Como agir com queimaduras solares!

6Aproveitar o verão na praia ou piscina exige cuidados com a pele que nem sempre são seguidos à risca. A consequência, muitas vezes, são as queimaduras de pele causadas pelo sol. “A falta de proteção, o uso inadequado do filtro solar ou exposição aos raios solares nos horários de maior intensidade têm um mesmo resultado: pele vermelha, ardência, inchaço e, algumas vezes, descamação”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, diretora da Clínica da Pele Annia Lourenço.

As queimaduras solares podem variar em intensidade, mas exigem o mesmo cuidado: muita hidratação. Na área, é importante a hidratação tópica, em abundância. Além disso, deve-se beber muito líquido. “Se o paciente estiver com muita dor, pode tomar analgésico, anti-inflamatório ou usar pomada com corticóide. Mas todas essas opções devem ser indicadas por um médico, pois têm efeitos colaterais”, observa Dra. Annia.

Para diminuir a vermelhidão e ardência, podem ser usados cremes com babosa e compressas frias, que podem ser feitas com camomila. “As compressas e também os hidratantes – de preferência em loção, por serem mais fáceis de espalhar – ajudam a aliviar aquela sensação de calor na pele. Outra opção são os banhos frios e mornos, se possível, de imersão com aveia na água”, aconselha a dermatologista.

Se a pele começar a descascar, a principal orientação é não puxar a pele, nem acelerar a descamação. “Dependendo da área atingida e da intensidade da queimadura, a pele deve se recuperar em uma semana, em média. O paciente deve hidratar muito e esperar”.

Se a pele estiver inflamada, queimada ou descascada, a exposição solar é totalmente contraindicada, isso porque pode agravar o caso ou mesmo causar manchas. “Mesmo que seja por pouco tempo ou nos horários seguros, o paciente deve proteger muito bem a pele, usando um filtro solar adequado em bastante quantidade”, ressalta Dra. Annia.

A especialista ainda faz um alerta: “Não descuide da sua pele, pois os sintomas imediatos da queimadura (dor, ardência, vermelhidão) passam, mas os efeitos do sol na pele são cumulativos e graves – muito além do que nós vemos. Ou seja, as queimaduras que uma criança sofre na infância irão influenciar no aparecimento de doenças na vida adulta e todo dano que é feito às células são permanentes, ainda que os sintomas externos desapareçam.”

Sobre a Clínica da Pele Annia Lourenço

(www.annia.com.br | www.facebook.com/dermatologiacuritiba)

Situada no bairro do Batel, em Curitiba, a Clínica da Pele Annia Lourenço atende a pacientes que buscam tratamentos de saúde e beleza da pele e cabelos. Com equipe especializada, realiza procedimentos e dispõe de modernos equipamentos de estética facial e corporal, prevenção e tratamento de doenças de pele, além de cirurgia plástica e reparadora.

A clínica é dirigida pela dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e Academia Americana de Dermatologia.


Como agir com queimaduras solares!



VEJA MAIS SOBRE Beleza


10 dicas para quem quer rejuvenescer 10 anos!

Rejuvenescer uma década é um sonho. O portal Best Life revelou 10 formas de parecer 10 anos mais jovem. 1-Cortar o cabelo – Manter o cabelo maior quando envelhece não lhe faz parecer mais novo, até porque o cabelo fica sem vida, fino e em menor quantidade. Cortá-lo vai, na verdade, fazer-lhe parecer bem mais […]

Leia mais

5 dicas para cuidar da beleza e da saúde dos fios!

Manter os fios hidratados com os produtos corretos deve fazer parte da rotina diária de cuidados com os cabelos. A Carolina Simoni de  Souza, Regional Master Trainer da Davines, marca italiana de cuidados capilares, destaca cinco dicas para cuidar da beleza e da saúde dos fios. 1) Água  fria Evite lavar os fios com água […]

Leia mais

O perfume certo para cada ocasião!

Aplicar um perfume envolve um ritual de beleza, cuidado e autoestima. “Mais do que exalar um aroma agradável, a fragrância traduz a personalidade de cada um. O cheiro é uma das características mais marcantes de uma pessoa e funciona como uma assinatura pessoal que reflete o estado de espírito”, explica Veronica Kato, perfumista exclusiva da […]

Leia mais

Aprenda a fazer a make metálica de Bibi Perigosa!

Inspirado na beleza de Bibi Perigosa, personagem de Juliana Paes na novela A Força do Querer, o maquiador sênior de O Boticário, Felipe Moreira apostou na tendência metálica para preparar esse passo a passo para você reproduzir em casa a maquiagem mais poderosa do horário nobre. Confira o look de Bibi Perigosa em Carolina Lima, […]

Leia mais

4 sinais de que o cabelo precisa de cuidados!

Com uma rotina super corrida, muitas mulheres tentam simplificar suas vidas recorrendo a artifícios que facilitam o cuidado diário para deixar os cabelos mais bonitos e/ou alinhados. O que grande parte delas não sabe é que o uso excessivo de chapinha, cremes ou procedimentos químicos podem causar danos aos fios e até ao couro cabeludo. […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *