Consultora da Netfarma fala sobre os suplementos alimentares!

Pille NehmenCorpo em forma e condicionamento físico costumam ser as principais metas de quem começa a se exercitar, mas atingi-las pode ser uma tarefa árdua. Nem sempre basta ter determinação, já que é comum desistir do “projeto saúde” devido à falta de disposição. Muitas vezes, a pouca energia para as atividades físicas é consequência de uma dieta pobre em nutrientes. É aí que entram os famosos suplementos alimentares.

Segundo a dra. Stephanie Fontanari, nutricionista consultora da Netfarma, se a pessoa que se torna adepta dos exercícios físicos está fora do peso ideal ou possui uma alimentação desequilibrada, é natural que o corpo sinta a mudança ao incorporar o treino na rotina. “Por isso, a orientação de um especialista é fundamental”, explica.
Tipos de suplementos
A indicação ou não para o uso de tais produtos depende de vários fatores, como a condição física e os hábitos alimentares do paciente, além do tipo de atividade praticada e da frequência dos treinos. Segundo o Ministério da Saúde, os suplementos podem ser divididos em grupos, de acordo com a função. Há os energéticos (possuem na composição vasodilatadores que facilitam a passagem de oxigênio e psico estimulantes, garantindo mais energia durante o treino); os proteicos (fornecem matéria prima para o aporte de proteínas, facilitando a produção de fibras musculares); os compensadores (aumentam a força e o volume corporal); os repositores (ajudam a recuperar os músculos após o treino); os aminoácidos (previnem o catabolismo, ou perda de massa magra; os termogênicos (aceleram o metabolismo, auxiliando na queima de gordura); os hormonais (estimulam a produção de hormônios, auxiliando no ganho acelerado de massa muscular; e os compostos de vitaminas, minerais e antioxidantes.
“É preciso definir o tipo certo para cada caso e nunca adotar um produto sem orientação, pois o uso indiscriminado ou em excesso pode levar o atleta ao caminho contrário ao seu objetivo, ou até mesmo provocar problemas nos rins, fígado ou coração”, alerta a nutricionista. Quem pratica musculação, por exemplo, procura tonificar os músculos e ganhar massa magra. Por isso, a suplementação visa diminuir a gordura corporal de forma saudável, auxiliando no emagrecimento e condicionamento físico. Composições proteicas costumam ser as mais utilizadas nesses casos.
Suplemento aliado à dieta
Amantes da corrida ou do ciclismo muitas vezes aderem aos suplementos à base de carboidratos, que ajudam a evitar a fadiga, já que essas atividades são intensas e de longa duração. “Vale lembrar que é imprescindível aliar a suplementação ao exercício correto e à alimentação saudável. Não só os alimentos certos devem estar no prato, como as refeições devem ser bem distribuídas ao longo do dia. Comer nos horários certos e beber em média 2 litros de água diariamente nunca serão regras ultrapassadas”, ressalta a dra. Stephanie.
Apesar de não substituírem a alimentação, os suplementos são essenciais para os esportistas que vivem uma rotina corrida mas não abrem mão do exercício. “Em casos específicos, os compostos garantem o consumo de nutrientes nas quantidades necessárias para o gasto diário, deixando o organismo fortalecido. É importante lembrar que não se deve jamais trocar as refeições por suplementos, mas que esses produtos servem para auxiliar a dieta do atleta”, completa a nutricionista.
*A dra. Stephanie Fontanari é nutricionista consultora Netfarma e atende na clínica SF Nutrição Esportiva e Emagrecimento
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