7 mitos e verdades sobre o câncer!

O câncer causa temor e gera uma série de dúvidas em quem recebe o diagnóstico da doença. Há quem prefira não conversar sobre o assunto, mas, será esta a melhor atitude? Só em 2016, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou mais de 600 mil novos casos no Brasil. Considerando o número crescente de casos, é preciso discutir o assunto, espalhar e facilitar o acesso a informação para que o tumor seja identificado o quanto antes e o tratamento seja efetivo. “O paciente chega em nosso consultório assustado e cheio de dúvidas, justamente, porque muito se fala por aí, mas nem tudo é verdade. É comum relacionarem erroneamente a enfermidade ao fim da vida e isso impacta diretamente na aceitação da doença e nos resultados do tratamento”, afirma Bruna Bonaccorsi, radio oncologista da CTR – Centro de Tratamento Radioterápico da Cetus Oncologia, unidade Betim.

A médica explica que a palavra câncer é responsável por denominar diversas doenças distintas, cada uma delas com suas peculiaridades, sendo que todas têm em comum o crescimento desordenado das células. A especialista esclarece alguns mitos e verdades sobre a doença.

O câncer é contagioso

Mito. A doença não pode ser transmitida entre indivíduos. “Existem alguns tipos da patologia que são causados por vírus, mas apenas uma minoria dos infectados pelo vírus irão evoluir para o câncer”, explica a médica.

Todo tumor é câncer

Mito. “O tumor se caracteriza pelo aumento do volume em uma parte do corpo que ocorre devido ao crescimento do número de células, denominado como neoplasia, e pode ser benigno ou maligno”, afirma a médica Bruna Bonaccorsi. Os tumores benignos possuem limites e localização específica, já os malignos, estes sim denominados câncer, surgem a partir do crescimento desordenado das células e possuem potencial de invadir outras partes do corpo.

Tabagismo contribui para todo tipo de câncer

Verdade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte que pode ser evitada. Engana-se, porém, quem pensa que causa apenas câncer de pulmão, ele também aumenta o risco de diversos tipos de câncer da região da cabeça e pescoço, além de ser um dos principais fatores de risco de tumores na bexiga e levar a doença a outras partes do corpo. “Lembrando que mesmo aqueles que não possuem o vício, precisam estar atentos para não se tornarem fumantes passivos e, conseqüentemente, terem mais chances de ter a doença”, ressalta.

Todo câncer é fatal

Mito. Receber a notícia de que se tem câncer é desesperador e muitos, associam a doença a ideia da morte. Porém, não deve ser assim. Vários tipos de câncer possuem cura, em especial, se for diagnosticado em estágio inicial. Apenas o profissional que está acompanhando o caso pode avaliar riscos e chances de cura.

Câncer não tem idade

Verdade. O câncer pode aparecer em crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Por se tratar de uma doença ligada a fatores cumulativos, as estatísticas mostram maior incidência em pessoas com mais de 40 anos, mas ocorrem milhares de casos durante a infância e juventude”, pontua a radio-oncologista.

O câncer de pele é o mais comum

Verdade. Atualmente, o câncer de pele é o tipo da doença mais comum no país e, só em 2016, atingiu 175 mil pessoas, segundo dados do Inca. Por isso, anualmente, no mês em que começa o verão, ocorre a campanha do Dezembro Laranja para alertar sobre a necessidade da prevenção e de se ter cuidados com o maior órgão do corpo. O fato de o Brasil ser um país tropical faz com que a incidência de raios UV seja intensa o ano todo, por isso, é preciso estar sempre atento aos cuidados com a saúde da pele.

Pintas e sinais na pele podem virar câncer

Verdade. Normalmente, o câncer de pele apresenta formas de manchas rosadas, pintas pretas/ castanhas ou feridas. Elas podem surgir em diversas regiões do corpo, porém, locais mais expostos ao sol, como orelhas, pescoço, face, couro cabeludo, ombros e costas, têm incidência mais frequente. Caso apresente coceira, mudança da coloração da pele, bordas irregulares, aumento de tamanho ou sangramento é preciso procurar um especialista.

7 mitos e verdades sobre o câncer!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


A fumaça do cigarro causa danos à saúde dos cães!

Atenção, meus leitores!!!!! O cigarro faz mal para todos, inclusive para o seu pet. De acordo com a médica veterinária e diretora geral do Grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti, os cães que convivem com fumantes e ficam próximos a eles inalando a fumaça do cigarro estão mais propensos a desenvolver doenças respiratórias como bronquite […]

Leia mais

Afinal, como ficam os (des) amores de Carnaval depois da folia?

A festa acabou, e agora? Além das lembranças de muita diversão, qual foi o saldo amoroso? Como ficam os casais que se separaram para curtir a folia sem compromisso e caíram na azaração? E aqueles que se conheceram durante o Carnaval, há futuro? Jennifer Lobo, matchmaker e CEO da plataforma de relacionamentos Meu Patrocínio, conta […]

Leia mais

Globo é chamada de lixo durante um link ao vivo. Veja o vídeo!

A Globo voltou a ser atacada durante suas reportagens. Ontem, enquanto falava da Intervenção Federal promovida pelo governo para o estado do Rio de Janeiro, a repórter da Globo News foi surpreendida por uma senhora que apareceu no meio da transmissão aos gritos de “Globo lixo”. Totalmente descompensada, a repórter se afasta, mas não adianta […]

Leia mais

Saiba quem é o brasileiro que fez o garçom lavar seus pés com champanhe francês!

Vem circulando na internet, um vídeo, de um empresário mineiro que pediu para um garçom lavar seus pés com champagne Veuve Clicquot, cuja garrafa custa custa entre 400 e 600 reais, durante uma festa de Carnaval no beach Club “praia La Serena”, na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis. O tal empresário que aparece no […]

Leia mais

Conheça os 10 maiores gatilhos da psoríase!

Não se sabe exatamente qual é a principal causa da psoríase. Mas uma tese que os cientistas defendem continuamente, por força dos resultados de estudos, é que a doença está fortemente ligada a fatores emocionais e a estressores resultantes de estilos de vida comuns atualmente. Outro fator apontado pelos estudiosos é a hereditariedade. Patologia autoimune […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *