Comida di Buteco traz chef norte-americano para conhecer botecos no Brasil!

Petisco do Lins Sushi na região central de SP, onde Cooper irá cozinhar durante intercâmbio

Petisco do Lins Sushi na região central de SP, onde Cooper irá cozinhar durante intercâmbio

O Comida di Buteco, em parceria com a Missão Diplomática dos EUA, traz ao Brasil o consagrado chef americano R. J. Cooper, especialista em “comida para a alma”. Entre os dias 18 e 28 de abril, ele visitará vários botecos participantes do concurso em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, trazendo sua experiência à tradicional comida de raiz brasileira.

Nativo de Detroit, cidade industrial americana onde a comida de raiz tem forte presença, R. J. Cooper tem mais de 20 anos de experiência. Ele é formado na Culinary School at Kendall College, em Chicago, e possui dois restaurantes. O Rogue 24, em Wahsington D. C., é onde o chef une sua paixão pela arte de cozinhar com técnicas antigas e modernas, criando pratos com um toque de rock and roll. Sua outra casa, a ~Gipsy Soul~, em Fairfax, Virginia, é uma homenagem às fazendas americanas, com pratos ricos em ingredientes tradicionais.

Em sua visita ao Brasil, Cooper participará de várias caravanas nas cidades por onde passará, conhecendo os petiscos participantes e oferecendo seu conhecimento aos donos dos botecos, fazendo um verdadeiro intercâmbio culinário entre Brasil e EUA. O chef também visitará os mercados nas capitais mineira e paulista para conhecer mais sobre os ingredientes brasileiros.

Roteiro
Cooper chega ao Brasil no dia 18, passando primeiro pela cidade-natal do Comida di Buteco – de Belo Horizonte. Lá, passará pelos bares Café Palhares, Bar do Cláudio e Já Tô Inno, onde terá a oportunidade de vivenciar o clima e a tradição dos botecos mineiros. Depois, no dia 19, Cooper visitará o Mercado Central de Belo Horizonte e, no dia 20, pela manhã, ministrará uma aula para os alunos da UNA Chef.  Ele encerrará a programação na cidade com uma caravana da qual participarão também chefs locais, a fim de intensificar a troca cultural que é a linha-mestra do programa. A caravana passará pelos bares Temático, onde o chef irá preparar um petisco americano e provará um petisco brasileiro.

No dia 22, o chef Cooper desembarca em São Paulo. Na programação estão uma aula-show para os alunos do Senac e Universidade Anhembi, nos dias 23 e 24, respectivamente. No dia 22, Cooper visita, pela manhã, dois dos pontos mais importantes para os donos de boteco em São Paulo: o Ceagesp e o Mercado Municipal. No dia 23, ele participa de uma caravana com chefs paulistanos para conhecer os botecos da cidade, passando pelo Lins Sushi (ponto de encontro às 17h), onde ele irá preparar um petisco americano, Famoso Bar do Justo e Nação Nordestina.

A visita do chef americano se encerra na cidade do Rio de Janeiro, onde chega no dia 26, para um almoço no Bar do Davi, que fica numa região UPP, no bairro do Leme, onde terá a chance de conhecer um boteco de comunidade transformado por sua participação no Comida di Buteco. No dia 27, Cooper ministra uma aula-show para os alunos da Unisaum. Na sequência, participa de sua última caravana de chefs, passando pelo Bar da Frente, Enchendo Linguiça e Bar da Gema, encerrando assim sua passagem pelo roteiro de bares do Comida di Buteco.

Com esse intercâmbio, o Comida di Buteco reforça seu papel de valorizar a cozinha de raiz e fomentar o desenvolvimento dos botecos, colocando-os em contato com novos ingredientes e novas técnicas culinárias e administrativas, levando a um aumento na rotatividade do público e tornando os negócios mais rentáveis.

Sobre o Comida di Buteco

Criado em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Comida di Buteco vem cumprindo, desde 2000, um importante papel de fomento à cozinha caseira e desenvolvimento dos pequenos estabelecimentos do setor. Concurso pioneiro nesse universo, é um dos maiores responsáveis por contribuir para legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia do Brasil.

São anos de histórias de vida transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas, em várias cidades do Brasil, em volta das mesas dos botecos. Uma trajetória marcada por muita criatividade, envolvimento do público, geração de empregos e mais de 380 receitas novas a cada edição. O concurso já inscreve um legado à cozinha brasileira e ainda ganha mais força ano a ano, consolidando-se como plataforma socioeconômica em cada uma das cidades onde é realizado.

Graças à sua dinâmica e formato, estimulando a visitação aos bares participantes, o concurso alavanca o desenvolvimento do boteco e do próprio setor como um todo. A mensuração de resultados realizada pela organização aponta, a cada ano, crescimento do impacto na cadeia produtiva relacionada.

SERVIÇO


Concurso Comida di Buteco 2015

Data: de 10 de abril a 10 de maio

Participantes: 500 botecos nas cinco regiões do país: 20 cidades (incluindo o Distrito Federal) e 11 estados

Mapa do Comida di Buteco


Sudeste

São Paulo: capital, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto

Rio de Janeiro: capital

Minas Gerais: Belo Horizonte, Uberlândia, Montes Claros, Juiz de Fora, Poços de Caldas e Vale do Aço (Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga)

Centro-oeste

Goiás: Goiânia

Distrito Federal: Brasilia

Norte

Pará: Belém

Amazonas: Manaus

Nordeste

Bahia: Salvador

Pernambuco: Recife

Ceará: Fortaleza

Sul

Paraná: Curitiba

Rio Grande do Sul: Porto Alegre

 

Informações gerais: www.comidadibuteco.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/comidadibuteco

Twitter: www.twitter.com/_comidadibuteco

 

Comida di Buteco traz chef norte-americano para conhecer botecos no Brasil!



VEJA MAIS SOBRE Gastronomia


A famosa pamonha agora na versão bolo! O que muda?

Espigas de milho, açúcar, coco ralado e água. A receita da deliciosa e famosa pamonha já conhecida em todo Brasil, foi transformada em um novo prato. Vanessa Ribeiro, proprietária da doceria Bolo dos Sonhos criou o Bolo de Pamonha, carro chefe do estabelecimento nas festas juninas deste ano. A ideia surgiu na cozinha da empresária. […]

Leia mais

Pudim de chia com gelatina natural de morango. Aprenda a fazer!

A antenada chef Desiree Maistro, do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), principal escola de gastronomia do Brasil, preparou uma receita especial de sobremesa: Pudim de chia com gelatina natural de morango. Além de saboroso, o preparo é funcional, não contém glúten, lactose e açúcar refinado. Ingredientes para a massa (rendimento: 4 pessoas):  – 200ml de leite de […]

Leia mais

Chef Elzinha Nunes ensina bolo de fubá cremoso feito no liquidificador!

A renomada Chef Elzinha Nunes, do Restaurante mineiro Dona Lucinha, nos enviou uma deliciosa receita de um bolo de fubá cremoso feito no liquidificador. Vamos aos ingredientes? 4 ovos inteiros 2 xícaras (chá) de açúcar 3 xícaras (chá) de leite 1 xícara (chá) de fubá 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) […]

Leia mais

Grupo Abril realiza Festa Junina Veja São Paulo com estrelas da gastronomia!

Vem aí a Festa Junina da Veja São Paulo promovida pelo o Grupo Abril. O evento acontece de 9 a 11 de junho, no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, com muita pipoca, vinho quente, arroz-doce, quentão e outros pratos típicos. Tudo acompanhado das comidinhas de 17 restaurantes, especialmente preparadas por importantes nomes da gastronomia para […]

Leia mais

Subway lança sanduíche inspirado na culinária mexicana!

Uma boa notícia para os fãs da cozinha mexicana. A Subway, acaba de lançar um novo sanduíche em seu cardápio premium. O Beef Bacon Chipotle, sanduíche preparado com a nova carne desfiada, bacon, queijo e o delicioso molho chipotle, levemente picante, chega ao Brasil e já está disponível por tempo limitado. Renato Ribeiro, diretor de […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *