Armadilhas do ego por Cynthia Lemos!

Hoje, minha reflexão com você é sobre as armadilhas do ego que invadem a empresa. De recepcionista a gerente do instituto de beleza, Sarah parece que não havia percebido que o crachá de gerente foi dado a ela pelo mérito do que já vinha fazendo no seu dia a dia, e não pelo que através da sua aparência, ela tinha que provar.

Sarah não tinha essa sabedoria, e em prol, segundo sua visão, de ser respeitada e aprovada como tal, ela compra um carro melhor do que o da dona da empresa, parcelado em 72 vezes, comprometendo cerca de 70% por cento do seu novo aumento por seis anos com aquela aquisição.
Elaine, a proprietária, ao ver a sua nova gerente com um carro novo, fica feliz pela conquista, mas após alguns minutos é invadida e desestruturada quando se dá conta que o carro de sua funcionaria é de maior valor e representatividade que o seu, e isso ela não podia permitir.

“O que a sociedade vai dizer? Minha gerente. Ex-recepcionista do meu salão, com um carro melhor que o meu. Daqui a pouco estarão confundindo ela como a proprietária!”

Movida pela mente coletiva, verdades vendidas pela sociedade, Elaine, a empresária, lança mão do caixa da empresa e troca seu carro antigo por um carro incrível, e assim como sua funcionária, que compromete o salário dos próximos meses que ainda não ganhou, Elaine sacrifica, através dos juros do parcelamento, grande parte da previsão de faturamento da empresa dos meses que ainda estão por vir.

Sarah, após a conquista do sonhado cargo, salário, carro, renovação do guarda roupa e outros bens adquiridos, passa então a se dar conta que precisa garantir a segurança de seu emprego e salário porque fez muitos compromissos. O foco do seu trabalho, que antes estava em empreender no negócio, trabalhar para os clientes e empresa, se arriscar para crescimento, neste novo cenário passa a ser trabalhar para garantir seu emprego e não contrariar sua chefe. Sarah estava a serviço e refém de seus parcelamentos e dividas.

Enquanto Sarah, ex-recepcionista, vive a experiência de estacionar em sua carreira, Elaine, a proprietária, sofre duplamente quando também inverte a ordem e foco do seu negócio. Elaine passa a confundir faturamento com lucro e se coloca acima da empresa. Ela coloca a empresa a serviço de priorizar os desejos dela.

Ninguém está falando aqui que você não poderá ter o que você quiser. Você pode ter o que quiser, mas não sacrifique a sua empresa. Quem aqui já ouviu a história do fazendeiro ansioso que mata a galinha que botava um ovo de ouro por semana, achando que conseguiria antecipar seu estado de riqueza?

Assim quero dizer a você empresário: cuide da sua empresa e esteja para servi-lá. Coloque-a sempre acima de você e suas necessidades, e tenha tudo que quiser. Tenha a paciência de acumular os ovos da galinha, e não a ansiedade de matá-la em prol das suas necessidades egoístas. Paciência.

Ter segurança de quem você é, é fruto de muito autoconhecimento, porque a sociedade te cobra, só que você tem que ser mais sábio que ela.

Expanda sua consciência e gere ações transformadoras!

Cynthia Lemos é psicóloga empresarial e coach na Grandy Desenvolvimento Humano e especialista no Desenvolvimento de Líderes e Empresas Email: cynthia@grandy.com.br @GrandyDH
Armadilhas do ego por Cynthia Lemos!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Técnica menos nociva à saúde capilar vira moda entre adeptas do megahair!

Uma nova tendência para quem quer alongar as madeixas tem ganhado força nacional. Isso porque a técnica de expansão capilar com fita adesiva é a única aprovada por dermatologistas e é mais rápida, de fácil manutenção e menos nociva que as demais para os fios naturais e o couro cabeludo. De acordo com a especialista […]

Leia mais

Cresce número de mulheres empreendendo, mas ainda há muitas barreiras a superar!

Lançado pela ONU, em 2014, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, que acontece nesta segunda-feira, 19, propõe um debate sobre os avanços e conquistas das mulheres no mundo dos negócios. O Anuário dos Trabalhadores das MPE, publicado pelo Sebrae, é um incentivo para mulheres que sonham estar à frente do próprio empreendimento: os dados apontam […]

Leia mais

Fisiculturista dá dicas de como sambar com molejo e músculos no Carnaval!

O Carnaval no Brasil é um desfile de beleza: fantasias impecáveis, corpos esculturais das musas e madrinhas de bateria, e muito samba no pé, principalmente. O maior espetáculo da terra traz consigo um molejo e ritmo diferenciado, que em nenhum lugar do mundo existe igual. Nos últimos anos, nomes conhecidos do fitness como Gracyanne Barbosa […]

Leia mais

Ford aposta na tecnologia, conectividade e inovação no Salão Automóvel!

A Ford chegou com tudo no Salão do Automóvel, que acontece até o dia 18 de novembro, na Expo Imigrantes em São Paulo. A montadora, que não para de lançar novidades, está apresentando aos visitantes do Salão, o melhor da tecnologia, conectividade e inovação. Por lá, estão os carros-conceito, apresentados pela primeira vez no Brasil […]

Leia mais

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata!

Neste mês de novembro, as campanhas de conscientização são voltadas aos cuidados da saúde do homem. Até o final deste ano, segunda o INCA, 68 mil pessoas devem ser diagnosticadas com o câncer de próstata. Para falar sobre este assunto, o urologista creditado pela SBRA, Joseph Monteiro, elencou as principais dúvidas dos pacientes em suas […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *