Chef funcional Lidiane Barbosa que foi uma criança gordinha, passando por uma adolescência anoréxica lança livro de receitas saudáveis para crianças!

imagem_release_372883imagem_release_372886Ela é conhecida por ser mestre na alquimia de transformar qualquer prato em fonte de saúde. Nas redes sociais, suas dicas, vídeos e receitas são a grande sensação entre os que buscam bem-estar através de uma boa alimentação. Também ministra cursos, palestras e atua como consultora de restaurantes, já são sete pelo país que levam sua assinatura em seus cardápios. Porém quem vê a chef Lidiane Barbosa hoje, mal pode imaginar que ela foi uma criança gordinha, passando por uma adolescência anoréxica e seu amor pelos alimentos e pelas panelas a transformaram nesse exemplo da gastronomia saudável.

E para nos ajudar nessa alimentação mais limpa para as nossas crianças e sem neuras, a chef em parceria com a escritora Ana Paula Abreu acaba de lançar o livro infantil “Vó Leninha em… O Aniversário de Isabela” (Editora Viajante do Tempo).

A obra convida o leitor a viajar na companhia da vó (personagem de outro livro infantil de Ana Paula, “O Mistério da Sopa da Vó Leninha”), que organiza uma festinha de aniversário para a neta, Isabela, e se esmera no preparo de deliciosos e saudáveis quitutes. São receitas de salgados como coxinha e esfirra e de doces como bolo e brigadeiro (todos sem o uso de glúten, leite, açúcar refinado e outros alergênicos), assinadas por Lidiane. Ao longo da narração a Vó Leninha também ensina os leitores a cuidar da horta.

De cunho didático, a obra explica a importância de se alimentar bem. Nas últimas páginas, o livro traz um glossário mostrando o que são e para que servem os superalimentos, como inhame e linhaça. O livro poderá ser adquirido em diversas livrarias do Brasil, como a Catarinense, Blulivro, Livraria Cultura, Livraria Travessa, e nos sites das mesmas.

Figura carimbada em publicações nacionais, Lidiane é docente em Gastronomia Funcional em cursos de pós-graduação de nutrição funcional no Rio de Janeiro. Com um trabalho reconhecido entre médicos e nutricionistas, seu carisma e domínio da arte de ensinar fazem de Lidiane Barbosa hoje uma  referência na gastronomia brasileira.

A avó materna de Lidiane foi uma das suas maiores inspirações na cozinha. Observando-a às voltas com as panelas, ela desenvolveu verdadeira paixão pela culinária. “Adorava a cozinha da minha avó, mas sempre tive a preocupação de preparar receitas mais saudáveis, então suprimia alguns ingredientes, trocava outros e assim criava novas possibilidades. Comecei a desenvolver receitas alternativas com nutrientes importantes, sem uso de açúcar refinado e alergênicos”, conta.

Lidiane aprimorou seu conhecimento na Espanha e hoje ensina sua arte para milhares de pessoas. O cardápio criado por ela envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro). Também costuma fazer a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata e outras. Temperos funcionais também têm vez, a exemplo do açafrão, cardamomo, cúrcuma. O resultado origina receitas tão gostosas quanto as tradicionais, muitas vezes até adaptações de receitas de família, mas muito mais saudáveis.

A chef sugere às famílias incentivarem a alimentação saudável entre as crianças, levando-as para as feiras livres e para os supermercados para que conheçam produtos saudáveis. Defende que os pequenos aprendam a cozinhar seu próprio alimento, a preparar seus bolos para levar para o lanche da escola e a dividir o que aprendem com os amigos. “Além de estimular o convívio familiar, fugimos dos industrializados e, quem sabe, estimulamos um futuro chef de cozinha”

“Muitos pais fingem não ver ou encaram o fato da criança ser mais gordinha como saudável. O que ninguém consegue perceber é que o problema vai muito além da questão estética, esse problema está diretamente ligado à um futuro cheio de doenças e complicações na saúde.”

Segundo a Organização mundial da saúde, a obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco de disfunção no mundo. A cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade. 44% dos casos de diabetes, 23% dos casos de cardiopatias isquêmicas e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos de câncer são atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade.

É muito comum encontrar nas filas dos supermercados, pais, redendo-se à vontade dos filhos em comprar: biscoitos, balas, refrigerantes e salgadinhos e o contrário, ver os pais dizendo “não” é muito raro de acontecer.

Lidiane não acha que as crianças devam viver em uma bolha, para a chef, os pequenos têm suas vontades e dentro do que vale à pena para nossa saúde, devemos sim, abrir exceções, o que não pode acontecer é a exceção virar rotina.

E para nos ajudar com a lancheira dos pequenos, a chef e sua filha Maria Clara que ama cozinhar inspirada na mãe, compartilhou conosco uma das receitas que costuma fazer parte da sua merenda.

Pãezinhos de mandioquinha

imagem_release_372887

Ingredientes:

150g de mandioquinha ou batata doce,

250g de farinha de trigo sarraceno,

200g de farinha de amaranto,

2 ovos,

1 colher de sopa de açúcar mascavo,

50 ml de leite vegetal (amêndoas, castanhas, coco )

100g de biomassa de banana verde (opcional se não for usar acrescente a quantidade em mandioquinha)

1 colher de sopa de fermento para pão

40 g de óleo de coco

1 colher de sal temperado

2 colheres de sopa de semente de chia

Modo de preparo:

Em um recipiente coloque a mandioquinha (ou batata) já cozida e fria (pode ser feita com casca também) o fermento misturado ás farinhas, os ovos e o açúcar.

Em seguida acrescente o leite e misture até formar uma massa homogênea.

Acrescente sal, óleo a biomassa até que todos os ingredientes estejam incorporados à massa.

Divida a massa em bolinhas e deixe descansar por 30 minutos

Faça cortes na massa e pincele com uma gema.

Asse em forno a 180 C por 25 minutos.

Mais receitas diariamente no instagran da chef @lidibarbosa11

Chef funcional Lidiane Barbosa que foi uma criança gordinha, passando por uma adolescência anoréxica lança livro de receitas saudáveis para crianças!



VEJA MAIS SOBRE Gastronomia


A famosa pamonha agora na versão bolo! O que muda?

Espigas de milho, açúcar, coco ralado e água. A receita da deliciosa e famosa pamonha já conhecida em todo Brasil, foi transformada em um novo prato. Vanessa Ribeiro, proprietária da doceria Bolo dos Sonhos criou o Bolo de Pamonha, carro chefe do estabelecimento nas festas juninas deste ano. A ideia surgiu na cozinha da empresária. […]

Leia mais

Pudim de chia com gelatina natural de morango. Aprenda a fazer!

A antenada chef Desiree Maistro, do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), principal escola de gastronomia do Brasil, preparou uma receita especial de sobremesa: Pudim de chia com gelatina natural de morango. Além de saboroso, o preparo é funcional, não contém glúten, lactose e açúcar refinado. Ingredientes para a massa (rendimento: 4 pessoas):  – 200ml de leite de […]

Leia mais

Chef Elzinha Nunes ensina bolo de fubá cremoso feito no liquidificador!

A renomada Chef Elzinha Nunes, do Restaurante mineiro Dona Lucinha, nos enviou uma deliciosa receita de um bolo de fubá cremoso feito no liquidificador. Vamos aos ingredientes? 4 ovos inteiros 2 xícaras (chá) de açúcar 3 xícaras (chá) de leite 1 xícara (chá) de fubá 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) […]

Leia mais

Grupo Abril realiza Festa Junina Veja São Paulo com estrelas da gastronomia!

Vem aí a Festa Junina da Veja São Paulo promovida pelo o Grupo Abril. O evento acontece de 9 a 11 de junho, no Parque Villa-Lobos, na capital paulista, com muita pipoca, vinho quente, arroz-doce, quentão e outros pratos típicos. Tudo acompanhado das comidinhas de 17 restaurantes, especialmente preparadas por importantes nomes da gastronomia para […]

Leia mais

Subway lança sanduíche inspirado na culinária mexicana!

Uma boa notícia para os fãs da cozinha mexicana. A Subway, acaba de lançar um novo sanduíche em seu cardápio premium. O Beef Bacon Chipotle, sanduíche preparado com a nova carne desfiada, bacon, queijo e o delicioso molho chipotle, levemente picante, chega ao Brasil e já está disponível por tempo limitado. Renato Ribeiro, diretor de […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *