Ambev reúne produtores de cevada e apresenta maltaria em Passo Fundo (RS)!

ambevNo dia 21 de outubro, produtores, distribuidores e cooperativas agrícolas se reúnem com funcionários da Ambev, no Rio Grande do Sul, para discutir as melhores práticas sobre o plantio da cevada e conhecer o processo de produção, desde o plantio até a degustação. Chamado de Dia de Campo, o evento acontece há mais de três décadas e já é tradição entre as pessoas que trabalham com o cultivo do cereal na região. Neste ano a atividade será especial, pois é a primeira vez que a maltaria da Ambev em Passo Fundo (RS) abre suas portas para receber os convidados.

O Dia de Campo é uma oportunidade para a Ambev de apresentar aos seus parceiros os avanços tecnológicos no plantio da cevada, confraternizar com os produtores e trocar experiências. A empresa é hoje a maior fomentadora desse cultivo no Brasil, e consequentemente do desenvolvimento do setor agrícola nacional.

Atualmente, 2.000 famílias de produtores rurais se dedicam ao plantio da cevada para abastecer a indústria de cerveja no país. A área cultivada no Rio Grande do Sul passou de 44 mil hectares em 2013 para 55 mil em 2014, um aumento de 25%. A expectativa da companhia é chegar em 70 mil hectares no próximo ano.

Nesta edição, o Dia de Campo também conta com a presença do gerente global de suprimentos de matéria-prima da AB InBev na Bélgica, John Rogers. Ele participará das atividades e falará sobre o processo de produção e iniciativas em andamento no Brasil e no exterior. Durante a visita, além de conhecer a unidade, os participantes passarão por diferentes estações que abordam temas relevantes relacionados ao cultivo, são elas: reaproveitamento de subprodutos, densidade da semeadura e qualidade.

Cada estação funciona como um workshop, onde são discutidas as melhores iniciativas e ideias sobre cada fase do processo. No final, todos participam de degustação de cervejas com o mestre cervejeiro da companhia. “É uma forma de mostrarmos para os agricultores os nossos testes e o que tem dado certo. Eles vão ver, por exemplo, até que ponto é vantajoso usar mais ou menos sementes por hectare e como melhorar a qualidade do produto”, diz Dércio Oppelt, gerente agrônomo da Ambev.

Novas tecnologias no campo

Para melhorar cada vez mais a qualidade da matéria-prima e garantir aumento gradual da colheita a cada ano, a Ambev também lançou três novos projetos em 2014: o Smartbarley, o Programa de Excelência de Produtores e o Radar.

O Smartbarley é um programa global para mapear junto aos agricultores as melhores práticas de produção de cevada. O trabalho é feito por uma equipe de agrônomos da Ambev, que está em contato direto com os produtores para acompanhar de perto os cultivos, fazer análises comparativas e coleta de dados que possam ajudar a melhorar a qualidade da cevada.  Os principais objetivos do Smartbarley são aumentar a produtividade agrícola e melhorar a gestão ambiental na agricultura.

O segundo projeto, o Programa de Excelência de Produtores, reconhece, fideliza e estimula os melhores agricultores de cevada no país. O programa visa fortalecer o relacionamento entre a Ambev e seus provedores de cevada gerando um maior compromisso e fidelidade, além de aumentar o nível técnico de todos os envolvidos.

E por fim, a Ambev desenvolveu o uso do programa Radar no cultivo de cevada, em parceria com a cooperativa Agrária. O sistema alia informações climáticas aos dados de estações experimentais para que o agricultor tome suas decisões de cultivo mais ciente sobre quais são as condições climáticas e de umidade do solo e do ar, tendo à mão modelagens do que está acontecendo e do que poder ocorrer no clima em até dez dias seguintes. Isso leva à otimização de recursos e ao aumento da produtividade por hectare.

A Ambev e os produtores de cevada

A Ambev fomenta o cultivo de cevada na região Sul do Brasil e colabora com o desenvolvimento do setor agrícola do país. Atualmente, mais de 2.000 famílias de produtores rurais se dedicam ao cultivo da cevada para abastecer a indústria de cerveja brasileira.

A companhia disponibiliza aos agricultores sementes e fertilizantes. Junto ao agricultor, a companhia conseguiu construir uma relação sustentável, tendo com uma das principais conquistas, o constante aprimoramento do produto. Isso graças ao intercâmbio de melhores práticas.

Antes de iniciar a safra, a Ambev oferece treinamento gratuito para todos os operadores envolvidos no recebimento e processamento do cereal. A prática permite a qualidade do material e a maior satisfação dos parceiros produtores de cevada. Toda a análise de recebimento e classificação da cevada da Ambev é feita por técnicos especializados, o que confere a ela transparência e confiabilidade.

Sobre a Maltaria Passo Fundo

Para transformar a cevada em malte, principal matéria-prima da cerveja, a Ambev conta com cinco maltarias: duas no Uruguai, duas no Brasil e outra na Argentina. A Maltaria Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, é a mais nova delas. A unidade tem potencial para produzir 110 mil toneladas em 2014 e conta com cerca de 100 funcionários.

Sobre a Ambev no Rio Grande do Sul

A Ambev possui duas maltarias no Rio Grande do Sul – uma em Porto Alegre, e outra em Passo Fundo –, além de duas fábricas de bebidas, nas cidades de Sapucaia do Sul e Viamão. A empresa conta ainda conta com seis centros de distribuição direta em Pelotas, Caxias do Sul, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Sapucaia do Sul.

Somente em 2013, a Ambev gerou mais de R$ 1 bilhão em impostos para o Estado (federais e estaduais). Em toda a cadeia, a companhia emprega no Estado mais de 117 mil pessoas (entre funcionários diretos, indiretos e induzidos).

Sobre a Ambev

Ser a “Melhor Empresa de Bebidas do Mundo unindo as pessoas por um Mundo Melhor”. Esta é a missão da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, no Brasil, com operações em 16 países das Américas (Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent).

Dona de um portfólio de “estrelas” como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes Guaraná Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotônico Gatorade e o chá Lipton, além do energético Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem álcool, a Ambev é líder no ranking das cervejarias na América Latina.

Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionários – 35 mil só no Brasil – sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que é incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande.

Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo Responsável desde 2003, fazendo campanhas de conscientização para prevenir o uso indevido do álcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre seus principais projetos estão o Papo em Família, o Jovens de Responsa, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de álcool por menores de idade.

Sua reconhecida excelência em gestão gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentável. No ano de 2013, o volume de vendas da companhia chegou a quase 165 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 34,8 bilhões – crescimento de 6,4% em relação ao ano de 2012.

Referência em práticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN, uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento é o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrográficas. E, para estimular a reciclagem pós consumo, a companhia desenvolve inúmeras ações por meio da plataforma Ambev Recicla.

Acompanhe as notícias e novidades da Ambev também no site www.ambev.com.br e nas redes sociais: twitter.com/ambevbrasil e linkedin.com/company/ambev

 

Ambev reúne produtores de cevada e apresenta maltaria em Passo Fundo (RS)!



VEJA MAIS SOBRE Economia


7 dicas para economizar na compra do presente do Dia das Crianças!

Que tal economizar no presente do Dia das Crianças? De acordo com Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, é importante considerar a situação financeira da família e lembrar que, em breve, haverá também o Natal. “É muito bom poder presentear as crianças! O ideal é que a família não se comprometa para […]

Leia mais

Imobiliária promove palestra exclusiva em Salvador sobre mercado imobiliário na Flórida!

No próximo dia 13, os antenadíssimos Tiago e Sarah Fernandez (foto acima), responsáveis pela área internacional da Ponto4 promoverão em parceria com a Imobiliária americana Every Thing Miami Realty, uma palestra exclusiva  para 60 pessoas no auditório do Empresarial Salvador Shopping Business.  Uma das palestrantes é Talita Pinheiro, CEO da Every Thing Miami Realty . […]

Leia mais

Bolsa de Valores – 5 mitos que os investidores acreditam!

Hoje, cada vez mais as pessoas estão procurando novas alternativas para investir. Porém, existem diversas opções de investimentos disponíveis no mercado atualmente, gerando dúvidas entre os próprios investidores. Quando se trata de ações é possível encontrar muitas informações diferentes. Há inclusive muitas promessas de enriquecimento fácil apenas investindo na bolsa. Porém, por mais atrativo que esse tipo […]

Leia mais

5 hobbies que podem virar fonte de renda!

As divertidas brincadeiras com o cachorro, a satisfação ao ter o quarto todo organizado ou os elogios ao fazer uma comida gostosa podem render mais do que sorrisos e prazer: podem dar dinheiro. Cada vez mais, as pessoas buscam trabalhar com o que as deixam felizes e transformar o hobby em profissão é um dos […]

Leia mais

Comportamento de consumo brasileiro influencia setores e produtos!

Se alguém te parasse na rua hoje para perguntar o que você compraria neste momento, caso tivesse uma renda adicional, qual seria a sua resposta? A maioria dos brasileiros tem sido categórico: tecnologia, lazer e viagens. Os dados, foram apontados pela pesquisa “Hábitos de consumo do brasileiro e sua relação com o crédito”, realizada pelo […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *