Conheça as melhores técnicas para a limpeza de correntes de ouro!

1Receber uma joia de presente é uma grande manifestação de carinho e afeto. A melhor maneira de retribuir estes sentimentos é, sem dúvida, cuidando com muito zelo da sua joia. Para isso, é fundamental dominar técnicas de limpeza que sejam eficientes e não danifiquem o produto.

Uma das peças que mais gera dúvidas sobre a maneira mais eficaz para sua limpeza é a corrente de ouro, seja ela feminina ou masculina. Essa peça costuma confundir tanto pela espessura, já que algumas são bem fininhas, como também, pelo tamanho dos elos que elas possuem. Naquelas em que há pedras ou pingentes, a preocupação é ainda maior.

O fato é que qualquer joia de ouro perde o brilho se não receber uma limpeza adequada. A boa notícia é que com materiais de uso doméstico é possível garantir que as suas joias se mantenham muito bem cuidadas.

Aprenda a realizar a limpeza de peças de ouro, inclusive as correntes, de forma bastante simples. Fique atento!

Técnica de limpeza para peças lisas:

Para realizar a limpeza de joias lisas, isto é, sem pedras, você precisará de um recipiente com água morna, detergente ou sabão de coco, escova de cerdas macias e um pano limpo e, também, macio.

Misture suavemente algumas gotas de detergente (ou um pouquinho do sabão) na água morna. Em seguida, coloque a corrente na mistura e deixe agir por 15 minutos.

– Atenção! Você pode usar água com gás para obtenção de melhores resultados. O mais importante é que a temperatura da água esteja morna. Nunca coloque suas joias em água muito quente ou fervendo.

Depois de deixar a sua corrente de ouro embebida na solução pelo tempo necessário, você irá utilizar uma escova com cerdas bem macias para limpar os elos da peça.

– Existem escovas próprias para esse tipo de limpeza. Caso você não tenha uma dessas disponível em casa, você pode utilizar escova de dentes ou escova para sobrancelhas.

Após a escovação, enxague a corrente em água morna. Você poderá fazer essa parte da limpeza com o auxílio de um coador, para evitar que a joia escorregue.

Para finalizar a limpeza, coloque a corrente sobre um pano macio e dê leves “batidinhas” para tirar o excesso de água. Deixe por um tempo até secar completamente.

Técnica para limpeza de peças com pedras:

As correntes de ouro com pedras não devem ser colocadas em recipientes com água, porque esta forma de limpeza pode danificar as peças. Nestes casos, é recomendável outra maneira para retirada de resíduos e garantia do brilho da sua joia. Para esta técnica, você irá precisar de três panos bem macios, água pura e detergente.

Coloque algumas gotas de detergente na água morna e misture suavemente. Um dos panos macios você irá umedecer nesta solução. Em seguida, irá passá-lo em sua corrente tomando cuidado para limpar os cantinhos das pedras e dos elos. Todos os movimentos devem ser suaves.

Depois, pegue outro pano e o umedeça apenas na água morna. Repita o mesmo movimento com a atenção de retirar os resíduos de detergente que ainda estiverem na peça.

Feito isso, você irá “secar” a sua corrente colocando-a no terceiro pano macio e dando leves “batidinhas”. Em seguida, você pode pendurar a sua joia para que ela seque melhor.

Após aprender as técnicas para a limpeza da sua corrente de ouro, é importante prestar atenção a alguns detalhes que irão ajudar você a cuidar melhor de suas joias.

– Guarde cada uma delas separadamente em saquinhos de veludo ou camurça. Isto evita o contato entre elas e a possibilidade de arranhões;
– Retire sua joia antes de entrar no banho. O contato com o sabonete pode deixar uma película sobre a superfície que dará aspecto opaco.
– Não realize tarefas domésticas usando sua joia. Esta dica evita os indesejáveis arranhões.
– Não entre na piscina com sua joia. O cloro da piscina pode danificá-la.
– Além do cloro, evite o contato da joia com outras substâncias químicas, como cosméticos e produtos de limpeza.
– Uma boa dica é esperar alguns minutos para colocar a joia após passar perfume.

Conheça as melhores técnicas para a limpeza de correntes de ouro!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Você sabe o que realmente faz bem para o seu organismo? Descubra os hábitos e alimentos corretos!

Com o verão se aproximando, as pessoas começam a dar uma atenção especial no cardápio e inserir novos “hábitos saudáveis” no dia a dia. Mas nem tudo é o que parece. A doutora Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia revela os mitos e verdades sobre os alimentos e como utilizá-los ao seu favor. CHÁ […]

Leia mais

5 dicas para não errar num e-mail em inglês!

Antes visto como um diferencial, saber falar inglês tornou-se exigência básica no mercado de trabalho. O motivo é evidente: a língua inglesa está cada vez mais presente no nosso dia a dia, desde filmes, músicas tecnologia e expressões incorporadas à fala. Na hora de escrever um e-mail corporativo ou fazer reserva em um hotel para […]

Leia mais

67% da população mundial está infectada com o vírus Herpes. Saiba como se proteger!

Atenção,meus leitores e leitoras!!!!! A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, atualmente, 67% da população mundial está infectada com o vírus Herpes Simples do tipo 1. Também contagioso e incurável é o vírus Herpes Simples do tipo 2, mais conhecido como herpes genital. Mas estes estão longe de serem os únicos tipos da doença. […]

Leia mais

Estudo afirma que jejuar até a hora do almoço ajuda a emagrecer!

Desde pequeno ouvia dizer que o café da manhã é a alimentação mais importante do dia. Só que de acordo com um novo estudo, jejuar até a hora do almoço pode ser uma boa pedida para eliminar mais calorias. A pesquisa, que foi realizada pela universidades de Loughborough e Bedfordshire, descobriu que o simples ato […]

Leia mais

Carlos Iglesias relata a realidade da Amazônia em livro!

No próximo dia 19, acontece no Restaurante A Figueira Rubaiyat em São Paulo, o lançamento do livro Dr. Amazonas – A chave Para o Novo Mundo de Carlos Iglesias. Médico formado pela Faculdade de Medicina do ABC–SP e graduado em gastronomia pelo The Arts Institutes of New York, o autor relata nessa obra sua expedição […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *