4 dicas para treinar o cérebro!

Os estudos da ciência nas últimas décadas revelaram dois conceitos sobre o cérebro muito úteis para todos nós: a neuroplasticidade – plasticidade do cérebro – e a neurogênese.

A neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de se modificar, estabelecendo novas conexões neurais e aumentando sua reserva cognitiva. Já a neurogênese é a capacidade surpreendente que ele tem de produzir novos neurônios, algo que até a década de 80 era inimaginável até para cientistas.

“Há algumas décadas, o que sabíamos sobre neurônios é que eles não se regeneravam. Uma vez que uma lesão provocasse um dano nos neurônios não havia possibilidade de eles se regenerarem e tampouco de se restabelecer funções perdidas. Porém, a partir dos anos 80, alguns estudos mexeram com estas convicções, dando origem então ao conceito de plasticidade neural”, afirma a neurocientista Carla Tieppo, consultora do SUPERA Ginástica para o Cérebro, rede de escolas especializada em ginástica cerebral.

Graças às novas descobertas, os cientistas hoje afirmam com propriedade que podemos potencializar nossas habilidades cognitivas, mudar nossos pensamentos, comportamentos, desenvolver e fortalecer as funções de neurônios, inclusive após determinados acidentes e doenças neurodegenerativas.

Se por um lado as pessoas que sofreram perdas podem recuperar funções do cérebro, por outro as pessoas que sempre tiveram o cérebro funcionando normalmente podem potencializar suas capacidades, aumentar sua reserva cognitiva e manterem-se ativas por muito tempo, inclusive com a chegada da terceira idade.

De acordo com a neurociência, o cérebro começa a ter perdas de memória, menos capacidade de concentrar e lentidão de raciocínio já a partir dos 30 anos. Mais uma razão para treinar a plasticidade do cérebro o quanto antes.

Então, vamos às dicas para treinar a plasticidade do cérebro?
Faça ginástica cerebral – programas de treinamento de cérebro baseados em neuroplasticidade deixam as pessoas nitidamente mais rápidas e capazes de perceber os detalhes importantes da vida cotidiana.

No Método SUPERA, um curso voltado para o desenvolvimento cerebral, são usadas ferramentas como o ábaco (um instrumento milenar para cálculos oriental), jogos online e de tabuleiro, dinâmicas em grupo, apostilas com exercícios exclusivos e as neuróbicas (uma espécie de “atividade aeróbica para os neurônios).

Aprenda coisas novas – Comece a fazer coisas que estejam fora de sua zona de conforto. Tocar um violão, andar de skate, dançar… Além de exercitar o cérebro, esta é uma excelente forma de autoconhecimento e evolução pessoal. “O maior inimigo do cérebro é a rotina”, afirma o fundador da rede de escolas de ginástica cerebral SUPERA, Antônio Carlos Guarini Perpétuo.

Busque novos caminhos, literalmente – Pegue o caminho mais longo da sua casa até o trabalho, ou da sua casa até a casa da sua sogra no fim de semana e preste atenção aos detalhes. Encontre atalhos e aprecie as novidades que ele oferece. Outra opção para ver coisas novas é viajar. Conheça novos lugares e aproveite também para fazer amigos. O cérebro adora novidade, variedade e novos desafios.

Exercite-se e alimente-se bem: você pode caminhar ouvindo sua música preferida no celular, entrando assim em contato com novas ideias. Procure consumir alimentos que te darão energia para o cumprimento da sua rotina e atingimento de seus objetivos. Há ainda alguns alimentos que favorecem o funcionamento do cérebro, os chamados brainfoods, como peixes, frutas vermelhas, ovos, azeite e oleaginosas.

4 dicas para treinar o cérebro!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Ex-administrador de empresas transforma a paixão pela escalada em profissão!

“As montanhas que escalamos são da mente, do autodesenvolvimento pessoal e profissional”. É desta forma que Moeses Fiamoncini, 39 anos, define a sua paixão por escalar. O desejo despertou aos 10 anos, quando Fiamoncini organizou uma “expedição” com um amigo para subir uma montanha em um vale próximo de sua casa, no interior do Paraná. […]

Leia mais

Tel Aviv coloca semáforo especial para pessoas viciadas em celular!

Para tentar chamar a atenção dos viciados em smartphones e evitar atropelamentos, a cidade de Tel Aviv, em Israel, instalou luzes de LED no chão, cuja cor varia de acordo com a mudança do semáforo. A expectativa dos engenheiros de tráfego é de que, ao se aproximar da beira da calçada olhando para baixo, o […]

Leia mais

Jair Bolsonaro libera turistas dos EUA, Austrália, Canadá e Japão a entrar no Brasil sem visto!

O nosso Presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto para dispensar o visto de visita para turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão que viajarem ao Brasil. O decreto foi publicado ontem (18), em uma edição extra do “Diário Oficial da União”. O decreto editado por Bolsonaro entrará em vigor em 17 de junho deste ano […]

Leia mais

Carrefour terá que pagar R$ 1 milhão após morte de cadela!

A poderosa Rede Carrefour terá que depositar R$ 1 milhão em um fundo a ser criado pelo município de Osasco (SP) para combater os maus-tratos aos animais. A decisão surgiu em resposta à morte da cadela Manchinha, agredida por um segurança dentro de uma loja da rede em 28 de novembro. Foi firmado um Termo […]

Leia mais

Após deixar o BB19, participante será intimada a depor sobre falas racistas!

BBB sem polícia, não é BBB! Paula von Sperling, participante do “BBB19”, será intimada a prestar esclarecimentos sobre declarações feitas dentro do reality show da Globo acusadas de racismo e intolerância religiosa. As investigações estão em andamento no Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), que abriu inquérito para apurar declarações supostamente preconceituosas […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *