Como agir com queimaduras solares!

6Aproveitar o verão na praia ou piscina exige cuidados com a pele que nem sempre são seguidos à risca. A consequência, muitas vezes, são as queimaduras de pele causadas pelo sol. “A falta de proteção, o uso inadequado do filtro solar ou exposição aos raios solares nos horários de maior intensidade têm um mesmo resultado: pele vermelha, ardência, inchaço e, algumas vezes, descamação”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, diretora da Clínica da Pele Annia Lourenço.

As queimaduras solares podem variar em intensidade, mas exigem o mesmo cuidado: muita hidratação. Na área, é importante a hidratação tópica, em abundância. Além disso, deve-se beber muito líquido. “Se o paciente estiver com muita dor, pode tomar analgésico, anti-inflamatório ou usar pomada com corticóide. Mas todas essas opções devem ser indicadas por um médico, pois têm efeitos colaterais”, observa Dra. Annia.

Para diminuir a vermelhidão e ardência, podem ser usados cremes com babosa e compressas frias, que podem ser feitas com camomila. “As compressas e também os hidratantes – de preferência em loção, por serem mais fáceis de espalhar – ajudam a aliviar aquela sensação de calor na pele. Outra opção são os banhos frios e mornos, se possível, de imersão com aveia na água”, aconselha a dermatologista.

Se a pele começar a descascar, a principal orientação é não puxar a pele, nem acelerar a descamação. “Dependendo da área atingida e da intensidade da queimadura, a pele deve se recuperar em uma semana, em média. O paciente deve hidratar muito e esperar”.

Se a pele estiver inflamada, queimada ou descascada, a exposição solar é totalmente contraindicada, isso porque pode agravar o caso ou mesmo causar manchas. “Mesmo que seja por pouco tempo ou nos horários seguros, o paciente deve proteger muito bem a pele, usando um filtro solar adequado em bastante quantidade”, ressalta Dra. Annia.

A especialista ainda faz um alerta: “Não descuide da sua pele, pois os sintomas imediatos da queimadura (dor, ardência, vermelhidão) passam, mas os efeitos do sol na pele são cumulativos e graves – muito além do que nós vemos. Ou seja, as queimaduras que uma criança sofre na infância irão influenciar no aparecimento de doenças na vida adulta e todo dano que é feito às células são permanentes, ainda que os sintomas externos desapareçam.”

Sobre a Clínica da Pele Annia Lourenço

(www.annia.com.br | www.facebook.com/dermatologiacuritiba)

Situada no bairro do Batel, em Curitiba, a Clínica da Pele Annia Lourenço atende a pacientes que buscam tratamentos de saúde e beleza da pele e cabelos. Com equipe especializada, realiza procedimentos e dispõe de modernos equipamentos de estética facial e corporal, prevenção e tratamento de doenças de pele, além de cirurgia plástica e reparadora.

A clínica é dirigida pela dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e Academia Americana de Dermatologia.


Como agir com queimaduras solares!



VEJA MAIS SOBRE Beleza


5 produtos que a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton não dispensa!

Fizemos uma pesquisa, e descobrimos os 5 produtos, que a  Duquesa de Cambridge, Kate Middleton não dispensa.  Confira abaixo!!!!   5 produtos que a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton não dispensa! Relacionado

Leia mais

Probióticos são os novos aliados da pele. Saiba mais!

O renomado dermatologista Jadis Volpe explicou para a revista Veja, que os probióticos estão sendo utilizados na forma de cremes para aliviar problemas de acne e até rugas. Os estudos “mostraram melhorias da inflamação nas espinhas, sendo considerados uma alternativa promissora à utilização de antibióticos orais de controle da doença”. Os estudos também analisaram a eficácia […]

Leia mais

Negra Li acaba de lançar uma linha desenvolvida para cabelos cacheados!

A talentosa Negra Li acaba de lançar uma linha desenvolvida para cabelos cacheados em parceria com a Lunix Cosméticos. Grávida de seu segundo filho, Noah,a cantora e atriz desenvolveu quatro produtos: Shampoo, Condicionador 3 em 1, Mousse sem enxágue e Óleo Finalizador. “Eu participei de todo o processo de criação dessa linha. Testei tudo”, afirma […]

Leia mais

5 dicas para evitar a pele ressecada no inverno!

Há quem goste do clima frio, mas uma coisa é certa: ele não faz nada bem à pele. A falta de umidade no ar, o vento gelado e os banhos mais quentes e demorados, entre outros fatores que acompanham as temperaturas baixas, contribuem para a perda da oleosidade natural da pele, principalmente a do rosto, […]

Leia mais

M.A.C lança linha de maquiagens com tons vibrantes!

A M.A.C Cosmetics acaba de lançar a linha de maquiagens Work It Out, com cores supercarregadas e tons vibrantes. Ao todo, são 16 tons e uma linha de produtos com máscaras de cílios, batons e sombras que prometem deixar seu nécessaire ainda mais poderosa.   M.A.C lança linha de maquiagens com tons vibrantes! Relacionado

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *