Café Gourmet Santa Monica comemora o Dia Nacional do Café!

Somos tão apaixonados por café que a bebida ganhou uma data exclusiva no Brasil. Desde 2005, 24 de Maio passou a ser o Dia Nacional do Café. A data, incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias, pelas indústrias e pelo varejo.

Bebida milenar, o café tem a capacidade de estar sempre atual e moderno graças aos investimentos das indústrias e dos fabricantes de produtos em inovação. Hoje são tantas as variedades e marcas de café, máquinas e acessórios à disposição do consumidor que é possível ter uma pequena cafeteria em casa, o que vem contribuindo para o aumento do consumo da bebida.  

A divulgação de novas formas de preparo, a popularização dos ‘espressos’, cappuccinos e a divulgação de outras combinações com leite, chocolate e especiarias estão disseminando a vocação gourmet do café e conquistando cada vez mais apreciadores. Além disso, a melhoria da qualidade do café que é ofertado aos consumidores vem impulsionando o mercado brasileiro que hoje é um dos que mais crescem no mundo. Somos o segundo maior consumidor da bebida, atrás apenas dos Estados Unidos, e o maior produtor de café do mundo.

“O mercado de cafés especiais cresce mais de 20% ao ano no Brasil, pois as pessoas estão conhecendo e aprendendo a apreciar produtos gourmet”, afirma Marcelo Moscofian, diretor do Café Gourmet Santa Monica.

Plantado em uma região com altitude acima de 1200 m – condição essencial para se obter um produto com características gourmet – o Café Gourmet Santa Monica utiliza grãos 100% arábica de origem controlada, que são cultivados através da ferti-irrigação por gotejamento.

Na Fazenda Santa Monica, o processo de produção do café é acompanhado desde o nascimento do fruto, incluindo a seleção dos grãos e a torrefação em máquinas e processos exclusivos para garantir a integridade do produto.

“Investimos cerca de R$ 250 mil por ano em nossa safra, cujo principal segredo é a adubação orgânica com ferti-irrigação que consegue aumentar a produtividade em até 100%. Nossa colheita acontece em duas etapas, de junho a agosto, e a secagem é feita no terreiro sob o Sol para preservar a doçura do café. Depois de secos, os grãos são armazenados para descansar durante um ano antes da torra para garantir as características de uma bebida gourmet”, explica Arthur Moscofian Júnior, presidente do Café Gourmet Santa Monica.

Com atuação focada no segmento de food service, o Café Gourmet Santa Monica foi o pioneira no Brasil a produzir café gourmet, iniciando suas operações em 1985, com a produção de grãos na região de Machado, no Sul de Minas Gerais.

 

 

 

 

A empresa oferece para o consumidor sua linha de produtos com a mesma qualidade que é servida em cafeterias, restaurantes, panificadoras e lojas especializadas.

O Café Torrado em Pó Santa Monica, em opções de 250g e 500g, é embalado a vácuo, o que reduz a oxidação natural, garantindo durabilidade no aroma e sabor.

Já o Café Torrado em Grão Santa Monica, oferecido em embalagens de 1kg, também pode sem encontrado em pacotes de 250g e é ideal para aqueles que preferem tomar um café moído na hora.

Além disso, sua embalagem especial tem válvula desgaseificadora que possibilita a preservação das características sensoriais do produto até a moagem.

O Café Gourmet Santa Monica pode ser encontrado em panificadoras, cafetarias e restaurantes e em redes de varejo como St. Marche e nos Empórios Santa Luzia, Santa Maria, Dinis e Madrid, em São Paulo. Os produtos também estão disponíveis no e-commerce www.cafestore.com.br e www.cafefacil.com.br.

SOBRE O CAFÉ GOURMET SANTA MONICA

A cultura cafeeira é parte da família Moscofian desde a década de 1950 com o cultivo dos grãos em fazendas próprias no sul de Minas Gerais. Após uma jornada de estudos sobre o café, visitas à Europa e torrefadoras e fazendas no Brasil, o fazendeiro Arthur Moscofian Jr. decidiu oferecer ao mercado brasileiro um café Premium e de qualidade única.

Após realizar diversas pesquisas, Arthur conseguiu desenvolver um sistema de plantio sustentável com ferti-irrigação por gotejamento que aumenta a produtividade da área cultivada e garante um percentual de até 80% de grãos 100% arábica com características gourmet. O especialista também viajou para a Itália onde estudou os diferenciais da torra do processo gourmet e a forma ideal para preparar um autêntico expresso. Após nove anos de estudo, em 1985 lançou o primeiro café gourmet do Brasil, o Café Gourmet Santa Monica.

Cultivado em fazendas próprias no sul de Minas Gerais, o café é acompanhado desde o nascimento do fruto, passando por sua rigorosa seleção, torrefação com máquinas e processos exclusivos para garantir a integridade dos grãos e embalagens que preservam seu aroma e sabor por mais tempo.

Café Gourmet Santa Monica comemora o Dia Nacional do Café!



VEJA MAIS SOBRE Gastronomia


Os vencedores do 21º prêmio Comer & Beber da “Veja São Paulo”!

No último dia 21, a revista “Veja São Paulo” lançou a 21ª edição do guia Comer & Beber, em um coquetel para 600 convidados na Casa Charlô, em São Paulo. Erick Jacquin foi o responsável por apresentar a noite de prêmios que revelou os melhores restaurantes, bares e estabelecimentos de comidinhas em 42 categorias. Confira […]

Leia mais

Maremonti Tratoria & Pizza, umas das mais tradicionais de São Paulo, abre filial no Shopping Jardim Sul. Vem ver!

Os moradores do Morumbi que amam uma boa gastronomia já podem comemorar. A tradicional Maremonti Tratoria & Pizza acaba de inaugurar  uma unidade no Shopping Jardim Sul. O ambiente que tem 400 m²  é cercado por muito verde com samambaias penduradas no teto, além de um jardim externo com 40 lugares. Por lá, os pizzaiolos […]

Leia mais

Coca-cola com café é lançada no Japão!

Coca-Cola normal, zero, light, diet, com limão e, agora, com café, pelo menos no Japão. A nova edição foi lançada pela marca recentemente, e além de conter cafeína possui 50% a menos de calorias. Batizada de Coca-Cola Coffee Plus, a bebida será vendida exclusivamente na versão mini de 190 ml, com 34 mg de cafeína […]

Leia mais

Farabbud, marco da culinária árabe de São Paulo, celebra 15 anos com lançamento de livro!

Paixão e temperos mágicos passando de pais para filhos. A história do Farabbud, marco da culinária árabe de São Paulo, fica agora eternizada no livro comemorativo dos seus 15 anos, Farabbud, uma História. O restaurante completa aniversário em novembro, mas já está em clima de festa. A casa ganha páginas dedicadas às histórias, curiosidades, depoimentos […]

Leia mais

Granola Jordans, a mais consumida no Reino Unido chega ao Brasil!

Para os amantes da vida saudável, uma boa notícia. A granola Jordans, a mais consumida no Reino Unido, acaba  de aterrissar em terras brasileiras.  Ela chega por aqui com cinco deliciosos sabores: red fruits (maçã, framboesa e morango), berry fruits (mirtilo, cassis, cranberry), tropical (papaia, abacaxi, coco e banana), nuts (amêndoa, avelã e castanha do […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *