Chef funcional Lidiane Barbosa que foi uma criança gordinha, passando por uma adolescência anoréxica lança livro de receitas saudáveis para crianças!

imagem_release_372883imagem_release_372886Ela é conhecida por ser mestre na alquimia de transformar qualquer prato em fonte de saúde. Nas redes sociais, suas dicas, vídeos e receitas são a grande sensação entre os que buscam bem-estar através de uma boa alimentação. Também ministra cursos, palestras e atua como consultora de restaurantes, já são sete pelo país que levam sua assinatura em seus cardápios. Porém quem vê a chef Lidiane Barbosa hoje, mal pode imaginar que ela foi uma criança gordinha, passando por uma adolescência anoréxica e seu amor pelos alimentos e pelas panelas a transformaram nesse exemplo da gastronomia saudável.

E para nos ajudar nessa alimentação mais limpa para as nossas crianças e sem neuras, a chef em parceria com a escritora Ana Paula Abreu acaba de lançar o livro infantil “Vó Leninha em… O Aniversário de Isabela” (Editora Viajante do Tempo).

A obra convida o leitor a viajar na companhia da vó (personagem de outro livro infantil de Ana Paula, “O Mistério da Sopa da Vó Leninha”), que organiza uma festinha de aniversário para a neta, Isabela, e se esmera no preparo de deliciosos e saudáveis quitutes. São receitas de salgados como coxinha e esfirra e de doces como bolo e brigadeiro (todos sem o uso de glúten, leite, açúcar refinado e outros alergênicos), assinadas por Lidiane. Ao longo da narração a Vó Leninha também ensina os leitores a cuidar da horta.

De cunho didático, a obra explica a importância de se alimentar bem. Nas últimas páginas, o livro traz um glossário mostrando o que são e para que servem os superalimentos, como inhame e linhaça. O livro poderá ser adquirido em diversas livrarias do Brasil, como a Catarinense, Blulivro, Livraria Cultura, Livraria Travessa, e nos sites das mesmas.

Figura carimbada em publicações nacionais, Lidiane é docente em Gastronomia Funcional em cursos de pós-graduação de nutrição funcional no Rio de Janeiro. Com um trabalho reconhecido entre médicos e nutricionistas, seu carisma e domínio da arte de ensinar fazem de Lidiane Barbosa hoje uma  referência na gastronomia brasileira.

A avó materna de Lidiane foi uma das suas maiores inspirações na cozinha. Observando-a às voltas com as panelas, ela desenvolveu verdadeira paixão pela culinária. “Adorava a cozinha da minha avó, mas sempre tive a preocupação de preparar receitas mais saudáveis, então suprimia alguns ingredientes, trocava outros e assim criava novas possibilidades. Comecei a desenvolver receitas alternativas com nutrientes importantes, sem uso de açúcar refinado e alergênicos”, conta.

Lidiane aprimorou seu conhecimento na Espanha e hoje ensina sua arte para milhares de pessoas. O cardápio criado por ela envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro). Também costuma fazer a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata e outras. Temperos funcionais também têm vez, a exemplo do açafrão, cardamomo, cúrcuma. O resultado origina receitas tão gostosas quanto as tradicionais, muitas vezes até adaptações de receitas de família, mas muito mais saudáveis.

A chef sugere às famílias incentivarem a alimentação saudável entre as crianças, levando-as para as feiras livres e para os supermercados para que conheçam produtos saudáveis. Defende que os pequenos aprendam a cozinhar seu próprio alimento, a preparar seus bolos para levar para o lanche da escola e a dividir o que aprendem com os amigos. “Além de estimular o convívio familiar, fugimos dos industrializados e, quem sabe, estimulamos um futuro chef de cozinha”

“Muitos pais fingem não ver ou encaram o fato da criança ser mais gordinha como saudável. O que ninguém consegue perceber é que o problema vai muito além da questão estética, esse problema está diretamente ligado à um futuro cheio de doenças e complicações na saúde.”

Segundo a Organização mundial da saúde, a obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares e atividade física, além de fatores biológicos, comportamentais e psicológicos. O sobrepeso e a obesidade são o quinto fator principal de risco de disfunção no mundo. A cada ano, pelo menos 2,8 milhões de pessoas adultas morrem em consequência do sobrepeso ou da obesidade. 44% dos casos de diabetes, 23% dos casos de cardiopatias isquêmicas e de 7% a 41% dos casos de alguns tipos de câncer são atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade.

É muito comum encontrar nas filas dos supermercados, pais, redendo-se à vontade dos filhos em comprar: biscoitos, balas, refrigerantes e salgadinhos e o contrário, ver os pais dizendo “não” é muito raro de acontecer.

Lidiane não acha que as crianças devam viver em uma bolha, para a chef, os pequenos têm suas vontades e dentro do que vale à pena para nossa saúde, devemos sim, abrir exceções, o que não pode acontecer é a exceção virar rotina.

E para nos ajudar com a lancheira dos pequenos, a chef e sua filha Maria Clara que ama cozinhar inspirada na mãe, compartilhou conosco uma das receitas que costuma fazer parte da sua merenda.

Pãezinhos de mandioquinha

imagem_release_372887

Ingredientes:

150g de mandioquinha ou batata doce,

250g de farinha de trigo sarraceno,

200g de farinha de amaranto,

2 ovos,

1 colher de sopa de açúcar mascavo,

50 ml de leite vegetal (amêndoas, castanhas, coco )

100g de biomassa de banana verde (opcional se não for usar acrescente a quantidade em mandioquinha)

1 colher de sopa de fermento para pão

40 g de óleo de coco

1 colher de sal temperado

2 colheres de sopa de semente de chia

Modo de preparo:

Em um recipiente coloque a mandioquinha (ou batata) já cozida e fria (pode ser feita com casca também) o fermento misturado ás farinhas, os ovos e o açúcar.

Em seguida acrescente o leite e misture até formar uma massa homogênea.

Acrescente sal, óleo a biomassa até que todos os ingredientes estejam incorporados à massa.

Divida a massa em bolinhas e deixe descansar por 30 minutos

Faça cortes na massa e pincele com uma gema.

Asse em forno a 180 C por 25 minutos.

Mais receitas diariamente no instagran da chef @lidibarbosa11

Chef funcional Lidiane Barbosa que foi uma criança gordinha, passando por uma adolescência anoréxica lança livro de receitas saudáveis para crianças!



VEJA MAIS SOBRE Gastronomia


Oktoberfest Paulaner será celebrado pelo 2º ano em São Paulo. Vem saber!

Aos amantes da boa cerveja uma boa notícia!!!! No dia 28 de Outubro, o Galpão Jaguaré sediará o 2º Oktoberfest Paulaner. A cervejaria Paulaner foi a primeira marca a realizar o Oktoberfest em Munique, hoje ela divide a Festa na Baviera com outras expressivas marcas. O Evento traz para o Brasil o verdadeiro sabor da […]

Leia mais

Chef Morena Leite lança café em parceria com a Orfeu!

Uma boa notícia para quem aprecia um bom café . A Orfeu focada em cafés especiais acaba de lançar o microlote Beija-Flor, café de origem brasileira, raro e inédito, uma parceria entre a marca de café e a Chef Morena Leite. Beija-Flor, que é referência a um dos pássaros mais coloridos da fauna, nasceu do […]

Leia mais

Restaurante Jamie’s Italian do Chef Jamies Oliver continua em alta no Brasil e anuncia mais uma filial!

Após 2 anos de inaugurado, o restaurante Jamie’s Italian, do renomado Chef Jamies Oliver, continua com um serviço de altíssima qualidade na capital paulista. Situado no bairro nobre do Itaim Bibi, o Jamie’s Italian traz um menu de pratos baseados na cultura italiana, uma das principais inspirações de Oliver – influência do chef Gennaro Contaldo, […]

Leia mais

Boteco japonês Izakaya Toki abre as portas em São Paulo!

São Paulo ganhou recentemente o Izakaya Toki , um pub japonês, localizado na Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros. Misto de bar e restaurante, o Izakaya Toki tem  poucas mesas e um grande e disputado balcão. O menu reúne na mesma medida bebidas alcoólicas e pratos típicos, servidos em pequenas porções. Mas, ao contrário do que […]

Leia mais

Sushiman do Guarujá é eleito o melhor do Brasil!

Sushiman do restaurante Tomihama Sushi, no Guarujá, litoral de São Paulo, Leonardo Pacheco Gonçalves disse ter sido surpreendido com o anúncio de que ficou em primeiro lugar na Copa Brasil Best Sushiman, parte da programação da Asian & Seafood Show, encerrada no dia 3 de outubro. O anúncio foi feito em jantar de confraternização no […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *