Café Gourmet Santa Monica comemora o Dia Nacional do Café!

Somos tão apaixonados por café que a bebida ganhou uma data exclusiva no Brasil. Desde 2005, 24 de Maio passou a ser o Dia Nacional do Café. A data, incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias, pelas indústrias e pelo varejo.

Bebida milenar, o café tem a capacidade de estar sempre atual e moderno graças aos investimentos das indústrias e dos fabricantes de produtos em inovação. Hoje são tantas as variedades e marcas de café, máquinas e acessórios à disposição do consumidor que é possível ter uma pequena cafeteria em casa, o que vem contribuindo para o aumento do consumo da bebida.  

A divulgação de novas formas de preparo, a popularização dos ‘espressos’, cappuccinos e a divulgação de outras combinações com leite, chocolate e especiarias estão disseminando a vocação gourmet do café e conquistando cada vez mais apreciadores. Além disso, a melhoria da qualidade do café que é ofertado aos consumidores vem impulsionando o mercado brasileiro que hoje é um dos que mais crescem no mundo. Somos o segundo maior consumidor da bebida, atrás apenas dos Estados Unidos, e o maior produtor de café do mundo.

“O mercado de cafés especiais cresce mais de 20% ao ano no Brasil, pois as pessoas estão conhecendo e aprendendo a apreciar produtos gourmet”, afirma Marcelo Moscofian, diretor do Café Gourmet Santa Monica.

Plantado em uma região com altitude acima de 1200 m – condição essencial para se obter um produto com características gourmet – o Café Gourmet Santa Monica utiliza grãos 100% arábica de origem controlada, que são cultivados através da ferti-irrigação por gotejamento.

Na Fazenda Santa Monica, o processo de produção do café é acompanhado desde o nascimento do fruto, incluindo a seleção dos grãos e a torrefação em máquinas e processos exclusivos para garantir a integridade do produto.

“Investimos cerca de R$ 250 mil por ano em nossa safra, cujo principal segredo é a adubação orgânica com ferti-irrigação que consegue aumentar a produtividade em até 100%. Nossa colheita acontece em duas etapas, de junho a agosto, e a secagem é feita no terreiro sob o Sol para preservar a doçura do café. Depois de secos, os grãos são armazenados para descansar durante um ano antes da torra para garantir as características de uma bebida gourmet”, explica Arthur Moscofian Júnior, presidente do Café Gourmet Santa Monica.

Com atuação focada no segmento de food service, o Café Gourmet Santa Monica foi o pioneira no Brasil a produzir café gourmet, iniciando suas operações em 1985, com a produção de grãos na região de Machado, no Sul de Minas Gerais.

 

 

 

 

A empresa oferece para o consumidor sua linha de produtos com a mesma qualidade que é servida em cafeterias, restaurantes, panificadoras e lojas especializadas.

O Café Torrado em Pó Santa Monica, em opções de 250g e 500g, é embalado a vácuo, o que reduz a oxidação natural, garantindo durabilidade no aroma e sabor.

Já o Café Torrado em Grão Santa Monica, oferecido em embalagens de 1kg, também pode sem encontrado em pacotes de 250g e é ideal para aqueles que preferem tomar um café moído na hora.

Além disso, sua embalagem especial tem válvula desgaseificadora que possibilita a preservação das características sensoriais do produto até a moagem.

O Café Gourmet Santa Monica pode ser encontrado em panificadoras, cafetarias e restaurantes e em redes de varejo como St. Marche e nos Empórios Santa Luzia, Santa Maria, Dinis e Madrid, em São Paulo. Os produtos também estão disponíveis no e-commerce www.cafestore.com.br e www.cafefacil.com.br.

SOBRE O CAFÉ GOURMET SANTA MONICA

A cultura cafeeira é parte da família Moscofian desde a década de 1950 com o cultivo dos grãos em fazendas próprias no sul de Minas Gerais. Após uma jornada de estudos sobre o café, visitas à Europa e torrefadoras e fazendas no Brasil, o fazendeiro Arthur Moscofian Jr. decidiu oferecer ao mercado brasileiro um café Premium e de qualidade única.

Após realizar diversas pesquisas, Arthur conseguiu desenvolver um sistema de plantio sustentável com ferti-irrigação por gotejamento que aumenta a produtividade da área cultivada e garante um percentual de até 80% de grãos 100% arábica com características gourmet. O especialista também viajou para a Itália onde estudou os diferenciais da torra do processo gourmet e a forma ideal para preparar um autêntico expresso. Após nove anos de estudo, em 1985 lançou o primeiro café gourmet do Brasil, o Café Gourmet Santa Monica.

Cultivado em fazendas próprias no sul de Minas Gerais, o café é acompanhado desde o nascimento do fruto, passando por sua rigorosa seleção, torrefação com máquinas e processos exclusivos para garantir a integridade dos grãos e embalagens que preservam seu aroma e sabor por mais tempo.

Café Gourmet Santa Monica comemora o Dia Nacional do Café!



VEJA MAIS SOBRE Gastronomia


Oktoberfest Paulaner será celebrado pelo 2º ano em São Paulo. Vem saber!

Aos amantes da boa cerveja uma boa notícia!!!! No dia 28 de Outubro, o Galpão Jaguaré sediará o 2º Oktoberfest Paulaner. A cervejaria Paulaner foi a primeira marca a realizar o Oktoberfest em Munique, hoje ela divide a Festa na Baviera com outras expressivas marcas. O Evento traz para o Brasil o verdadeiro sabor da […]

Leia mais

Chef Morena Leite lança café em parceria com a Orfeu!

Uma boa notícia para quem aprecia um bom café . A Orfeu focada em cafés especiais acaba de lançar o microlote Beija-Flor, café de origem brasileira, raro e inédito, uma parceria entre a marca de café e a Chef Morena Leite. Beija-Flor, que é referência a um dos pássaros mais coloridos da fauna, nasceu do […]

Leia mais

Restaurante Jamie’s Italian do Chef Jamies Oliver continua em alta no Brasil e anuncia mais uma filial!

Após 2 anos de inaugurado, o restaurante Jamie’s Italian, do renomado Chef Jamies Oliver, continua com um serviço de altíssima qualidade na capital paulista. Situado no bairro nobre do Itaim Bibi, o Jamie’s Italian traz um menu de pratos baseados na cultura italiana, uma das principais inspirações de Oliver – influência do chef Gennaro Contaldo, […]

Leia mais

Boteco japonês Izakaya Toki abre as portas em São Paulo!

São Paulo ganhou recentemente o Izakaya Toki , um pub japonês, localizado na Rua Artur de Azevedo, 986, Pinheiros. Misto de bar e restaurante, o Izakaya Toki tem  poucas mesas e um grande e disputado balcão. O menu reúne na mesma medida bebidas alcoólicas e pratos típicos, servidos em pequenas porções. Mas, ao contrário do que […]

Leia mais

Sushiman do Guarujá é eleito o melhor do Brasil!

Sushiman do restaurante Tomihama Sushi, no Guarujá, litoral de São Paulo, Leonardo Pacheco Gonçalves disse ter sido surpreendido com o anúncio de que ficou em primeiro lugar na Copa Brasil Best Sushiman, parte da programação da Asian & Seafood Show, encerrada no dia 3 de outubro. O anúncio foi feito em jantar de confraternização no […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *