Aspirina® celebra 115 anos de inovação e referência em saúde!

3Um dos medicamentos mais conhecidos no mundo, a Aspirina® celebra 115 anos de história em 2014. A marca da Bayer HealthCare surgiu como um inovador e poderoso analgésico vendido em pó e não parou de se reinventar desde então. Atualmente, os medicamentos do portfólio de Aspirina® e o ácido acetilsalicílico (seu princípio ativo) são referência na medicina para o alívio de diversos tipos de dores, assim como um importante aliado para reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

O ácido acetilsalicílico foi sintetizado pela primeira vez em 1897, quando o químico alemão Felix Hoffmann pesquisava nos laboratórios da Bayer por um medicamento para dores reumáticas que fosse mais tolerado por pacientes, como o seu pai, que sofriam com o gosto amargo e as irritações estomacais provocados pelo tratamento com ácido salicílico, recomendado pelos médicos na época. Logo, ele percebeu que a combinação com o radical acetil reduzia os aspectos negativos e mantinha o poderoso efeito analgésico.

Em 1889, a marca ASPIRINA® é registrada em Berlim e inicia-se a produção do medicamento. Dois anos mais tarde, acontece a primeira venda de ASPIRINA® no Brasil. O produto fez um sucesso rápido e estrondoso em todo o planeta graças à sua ação analgésica, tornando-o muito usado para o tratamento de febres, dores e inflamações. Até hoje, a ASPIRINA® é sinônimo para quem busca aliviar um desses sintomas.

Desde que surgiu, como um remédio em pó disponível nas farmácias e vendido em embalagens de papel com 1g, a ASPIRINA® também não parou de se reinventar. Ainda no começo, o princípio ativo foi compactado em comprimidos de 500 mg, o que ajudou em sua popularização. Com o passar dos anos, foi combinada com cafeína (CAFIASPIRINA®) e ácido ascórbico (vitamina C – ASPIRINA® C) e surgiu em diferentes formatos, como o comprimido efervescente. Pesquisas médicas também comprovaram outros benefícios propiciados pelo ácido acetilsalicílico, como a ação inibidora da agregação plaquetária, que deu origem ASPIRINA® PREVENT, e sua importância para prevenção de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC.

Por causa da tradição e notoriedade, a ASPIRINA® tornou-se o medicamento mais pesquisado por cientistas. Somente o banco de dados do National Center for Biotechnology Information (NCBI) contabiliza mais de 56 mil estudos sobre o ácido acetilsalicílico. “A ASPIRINA® sempre foi, ainda é e sempre será uma referência em saúde ao redor do mundo. É um grande exemplo por sua história, mas também apontar para o futuro pela capacidade de reinvenção da marca”, ressalta o gerente de marketing de ASPIRINA® no Brasil, Pedro Calamita.

Confira a linha do tempo com os principais fatos da história da ASPIRINA®:

1897 – O químico alemão Felix Hoffmann sintetiza o ácido acetilsalicílico pela primeira vez.

1899 – As propriedades analgésicas do ácido acetilsalicílico são atestadas em estudos clínicos. A ASPIRINA® é registrada como marca em Berlim e é iniciada a comercialização em pó.

1900 – Para facilitar o consumo, ASPIRINA® é lançada em formato de comprimidos com 500 mg de ácido acetilsalicílico.

1901 – Primeiro registro de venda de ASPIRINA® no Brasil.

1906 – Primeira licença de comercialização da CAFIASPIRINA®.

1950 – ASPIRINA® aparece no Guinness Book of Records como o analgésico mais vendido do mundo.

1969 – Durante a expedição Apollo 11, quando o homem pisou pela primeira vez na Lua, a ASPIRINA® é presença fundamental na caixa de medicamentos que acompanhou os astronautas.

1971 – Pela primeira vez, pesquisadores comprovam propriedades de afinamento no sangue do ácido acetilsalicílico.

1979 – Estudo verifica que o ácido acetilsalicílico previne o derrame.

1982 – John Vane recebe o Prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas relacionadas a prostaglandinas e ácido acetilsalicílico.

1983 – ASPIRINA® C, medicamento que combina ácido acetilsalicílico com ácido ascórbico (vitamina C) é lançado no Brasil.

1994 – Revista Newsweek aponta a ASPIRINA® como um dos cinco grandes inventos do século XX.

1998 – ASPIRINA® Prevent é lançada, marcando a entrada da marca como medicamento indicado na prevenção de eventos cardiovasculares.

 

Sobre a Bayer HealthCare

Com produtos inovadores para a prevenção, diagnóstico e tratamento das mais diversas doenças, a Bayer HealthCare utiliza tecnologias de última geração para a saúde humana e animal.  A Consumer Care, divisão de medicamentos isentos de prescrição da Bayer HealthCare, está presente em mais de 100 países, com um amplo portfólio composto por diferentes categorias como anti-inflamatórios, analgésicos, produtos dermatológicos, suplementos de vitaminas e polivitamínicos.

Aspirina® celebra 115 anos de inovação e referência em saúde!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Você sabe o que realmente faz bem para o seu organismo? Descubra os hábitos e alimentos corretos!

Com o verão se aproximando, as pessoas começam a dar uma atenção especial no cardápio e inserir novos “hábitos saudáveis” no dia a dia. Mas nem tudo é o que parece. A doutora Carolina Mantelli, endocrinologista e especialista em metabologia revela os mitos e verdades sobre os alimentos e como utilizá-los ao seu favor. CHÁ […]

Leia mais

5 dicas para não errar num e-mail em inglês!

Antes visto como um diferencial, saber falar inglês tornou-se exigência básica no mercado de trabalho. O motivo é evidente: a língua inglesa está cada vez mais presente no nosso dia a dia, desde filmes, músicas tecnologia e expressões incorporadas à fala. Na hora de escrever um e-mail corporativo ou fazer reserva em um hotel para […]

Leia mais

67% da população mundial está infectada com o vírus Herpes. Saiba como se proteger!

Atenção,meus leitores e leitoras!!!!! A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, atualmente, 67% da população mundial está infectada com o vírus Herpes Simples do tipo 1. Também contagioso e incurável é o vírus Herpes Simples do tipo 2, mais conhecido como herpes genital. Mas estes estão longe de serem os únicos tipos da doença. […]

Leia mais

Estudo afirma que jejuar até a hora do almoço ajuda a emagrecer!

Desde pequeno ouvia dizer que o café da manhã é a alimentação mais importante do dia. Só que de acordo com um novo estudo, jejuar até a hora do almoço pode ser uma boa pedida para eliminar mais calorias. A pesquisa, que foi realizada pela universidades de Loughborough e Bedfordshire, descobriu que o simples ato […]

Leia mais

Carlos Iglesias relata a realidade da Amazônia em livro!

No próximo dia 19, acontece no Restaurante A Figueira Rubaiyat em São Paulo, o lançamento do livro Dr. Amazonas – A chave Para o Novo Mundo de Carlos Iglesias. Médico formado pela Faculdade de Medicina do ABC–SP e graduado em gastronomia pelo The Arts Institutes of New York, o autor relata nessa obra sua expedição […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *