Ambev investe em tecnologias para diminuir impactos climáticos na produção de cerveja!

Uma pesquisa publicada recentemente pelo periódico britânico Nature Plants mostrou que as secas e ondas de calor, agravadas pelo aquecimento global, podem afetar a fertilidade de plantios de cevada, principal grão utilizado na produção de cerveja. Para evitar que a produção de uma das bebidas mais consumidas no mundo seja prejudicada, a Cervejaria Ambev vem trabalhando há mais de 40 anos em um programa para desenvolver diferentes tipos de cevada, que sejam mais resistentes às mudanças climáticas.

Para isso, foram necessários investimentos em tecnologia para inovar nas variedades de sementes e na capacitação e treinamento de agricultores parceiros. Tudo para que o impacto das mudanças climáticas seja minimizado o máximo possível.

Além de mais resistentes às mudanças do clima, essas novas sementes de cevada podem exigir menos insumos, levando a uma produção mais rentável e sustentável, diminuindo também os impactos sobre o solo e a quantidade de água utilizada durante o plantio, cultivo e colheita do grão.

A Cervejaria Ambev tem, em Passo Fundo (RS), uma equipe focada no estudo das tendências do centro de pesquisa global da AB InBev. Com isso, é possível adaptar os grãos às características do clima e da agricultura do Brasil, por meio do cruzamento genético das melhores variedades de sementes.

Programa Smartbarley 2.0

Para garantir que os agricultores tenham acesso aos conhecimentos técnicos para o manejo dessas novas variedades, a cervejaria criou a plataforma Smartbarley 2.0 (www.smartbarley.com), um programa global para mapear diretamente junto dos agricultores as melhores práticas de produção de cevada. Ela foi criada em 2014 com o objetivo de compartilhar informações sobre as lavouras, servindo de fonte e referência para os produtores parceiros durante suas atividades, além de aumentar a produtividade e qualidade do cereal, melhorar a gestão ambiental na agricultura e fortalecer o laço com os agricultores.
Desde sua criação, o Smartbarley 2.0 aumentou em cerca de 90% a quantidade de agricultores contemplados, que atualmente são mais de 400, em regiões do Rio Grande do Sul e Paraná. Com isso, a cervejaria pretende melhorar em até 10% o rendimento da cevada até 2025, com sementes cada vez mais produtivas e plantios mais sustentáveis.
“Esta é uma questão que viemos trabalhando há muitos anos. Nosso objetivo é melhorar a produção e a qualidade da cevada para garantirmos que sempre tenhamos cerveja de qualidade para todos”, afirma Juan Caminos, Gerente Regional Agronômico da Cervejaria Ambev.

Essas novas técnicas de plantio e cultivo de cevada confirmam o compromisso da Cervejaria Ambev com uma produção de cevada cervejeira de qualidade. Para isso, a preocupação na produção vai do campo ao copo. Isso se junta aos 1.300 pontos de controle de qualidade da cervejaria e 376 testes ao longo do processo de todo o processo.

Ambev investe em tecnologias para diminuir impactos climáticos na produção de cerveja!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Rio de Janeiro ganha prêmio internacional de arquitetura!

Em 2020, o Rio de Janeiro será sede do Congresso Mundial de Arquitetos. A boa notícia é que a cidade do Cristo Redentor foi a primeira a receber o título de Capital da Arquitetura, e a designação formal do título será elaborada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura […]

Leia mais

Óleo de algodão é a nova tendência na fabricação de produtos saudáveis!

Um inédito lançamento chegou nas gôndolas daqueles que apreciam alimentos saudáveis e com sensações inesquecíveis. As Farofas da Fazenda, novo lançamento da marca, chegam em quatro sabores diferentes – Tradicional com Cebola, de Galeto com Lemon Pepper, de Soja com Chimichurri e de Costelinha com Barbecue –, todas feitas com óleo de algodão, alternativa saudável […]

Leia mais

Sete atitudes para conquistar uma promoção no trabalho em 2019!

Buscar melhores posicionamentos no trabalho é um anseio de grande parte dos profissionais, sendo a promoção no trabalho um passo à frente nessa trajetória. No entanto, apesar de desejada, ela não depende exclusivamente da empresa: é fundamental que o profissional demonstre empenho e esforço para alcançar esse objetivo. “Muitas pessoas se sentem injustiçados e acham […]

Leia mais

5 óleos essenciais que melhoram de gripe a depressão!

O orégano é famoso como tempero indispensável em pizzas, mas a erva tem outro destaque em seu currículo: o óleo essencial produzido a partir dela ajuda a combater infecções e melhorar a digestão e ainda oferece sensação de bem-estar. Não por acaso, é o produto mais vendido da doTerra (cadastro.oleosessenciais.com.vc), empresa americana que desembarcou no […]

Leia mais

Jovem comanda plataformas de e-commerce no Brasil e alcança R$ 1 bi em vendas!

Com menos de 35 anos o empreendedor carioca Alfredo Soares já fez um pouco de tudo. É publicitário, investiu em um portal com solução de marketing para micro e pequenas empresas, além de ser um dos palestrantes mais conhecidos sobre empreendedorismo e comércio eletrônico, Soares também é destaque da nova geração de empreendedores que atua […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *