Armadilhas do ego por Cynthia Lemos!

Hoje, minha reflexão com você é sobre as armadilhas do ego que invadem a empresa. De recepcionista a gerente do instituto de beleza, Sarah parece que não havia percebido que o crachá de gerente foi dado a ela pelo mérito do que já vinha fazendo no seu dia a dia, e não pelo que através da sua aparência, ela tinha que provar.

Sarah não tinha essa sabedoria, e em prol, segundo sua visão, de ser respeitada e aprovada como tal, ela compra um carro melhor do que o da dona da empresa, parcelado em 72 vezes, comprometendo cerca de 70% por cento do seu novo aumento por seis anos com aquela aquisição.
Elaine, a proprietária, ao ver a sua nova gerente com um carro novo, fica feliz pela conquista, mas após alguns minutos é invadida e desestruturada quando se dá conta que o carro de sua funcionaria é de maior valor e representatividade que o seu, e isso ela não podia permitir.

“O que a sociedade vai dizer? Minha gerente. Ex-recepcionista do meu salão, com um carro melhor que o meu. Daqui a pouco estarão confundindo ela como a proprietária!”

Movida pela mente coletiva, verdades vendidas pela sociedade, Elaine, a empresária, lança mão do caixa da empresa e troca seu carro antigo por um carro incrível, e assim como sua funcionária, que compromete o salário dos próximos meses que ainda não ganhou, Elaine sacrifica, através dos juros do parcelamento, grande parte da previsão de faturamento da empresa dos meses que ainda estão por vir.

Sarah, após a conquista do sonhado cargo, salário, carro, renovação do guarda roupa e outros bens adquiridos, passa então a se dar conta que precisa garantir a segurança de seu emprego e salário porque fez muitos compromissos. O foco do seu trabalho, que antes estava em empreender no negócio, trabalhar para os clientes e empresa, se arriscar para crescimento, neste novo cenário passa a ser trabalhar para garantir seu emprego e não contrariar sua chefe. Sarah estava a serviço e refém de seus parcelamentos e dividas.

Enquanto Sarah, ex-recepcionista, vive a experiência de estacionar em sua carreira, Elaine, a proprietária, sofre duplamente quando também inverte a ordem e foco do seu negócio. Elaine passa a confundir faturamento com lucro e se coloca acima da empresa. Ela coloca a empresa a serviço de priorizar os desejos dela.

Ninguém está falando aqui que você não poderá ter o que você quiser. Você pode ter o que quiser, mas não sacrifique a sua empresa. Quem aqui já ouviu a história do fazendeiro ansioso que mata a galinha que botava um ovo de ouro por semana, achando que conseguiria antecipar seu estado de riqueza?

Assim quero dizer a você empresário: cuide da sua empresa e esteja para servi-lá. Coloque-a sempre acima de você e suas necessidades, e tenha tudo que quiser. Tenha a paciência de acumular os ovos da galinha, e não a ansiedade de matá-la em prol das suas necessidades egoístas. Paciência.

Ter segurança de quem você é, é fruto de muito autoconhecimento, porque a sociedade te cobra, só que você tem que ser mais sábio que ela.

Expanda sua consciência e gere ações transformadoras!

Cynthia Lemos é psicóloga empresarial e coach na Grandy Desenvolvimento Humano e especialista no Desenvolvimento de Líderes e Empresas Email: cynthia@grandy.com.br @GrandyDH
Armadilhas do ego por Cynthia Lemos!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Ex-administrador de empresas transforma a paixão pela escalada em profissão!

“As montanhas que escalamos são da mente, do autodesenvolvimento pessoal e profissional”. É desta forma que Moeses Fiamoncini, 39 anos, define a sua paixão por escalar. O desejo despertou aos 10 anos, quando Fiamoncini organizou uma “expedição” com um amigo para subir uma montanha em um vale próximo de sua casa, no interior do Paraná. […]

Leia mais

Tel Aviv coloca semáforo especial para pessoas viciadas em celular!

Para tentar chamar a atenção dos viciados em smartphones e evitar atropelamentos, a cidade de Tel Aviv, em Israel, instalou luzes de LED no chão, cuja cor varia de acordo com a mudança do semáforo. A expectativa dos engenheiros de tráfego é de que, ao se aproximar da beira da calçada olhando para baixo, o […]

Leia mais

Jair Bolsonaro libera turistas dos EUA, Austrália, Canadá e Japão a entrar no Brasil sem visto!

O nosso Presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto para dispensar o visto de visita para turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão que viajarem ao Brasil. O decreto foi publicado ontem (18), em uma edição extra do “Diário Oficial da União”. O decreto editado por Bolsonaro entrará em vigor em 17 de junho deste ano […]

Leia mais

Carrefour terá que pagar R$ 1 milhão após morte de cadela!

A poderosa Rede Carrefour terá que depositar R$ 1 milhão em um fundo a ser criado pelo município de Osasco (SP) para combater os maus-tratos aos animais. A decisão surgiu em resposta à morte da cadela Manchinha, agredida por um segurança dentro de uma loja da rede em 28 de novembro. Foi firmado um Termo […]

Leia mais

Após deixar o BB19, participante será intimada a depor sobre falas racistas!

BBB sem polícia, não é BBB! Paula von Sperling, participante do “BBB19”, será intimada a prestar esclarecimentos sobre declarações feitas dentro do reality show da Globo acusadas de racismo e intolerância religiosa. As investigações estão em andamento no Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), que abriu inquérito para apurar declarações supostamente preconceituosas […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *