesmo que isso não renda uma multa, não é a melhor maneira de transportá-los. A forma mais indicada é colocar o cinto de segurança, prendendo-o a coleira peitoral, ou levá-los em uma caixa de transporte adequada, sempre no banco de trás. Dessa forma, você impede que ele pule, desvie a atenção do motorista ou seja lançado para frente, contra a estrutura ou mesmo para fora do carro, em caso de freadas bruscas.

 Assim como a segurança é importante para o seu pet, ela é um item fundamental para a Ford. O EcoSport FreeStyle 2.0 Powershift, por exemplo, está entre os carros mais seguros à venda no país, alcançando a pontuação de 5 estrelas no Latin NCAP – programa que avalia a segurança automotiva na América Latina por meio dos chamados crash tests. Com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina para os passageiros da frente e de trás), ele dá toda proteção que uma família precisa, incluindo os nossos pets!

 Já o Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração (AdvanceTrac), junto com os freios ABS, mantem o veículo na direção desejada, monitorando a sua velocidade, a posição do acelerador e o ângulo do volante. Se uma das rodas derrapa, ele controla o seu deslizamento por meio do torque do motor e da aplicação seletiva dos freios.

 Tem mais: nem só a segurança do animal importa na hora do passeio – o conforto dele também é fundamental. Em longas viagens, sempre programe paradas para hidratação, um pouco de exercícios e para que ele possa fazer suas necessidades. O EcoSport ajuda até nisso: seu porta-luvas refrigerado irá garantir a temperatura fresca da água!

 O EcoSport também conta com 20 porta-objetos. Ou seja, é espaço suficiente para levar todos os brinquedos, roupinhas e potinhos de alimentos para onde você for.

 Além disso, um dos itens de série da versão FreeStyle 2.0 Powershift são os bancos e encostos revestidos em couro natural. Muito mais fáceis de limpar caso seu pet decida “aprontar” no meio da viagem!

 

Confira mais algumas dicas para viajar com seu animal de estimação: caso o cachorro fique ofegante, apresente baba em excesso ou mucosas mais escuras do que o habitual, fique atento, pois é o sinal que você deve fazer uma parada com urgência. Nesse caso, dê água em temperatura ambiente para ele, para evitar um choque térmico.

 E quando os bichinhos são um pouco mais, digamos, temperamentais? Isso também pode trazer incômodos às viagens. Segundo a psicóloga canina Joyce Hashimoto, deve-se ignorar comportamentos indesejados – como quando o animal demonstra medo por estar dentro do carro, por exemplo. Recompensá-lo com carinho ou comida nesses casos será interpretado por ele como um “comportamento bom” e o incentivará a continuar sentindo medo de andar de carro. Uma conduta de disciplina, brinquedos inteligentes e exercícios físicos são algumas formas de evitar que ele demonstre esse tipo de comportamento.

E, caso ocorra um indesejado acidente no trajeto, a Ford ainda oferece no EcoSport uma tecnologia inovadora de conveniência, o Assistência de Emergência. O recurso, acessado pelo smartphone iOS ou Android pareado com o sistema de conectividade SYNC AppLink, ajuda a fazer uma ligação automática para o SAMU quando os airbags ou o corte da bomba de combustível são acionados, já fornecendo a localização da ocorrência, na forma de coordenadas, para o serviço de resgate.

Cuidados na hora de transportar os pets. Já pensou nisso?



VEJA MAIS SOBRE Notícias


30% dos brasileiros sofrem com esgotamento profissional. Saiba mais!

30% dos brasileiros sofram com a chamada síndrome do esgotamento profissional, ou síndrome de burnout, segundo pesquisa da International Stress Management Association (Isma), realizada entre 2013 e 2014. “Pessoas com a síndrome de burnout podem apresentar esgotamento físico, alteração de humor, maior irritabilidade e dificuldade de concentração, além de sofrer com ansiedade, pessimismo, baixa autoestima […]

Leia mais

10 dicas para evitar o furto de bagagens em aeroportos!

Uma das grandes preocupações em viagens é ter malas extraviadas. Essa situação ocorre quando a bagagem é despachada no guichê do aeroporto, mas, na hora do recebimento, sofre algum atraso, roubo, dano ou perda. Em alguns casos, a mala é violada com todo cuidado e, posteriormente, é colocada intacta na esteira. O viajante, por vezes, […]

Leia mais

Especialista fala sobre o perigo do engasgo para as crianças!

O engasgo ocorre quando a traqueia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto. A epiglote, uma espécie de porta da laringe, se movimenta de acordo com a necessidade e fica aberta para a passagem do ar até os pulmões, porém, quando engolimos algo a epiglote fecha para impedir a entrada de alimentos […]

Leia mais

3 dicas para guardar corretamente o perfume predileto!

Já parou para pensar se o lugar que você escolheu em casa para os seus perfumes é realmente um lugar ideal? A avaliadora olfativa da Natura, Luciana Parra, afirma que esse fator é muito importante para manter a integridade e a durabilidade da fragrância por mais tempo. Fato muito difícil de ser levado em conta, […]

Leia mais

9 maiores dúvidas das mamães sobre sexo pós-parto. Vem saber!

Para solucionar estas e outras dúvidas, o site UOL entrevistou Alberto Guimarães, ginecologista, obstetra e um dos criadores do programa Parto Sem Medo; Cecilia Pereira, ginecologista da All Clinik, do Rio de Janeiro (RJ); Cristina Carneiro, ginecologista e obstetra, de São Paulo (SP); Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, autor do livro “Gestação: mitos e verdades […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *