A Ford apresentou um novo experimento do seu plano global de mobilidade, o Ford Smart Mobilit!

e-Bike-CongressoBarcelona2015-3A Ford apresentou um novo experimento do seu plano global de mobilidade, o Ford Smart Mobility, para estudar como as bicicletas elétricas podem funcionar junto com os carros e o transporte público para tornar os deslocamentos nos centros urbanos mais fáceis e rápidos.

 O experimento chamado “Hands on Mobility” foi mostrado no Congresso Mundial da Mobilidade, em Barcelona, ??como parte do plano da empresa de inovação focada em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e “big data” para ajudar a transformar o modo como o mundo se move. O projeto é o mais novo de uma série de experiências para testar ideias de transporte envolvendo modelos mais flexíveis e colaboração social.

“Mudar o modo como pensamos, colaboramos e nos comportamos é essencial para garantir a liberdade de movimento das pessoas e das economias”, disse Barb Samardzich, chefe de operações da Ford Europa. “O plano Ford Smart Mobility faz parte do nosso compromisso com a inovação e é voltado para o desenvolvimento de sistemas de transporte inteligentes que tirem a preocupação e a ansiedade da viagem, melhorando a qualidade de vida nas cidades congestionadas.”

 Os problemas de trânsito e viagens longas têm um impacto econômico e social significativo nas grandes cidades. Segundo a Comissão Europeia, os congestionamentos na União Europeia custam cerca de 100 bilhões de euros por ano. Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido mostra que cada minuto a mais numa viagem afeta a ansiedade, felicidade e bem-estar das pessoas.

 

Conexões de transporte

A experiência “Handle on Mobility” amplia as opções de soluções de transporte para uma viagem de conexão mais eficiente, segura e saudável, em trajetos com menos ansiedade e stress. Como ponto de partida para o experimento, Ford desafiou seus empregados em todo o mundo a apresentar projetos de bicicletas elétricas, as e-bikes. Os protótipos “MoDe:Me” e “MoDe:Pro” apresentados em Barcelona estão entre os melhores de mais de 100 modelos apresentados.

 Ambas e-bikes são equipadas com um motor de 200 watts e bateria de 9 Ah que permitem velocidades de até 25 km/h. Elas usam tecnologia inspirada na indústria automotiva, como, por exemplo, sensor traseiro de ultrassom. Ele alerta o ciclista quando um veículo vai ultrapassar, gerando uma vibração nas manoplas, e também alerta os motoristas da presença da e-bike acendendo uma luz.

 As bicicletas se dobram facilmente para entrar nos carros da Ford e atendem às necessidades dos diferentes usuários:

  • E-bike MoDe:Me – produzida com a ajuda da fabricante de bicicletas Dahon, é para os viajantes urbanos poderem se manter em movimento no trânsito congestionado. Ela se dobra e é guardada facilmente, permitindo ao passageiro estacionar nos arredores, levar a e-bike no transporte público até o centro e, em seguida, rodar nela até o seu destino.
  • E-bike MoDe:Pro – construída por uma equipe da Ford, é para uso comercial urbano, como correios, eletricistas e entrega de produtos e serviços. É projetada para se encaixar com segurança em veículos comerciais, como a Transit Connect, que pode atuar como veículo de transporte e apoio, e também ser combinada com mais de uma e-bike.

Os dois protótipos trabalham com um aplicativo chamado MoDe:Link, compatível com o iPhone 6, que fornece informações em tempo real de:

  • Navegação – vibrações na manopla avisam o ciclista quando virar. Os piscas são acionados automaticamente. O aplicativo pode identificar caminhos melhores para bicicletas, riscos, alertas e será capaz de se comunicar com outros veículos.
  • Navegação multimodal e rota inteligente – integra o plano de viagem com as redes de transporte público e veículo pessoal, incluindo filtros por custo, tempo e uso da bicicleta. O mapa inclui condições do tempo, custos de estacionamento e estações de carregamento.
  • Velocidade e conforto – o nível de assistência do pedal elétrico pode ser ajustado com base na frequência cardíaca. O modo “Sem Suor” reduz a exigência de pedalar e permite ao ciclista chegar tranquilo ao seu destino.
  • Compatibilidade com o sistema SYNC – enquanto a e-bike é guardada e recarregada no veículo, o sistema de conectividade SYNC mostra o aplicativo na tela do painel.

 Depois de o usuário informar o destino, o aplicativo MoDe:Link mostra uma lista dos possíveis trajetos e, em seguida, dá instruções passo a passo de navegação. Isso pode incluir pedalar até uma estação de trem, levar a e-bike no trem e em seguida pedalar até o destino final. O app também atualiza a rota se as circunstâncias mudarem. Se um serviço de trem for cancelado, por exemplo, ele pode recomendar a viagem por carro.

 “Há muitas maneiras de rodar na cidade, mas o que é realmente necessário é uma maneira de conectar e juntar todas essas opções de transporte”, disse Ken Washington, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “Ser capaz de se mover facilmente entre carros, ônibus, trens e e-bikes e reagir a mudanças no trânsito pode fazer uma grande diferença, tanto para os passageiros como para quem fornece produtos, serviços e cuidados de saúde.”

Hábitos de uso

A Ford também está apresentando no Congresso da Mobilidade em Barcelona, pela primeira vez na Europa, o experimento Info Cicle, uma pesquisa de código aberto para reunir informações sobre como as bicicletas são usadas em diferentes áreas urbanas. O projeto foi criado para melhorar a compreensão do ecossistema de ciclismo, melhorar a segurança dos ciclistas, o mapeamento, o planejamento inteligente de viagem e uso de serviços comunitários. Uma caixa de sensores fixada na bicicleta registra dados como velocidade da roda, aceleração, clima e altitude.

A Ford apresentou um novo experimento do seu plano global de mobilidade, o Ford Smart Mobilit!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Exagerou na bebida? 6 dicas para evitar a ressaca!

Além da moderação e a da importância de não misturar muitos tipos de bebidas alcoólicas, existem outras formas bastante eficazes de prevenir uma ressaca ou de, pelo menos, atenuar as suas consequências. Em primeiro lugar, beba dois copos de água antes de sair de casa, depois, o melhor é comer antes de começar a beber. […]

Leia mais

Aprenda a queimar mais calorias durante a caminhada!

5 dicas para você queimar mais calorias durante a caminhada! 1. Aproveite as subidas. Se estiver andando ao ar livre, aproveite para subir montes. Na cidade, use ladeiras. 2. Prefira fazer tracking. Caminhadas ao ar livre, que forçam desvios de pedras e maior estabilidade corporal, são melhores para queimar calorias. Este tipo de caminhada também […]

Leia mais

Mulher grávida no volante – 4 dicas para dirigir com segurança!

O médico e supervisor de Saúde da Ford Brasil, Edson Kayanuma, lista algumas das medidas de segurança que devem ser consideradas pelas gestantes ao dirigir: • Grávidas devem usar o cinto de segurança de três pontos mantendo a faixa inferior abaixo da barriga, o mais justo possível. A faixa diagonal não deve ficar sobre a […]

Leia mais

Odontofobia – 7 dicas para se livrar do medo de dentista!

A odontofobia, nome dado a quem tem medo de dentista, acontece geralmente na infância, muito por conta do famoso barulhinho do motor dos aparelhos odontológicos ou até mesmo por meio de desenhos animados que retratam a ida ao dentista como algo doloroso. Por isso, é importante que tanto os pais quanto os profissionais da área […]

Leia mais

Scouter roda o país a procura de diversidade de belezas brasileiras para a moda!

Dono de um olhar visionário, Jocler Turmina é um expert em encontrar novos rostos para ingressar no mercado da moda.  Após ter atuado durante muito tempo  em agências de grande porte no mercado nacional, este ano ele resolveu apostar na carreira solo e vai percorrer as principais capitais brasileiras à procura de modelos de destaque […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *