Competição é benéfica e necessária para o ambiente corporativo. É o que aponta uma pesquisa realizada pela consultoria Page Personnel, feita com 200 analistas, coordenadores e jovens gestores de diversos setores….

competitionCompetição é benéfica e necessária para o ambiente corporativo. É o que aponta uma pesquisa realizada pela consultoria Page Personnel, feita com 200 analistas, coordenadores e jovens gestores de diversos setores, de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. De acordo com 90% dos respondentes, ser competitivo no trabalho faz bem para o funcionário e para a empresa, e para 40% a disputa é fundamental para o desenvolvimento profissional e para o sucesso da empresa em que trabalham.

As organizações devem manter um bom clima de competição com regras claras, como meritocracia e plano de carreira. Ser transparente na forma como acontecerá uma promoção ou a conquista de um bônus, por exemplo, é fundamental para que não haja conflitos entre funcionários.

“A simples preferência de um gestor por um determinado funcionário é algo muito subjetivo, então a competição deve ser pautada em números, resultados e respostas a feedbacks”, indica Marcelo Cardoso, diretor da RM1, empresa especializada em treinamentos e coaching.
Comportamento dos profissionais

Não se pode confundir ambiente competitivo com clima pesado, carregado. A postura das pessoas faz toda a diferença neste sentido, e um clima saudável de competição depende de funcionários com atitudes leves e respeitosas no dia a dia.

“A competição trabalha indicadores fundamentais para o desenvolvimento humano, como a comunicação interpessoal, a solução rápida de problemas, o respeito a ideias contrárias, as negociações, entre outros. Podemos considerar que esse amadurecimento vale também para a vida particular do indivíduo, podendo torná-lo um ser mais aceitável na sociedade”, ressalta Pedro Rodrigues, Personal Professional Coach e colunista do Carreira & Sucesso.

Por mais leve que a relação entre colegas precise ser, o universo corporativo é baseado em competição. Para crescer na carreira, o profissional deve saber “jogar o jogo” e vencer muitos desafios, tanto na empresa onde atua, como no mercado de trabalho.

“Um profissional bem preparado emocionalmente e com uma relação saudável com seus colegas deve saber lidar com esse tipo de situação”, completa Marcelo Cardoso.

 

Fonte: MSN Empregos

Competição é benéfica e necessária para o ambiente corporativo. É o que aponta uma pesquisa realizada pela consultoria Page Personnel, feita com 200 analistas, coordenadores e jovens gestores de diversos setores….



VEJA MAIS SOBRE Notícias


3 dicas para guardar corretamente o perfume predileto!

Já parou para pensar se o lugar que você escolheu em casa para os seus perfumes é realmente um lugar ideal? A avaliadora olfativa da Natura, Luciana Parra, afirma que esse fator é muito importante para manter a integridade e a durabilidade da fragrância por mais tempo. Fato muito difícil de ser levado em conta, […]

Leia mais

9 maiores dúvidas das mamães sobre sexo pós-parto. Vem saber!

Para solucionar estas e outras dúvidas, o site UOL entrevistou Alberto Guimarães, ginecologista, obstetra e um dos criadores do programa Parto Sem Medo; Cecilia Pereira, ginecologista da All Clinik, do Rio de Janeiro (RJ); Cristina Carneiro, ginecologista e obstetra, de São Paulo (SP); Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, autor do livro “Gestação: mitos e verdades […]

Leia mais

Exagerou na bebida? 6 dicas para evitar a ressaca!

Além da moderação e a da importância de não misturar muitos tipos de bebidas alcoólicas, existem outras formas bastante eficazes de prevenir uma ressaca ou de, pelo menos, atenuar as suas consequências. Em primeiro lugar, beba dois copos de água antes de sair de casa, depois, o melhor é comer antes de começar a beber. […]

Leia mais

Aprenda a queimar mais calorias durante a caminhada!

5 dicas para você queimar mais calorias durante a caminhada! 1. Aproveite as subidas. Se estiver andando ao ar livre, aproveite para subir montes. Na cidade, use ladeiras. 2. Prefira fazer tracking. Caminhadas ao ar livre, que forçam desvios de pedras e maior estabilidade corporal, são melhores para queimar calorias. Este tipo de caminhada também […]

Leia mais

Mulher grávida no volante – 4 dicas para dirigir com segurança!

O médico e supervisor de Saúde da Ford Brasil, Edson Kayanuma, lista algumas das medidas de segurança que devem ser consideradas pelas gestantes ao dirigir: • Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *