Competição é benéfica e necessária para o ambiente corporativo. É o que aponta uma pesquisa realizada pela consultoria Page Personnel, feita com 200 analistas, coordenadores e jovens gestores de diversos setores….

competitionCompetição é benéfica e necessária para o ambiente corporativo. É o que aponta uma pesquisa realizada pela consultoria Page Personnel, feita com 200 analistas, coordenadores e jovens gestores de diversos setores, de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. De acordo com 90% dos respondentes, ser competitivo no trabalho faz bem para o funcionário e para a empresa, e para 40% a disputa é fundamental para o desenvolvimento profissional e para o sucesso da empresa em que trabalham.

As organizações devem manter um bom clima de competição com regras claras, como meritocracia e plano de carreira. Ser transparente na forma como acontecerá uma promoção ou a conquista de um bônus, por exemplo, é fundamental para que não haja conflitos entre funcionários.

“A simples preferência de um gestor por um determinado funcionário é algo muito subjetivo, então a competição deve ser pautada em números, resultados e respostas a feedbacks”, indica Marcelo Cardoso, diretor da RM1, empresa especializada em treinamentos e coaching.
Comportamento dos profissionais

Não se pode confundir ambiente competitivo com clima pesado, carregado. A postura das pessoas faz toda a diferença neste sentido, e um clima saudável de competição depende de funcionários com atitudes leves e respeitosas no dia a dia.

“A competição trabalha indicadores fundamentais para o desenvolvimento humano, como a comunicação interpessoal, a solução rápida de problemas, o respeito a ideias contrárias, as negociações, entre outros. Podemos considerar que esse amadurecimento vale também para a vida particular do indivíduo, podendo torná-lo um ser mais aceitável na sociedade”, ressalta Pedro Rodrigues, Personal Professional Coach e colunista do Carreira & Sucesso.

Por mais leve que a relação entre colegas precise ser, o universo corporativo é baseado em competição. Para crescer na carreira, o profissional deve saber “jogar o jogo” e vencer muitos desafios, tanto na empresa onde atua, como no mercado de trabalho.

“Um profissional bem preparado emocionalmente e com uma relação saudável com seus colegas deve saber lidar com esse tipo de situação”, completa Marcelo Cardoso.

 

Fonte: MSN Empregos

Competição é benéfica e necessária para o ambiente corporativo. É o que aponta uma pesquisa realizada pela consultoria Page Personnel, feita com 200 analistas, coordenadores e jovens gestores de diversos setores….



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Tríade da Mulher Atleta – Como prevenir e tratar!

Mulheres que praticam atividades vigorosas em excesso, sejam atletas profissionais ou amadoras, correm o risco de desenvolver a Tríade da Mulher Atleta. Isso porque o organismo precisa de energia suficiente para o funcionamento adequado de todo metabolismo, no repouso e no esporte. Porém, quando ocorre um desequilíbrio entre o que se gasta nos exercícios e […]

Leia mais

Autoconhecimento é o primeiro passo para o sucesso!

São muitos os que enfrentam mudanças contínuas em suas vidas pessoais e profissionais. Dentro de nossa busca pelo bem-estar e crescimento interior, podemos repensar muitas coisas que nos permitem nos conhecer e nos orientar para o que nos satisfaz e para o que melhor sabemos fazer. Cada um vive, dia a dia, o próprio sonho […]

Leia mais

As 5 melhores dicas para valorizar e/ou disfarçar as coxas grossas!

Para realçar ou camuflar essa característica, a personal Stylist Juliana Parisi separou as 5melhores instruções para ajudar a equilibrar a silhueta, não atraindo a atenção para esta região e valorizando o que se tem de melhor – sem deixar parecer maior.  TOP 1 – CALÇA FLARE OU PANTALONA Por terem a barra da perna mais aberta, […]

Leia mais

10 passos para reduzir os riscos de um AVC!

Prevenir sempre é o melhor remédio. E não poderia ser diferente na redução dos riscos para o desenvolvimento de um Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como AVC. O InterStroke, estudo publicado recentemente sobre a doença, concluiu que 90% dos casos de AVC não ocorreriam se tivéssemos o acompanhamento e controle de dez fatores. O neurologista […]

Leia mais

Alerta – Dor de cabeça pode ser um alerta de aneurisma cerebral!

A dor de cabeça atinge cerca de treze milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Por ser uma queixa muito comum nos consultórios, a maioria das pessoas ignora seus sintomas e não procuram um médico para avaliar o quadro da dor. Segundo especialistas, se a sua dor de cabeça vai e volta […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *