Chef Lidiane Barbosa em parceria com escritora Ana Paula Abreu lançam livro infantil com receitas saudáveis!

Misture receitas de uma das melhores chefs de cozinha saudável do Brasil, a narrativa de uma excelente escritora e belas imagens produzidas por uma artista plástica. O resultado é uma obra com delicioso sabor de infância.  O talento da chef Lidiane Barbosa, da escritora Ana Paula Abreu e da artista plástica Bruna Assis Brasil estão impressos no livro infantil “Vó Leninha em… O Aniversário de Isabela” (Editora Viajante do Tempo).

A obra convida o leitor a viajar na companhia da vó (personagem de outro livro infantil de Ana Paula, “O Mistério da Sopa da Vó Leninha”), que organiza uma festinha de aniversário para a neta, Isabela, e se esmera no preparo de deliciosos e saudáveis quitutes. São receitas de salgados como coxinha e esfirra e de doces como bolo e brigadeiro (todos sem o uso de açúcar refinado), assinadas por Lidiane. Ao longo da narração a Vó Leninha também ensina os leitores a cuidar da horta.

De cunho didático, a obra explica a importância de se alimentar bem. Nas últimas páginas, o livro traz um glossário mostrando o que são e para que servem os superalimentos, como inhame e linhaça. O livro poderá ser adquirido em diversas livrarias do Brasil, como a Catarinense, Blulivro, Livraria Cultura, Livraria Travessa, e nos sites das mesmas.

“Vó Leninha em… O Aniversário de Isabela” é resultado de anos de pesquisa da chef Lidiane, cujo trabalho é focado em uma alimentação saudável, principalmente para os pequenos. Ela, que foi uma criança gordinha passando por uma adolescência anoréxica, transformou completamente sua relação com o alimento, e agora ensina a alimentação saudável sem neuras.

A avó materna de Lidiane foi uma das suas maiores inspirações na cozinha. Observando-a às voltas com as panelas, ela desenvolveu verdadeira paixão pela culinária. “Adorava a cozinha da minha avó, mas sempre tive a preocupação de preparar receitas mais saudáveis, então suprimia alguns ingredientes, trocava outros e assim criava novas possibilidades. Comecei a desenvolver receitas alternativas com nutrientes importantes, sem uso de açúcar refinado e alergênicos”, conta.

Lidiane aprimorou seu conhecimento na Espanha e hoje ensina sua arte para milhares de pessoas. O cardápio criado por ela envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro). Também costuma fazer a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata e outras. Temperos funcionais também têm vez, a exemplo do açafrão, cardamomo, cúrcuma. O resultado origina receitas tão gostosas quanto as tradicionais, muitas vezes até adaptações de receitas de família, mas muito mais saudáveis.4A chef sugere às famílias incentivarem a alimentação saudável entre as crianças, levando-as para as feiras livres e para os supermercados para que conheçam produtos saudáveis. Defende que os pequenos aprendam a cozinhar seu próprio alimento, a preparar seus bolos para levar para o lanche da escola e a dividir o que aprendem com os amigos. “Além de estimular o convívio familiar, fugimos dos industrializados e, quem sabe, estimulamos um futuro chef de cozinha”

.5

Sobre Lidiana Barbosa

4

Chef funcional, é mestra na alquimia de transformar qualquer prato em fonte de saúde. Nas redes sociais, suas dicas, vídeos e receitas são a grande sensação entre os que buscam bem-estar através de uma boa alimentação. Também atua como consultora de restaurantes e ministra cursos – só este ano foram 90, atraindo um público de mais de 5 mil pessoas.

Figura carimbada em publicações nacionais, Lidiane é docente em Gastronomia Funcional em cursos de pós-graduação de nutrição funcional no Rio de Janeiro. Com um trabalho reconhecido entre médicos e nutricionistas, recentemente lotou o auditório com sua palestra “Gastronomia Funcional no Esporte” durante o X Congresso Internacional de Nutrição Funcional. Esforço, carisma e domínio da arte de ensinar fazem de Lidiane Barbosa hoje uma  referência na gastronomia brasileira.

Chef Lidiane Barbosa em parceria com escritora Ana Paula Abreu lançam livro infantil com receitas saudáveis!



VEJA MAIS SOBRE Gastronomia


10 fatos curiosos sobre o tradicional bacalhau português!

O bacalhau no Brasil é consumido geralmente em épocas específicas do ano, como Páscoa e Natal, mas em Portugal esse peixe é parte fundamental das refeições. Para conhecer melhor sobre esse símbolo da gastronomia lusitana, separamos algumas curiosidades incríveis desse prato tão cobiçado. 1 – O alimento da descoberta do novo mundo Como não existiam métodos […]

Leia mais

8 dicas para preparar um churrasco dos Deuses!

A textura macia e a suculência da carne maturada são requisitos essenciais para apreciar o verdadeiro sabor do churrasco. Cada vez mais presente nos açougues e nos supermercados, a carne passa por um processo em que fica submetida, por um determinado tempo, a condições controladas de temperatura, que quebram as fibras através de uma atividade […]

Leia mais

Carne louca na panela de pressão. Ana Maria Braga ensina!

Confira abaixo minhas leitoras  uma receita de Carne Louca assinada pela apresentador  Ana Maria Braga,. Ela é feita na panela de pressão e o sabor é dos DEUSES. Dá para fazer sanduíche, salada de macarrão, entre outras iguarias. Ingredientes 1kg de acém cortado em tiras grossas no sentido da fibra 1 xícara de cebola picada […]

Leia mais

Bolo Luiz Felipe de liquidificador. Aprenda a fazer!

Recebemos alguns emails pedindo a receita do famoso bolo Luiz Felipe. Eu adoro.  Ele é super macio por dentro e com aquela casquinha crocante é inigualável. A receita abaixo é de Laura Lucia, que disse que esse bolo é uma verdadeira obra de arte, já que ela testou a receita várias vezes, até chegar no […]

Leia mais

5 passos para começar a entender de vinho!

Quem não gostaria de entender mais de vinho e poder dividir com os amigos uma boa bebida? Segundo o sommelier Rodrigo Bertin, criador do projeto Vinho Mais, muitas pessoas se sentem perdidas e não sabem como começar a entender um pouco mais de vinho. “É mais fácil do que você imagina”, explica, alertando que o […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *