Ambev investe em tecnologias para diminuir impactos climáticos na produção de cerveja!

Uma pesquisa publicada recentemente pelo periódico britânico Nature Plants mostrou que as secas e ondas de calor, agravadas pelo aquecimento global, podem afetar a fertilidade de plantios de cevada, principal grão utilizado na produção de cerveja. Para evitar que a produção de uma das bebidas mais consumidas no mundo seja prejudicada, a Cervejaria Ambev vem trabalhando há mais de 40 anos em um programa para desenvolver diferentes tipos de cevada, que sejam mais resistentes às mudanças climáticas.

Para isso, foram necessários investimentos em tecnologia para inovar nas variedades de sementes e na capacitação e treinamento de agricultores parceiros. Tudo para que o impacto das mudanças climáticas seja minimizado o máximo possível.

Além de mais resistentes às mudanças do clima, essas novas sementes de cevada podem exigir menos insumos, levando a uma produção mais rentável e sustentável, diminuindo também os impactos sobre o solo e a quantidade de água utilizada durante o plantio, cultivo e colheita do grão.

A Cervejaria Ambev tem, em Passo Fundo (RS), uma equipe focada no estudo das tendências do centro de pesquisa global da AB InBev. Com isso, é possível adaptar os grãos às características do clima e da agricultura do Brasil, por meio do cruzamento genético das melhores variedades de sementes.

Programa Smartbarley 2.0

Para garantir que os agricultores tenham acesso aos conhecimentos técnicos para o manejo dessas novas variedades, a cervejaria criou a plataforma Smartbarley 2.0 (www.smartbarley.com), um programa global para mapear diretamente junto dos agricultores as melhores práticas de produção de cevada. Ela foi criada em 2014 com o objetivo de compartilhar informações sobre as lavouras, servindo de fonte e referência para os produtores parceiros durante suas atividades, além de aumentar a produtividade e qualidade do cereal, melhorar a gestão ambiental na agricultura e fortalecer o laço com os agricultores.
Desde sua criação, o Smartbarley 2.0 aumentou em cerca de 90% a quantidade de agricultores contemplados, que atualmente são mais de 400, em regiões do Rio Grande do Sul e Paraná. Com isso, a cervejaria pretende melhorar em até 10% o rendimento da cevada até 2025, com sementes cada vez mais produtivas e plantios mais sustentáveis.
“Esta é uma questão que viemos trabalhando há muitos anos. Nosso objetivo é melhorar a produção e a qualidade da cevada para garantirmos que sempre tenhamos cerveja de qualidade para todos”, afirma Juan Caminos, Gerente Regional Agronômico da Cervejaria Ambev.

Essas novas técnicas de plantio e cultivo de cevada confirmam o compromisso da Cervejaria Ambev com uma produção de cevada cervejeira de qualidade. Para isso, a preocupação na produção vai do campo ao copo. Isso se junta aos 1.300 pontos de controle de qualidade da cervejaria e 376 testes ao longo do processo de todo o processo.

Ambev investe em tecnologias para diminuir impactos climáticos na produção de cerveja!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Técnica menos nociva à saúde capilar vira moda entre adeptas do megahair!

Uma nova tendência para quem quer alongar as madeixas tem ganhado força nacional. Isso porque a técnica de expansão capilar com fita adesiva é a única aprovada por dermatologistas e é mais rápida, de fácil manutenção e menos nociva que as demais para os fios naturais e o couro cabeludo. De acordo com a especialista […]

Leia mais

Cresce número de mulheres empreendendo, mas ainda há muitas barreiras a superar!

Lançado pela ONU, em 2014, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, que acontece nesta segunda-feira, 19, propõe um debate sobre os avanços e conquistas das mulheres no mundo dos negócios. O Anuário dos Trabalhadores das MPE, publicado pelo Sebrae, é um incentivo para mulheres que sonham estar à frente do próprio empreendimento: os dados apontam […]

Leia mais

Fisiculturista dá dicas de como sambar com molejo e músculos no Carnaval!

O Carnaval no Brasil é um desfile de beleza: fantasias impecáveis, corpos esculturais das musas e madrinhas de bateria, e muito samba no pé, principalmente. O maior espetáculo da terra traz consigo um molejo e ritmo diferenciado, que em nenhum lugar do mundo existe igual. Nos últimos anos, nomes conhecidos do fitness como Gracyanne Barbosa […]

Leia mais

Ford aposta na tecnologia, conectividade e inovação no Salão Automóvel!

A Ford chegou com tudo no Salão do Automóvel, que acontece até o dia 18 de novembro, na Expo Imigrantes em São Paulo. A montadora, que não para de lançar novidades, está apresentando aos visitantes do Salão, o melhor da tecnologia, conectividade e inovação. Por lá, estão os carros-conceito, apresentados pela primeira vez no Brasil […]

Leia mais

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata!

Neste mês de novembro, as campanhas de conscientização são voltadas aos cuidados da saúde do homem. Até o final deste ano, segunda o INCA, 68 mil pessoas devem ser diagnosticadas com o câncer de próstata. Para falar sobre este assunto, o urologista creditado pela SBRA, Joseph Monteiro, elencou as principais dúvidas dos pacientes em suas […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *