Ano Novo Chinês, comemorado durante 15 dias a partir de 19 de fevereiro, tem lindas tradições para atrair a prosperidade, valorizar os antepassados e até homenagear amigos e familiares!

unnamedNo dia 19 de fevereiro, será comemorado o Ano Novo Chinês. A data, aliás, marca apenas o início das comemorações, que na China duram 15 dias. Nesse período, os chineses preparam uma série de rituais para garantirem um ano mais próspero e cheio de saúde. Veja:

1º dia – No dia do Ano Novo Lunar, os chineses não comem carne. Esse é o dia do ‘acolhimento dos deuses do céu e da terra’, quando eles se alimentam para garantir uma vida longa e feliz. Se você quer seguir esse costume, aproveite as receitas que a Lig-Lig (rede especializada em comida chinesa) preparou sem carne (estão logo abaixo).
2º dia – Os chineses valorizam muito seus antepassados porque reconhecem que eles são a base de tudo o que têm e são. No segundo dia do ano novo, portanto, eles rezam para seus antepassados e para todos os seus deuses. O segundo dia também é especial para os animais, porque é o dia em que se comemora o aniversário de todos os cães da China!
3º e 4º dias – São dias muito especiais também porque filhos que não veem seus pais esforçam-se para estar com eles e os homenagear. Quem já não tem seus pais vivos presta homenagens mesmo assim.
5º dia – Este dia é chamado de Po Woo e ninguém visita ninguém, porque visitas podem trazer má sorte para ambas as partes. No Po Woo, a tradição manda ficar em casa para acolher o Deus da Riqueza. Somente do 6º ao 10 º dia começam as visitas a parentes e amigos e também aos templos, para rezar por saúde, prosperidade, boa sorte…
7º dia – Este é considerado o dia de aniversário de todos os seres humanos. É dia de comer macarrão para promover a longevidade. Quer participar desta tradição? Confira a receita da Lig-Lig abaixo!
8º e 9º dias – A noite do oitavo dia é especial: à meia-noite, reza-se para o Deus do Céu (Tian Gong), enquanto o nono dia é dedicado a realizar oferendas ao Imperador de Jade.
10º ao 12º dia – Os chineses realizam verdadeiros banquetes nestes dias, com familiares e amigos, sempre nos jantares. Depois, no 13º dia, para limpar o organismo após tanta comilança, alimentam-se apenas de mostarda e arroz.
14º – Este dia é totalmente dedicado aos preparativos do Festival da Lanterna da noite seguinte. Crianças e adultos preparam os enfeites, que encherão o céu de luz e cor.
15º dia – É nesta noite que se realiza o famoso Festival da Lanterna. Cada povoado e cidades fazem o ritual conforme suas posses, sendo comuns desfiles típicos, feiras, apresentações artísticas e muita música, que culmina na ascensão das lanternas ao céu.
Com tanta festa, dá até vontade de ser chinês!
Ano Novo Chinês, comemorado durante 15 dias a partir de 19 de fevereiro, tem lindas tradições para atrair a prosperidade, valorizar os antepassados e até homenagear amigos e familiares!



VEJA MAIS SOBRE Gastronomia


Os vencedores do 21º prêmio Comer & Beber da “Veja São Paulo”!

No último dia 21, a revista “Veja São Paulo” lançou a 21ª edição do guia Comer & Beber, em um coquetel para 600 convidados na Casa Charlô, em São Paulo. Erick Jacquin foi o responsável por apresentar a noite de prêmios que revelou os melhores restaurantes, bares e estabelecimentos de comidinhas em 42 categorias. Confira […]

Leia mais

Maremonti Tratoria & Pizza, umas das mais tradicionais de São Paulo, abre filial no Shopping Jardim Sul. Vem ver!

Os moradores do Morumbi que amam uma boa gastronomia já podem comemorar. A tradicional Maremonti Tratoria & Pizza acaba de inaugurar  uma unidade no Shopping Jardim Sul. O ambiente que tem 400 m²  é cercado por muito verde com samambaias penduradas no teto, além de um jardim externo com 40 lugares. Por lá, os pizzaiolos […]

Leia mais

Coca-cola com café é lançada no Japão!

Coca-Cola normal, zero, light, diet, com limão e, agora, com café, pelo menos no Japão. A nova edição foi lançada pela marca recentemente, e além de conter cafeína possui 50% a menos de calorias. Batizada de Coca-Cola Coffee Plus, a bebida será vendida exclusivamente na versão mini de 190 ml, com 34 mg de cafeína […]

Leia mais

Farabbud, marco da culinária árabe de São Paulo, celebra 15 anos com lançamento de livro!

Paixão e temperos mágicos passando de pais para filhos. A história do Farabbud, marco da culinária árabe de São Paulo, fica agora eternizada no livro comemorativo dos seus 15 anos, Farabbud, uma História. O restaurante completa aniversário em novembro, mas já está em clima de festa. A casa ganha páginas dedicadas às histórias, curiosidades, depoimentos […]

Leia mais

Granola Jordans, a mais consumida no Reino Unido chega ao Brasil!

Para os amantes da vida saudável, uma boa notícia. A granola Jordans, a mais consumida no Reino Unido, acaba  de aterrissar em terras brasileiras.  Ela chega por aqui com cinco deliciosos sabores: red fruits (maçã, framboesa e morango), berry fruits (mirtilo, cassis, cranberry), tropical (papaia, abacaxi, coco e banana), nuts (amêndoa, avelã e castanha do […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *