4 dicas para treinar o cérebro!

Os estudos da ciência nas últimas décadas revelaram dois conceitos sobre o cérebro muito úteis para todos nós: a neuroplasticidade – plasticidade do cérebro – e a neurogênese.

A neuroplasticidade é a capacidade que o cérebro tem de se modificar, estabelecendo novas conexões neurais e aumentando sua reserva cognitiva. Já a neurogênese é a capacidade surpreendente que ele tem de produzir novos neurônios, algo que até a década de 80 era inimaginável até para cientistas.

“Há algumas décadas, o que sabíamos sobre neurônios é que eles não se regeneravam. Uma vez que uma lesão provocasse um dano nos neurônios não havia possibilidade de eles se regenerarem e tampouco de se restabelecer funções perdidas. Porém, a partir dos anos 80, alguns estudos mexeram com estas convicções, dando origem então ao conceito de plasticidade neural”, afirma a neurocientista Carla Tieppo, consultora do SUPERA Ginástica para o Cérebro, rede de escolas especializada em ginástica cerebral.

Graças às novas descobertas, os cientistas hoje afirmam com propriedade que podemos potencializar nossas habilidades cognitivas, mudar nossos pensamentos, comportamentos, desenvolver e fortalecer as funções de neurônios, inclusive após determinados acidentes e doenças neurodegenerativas.

Se por um lado as pessoas que sofreram perdas podem recuperar funções do cérebro, por outro as pessoas que sempre tiveram o cérebro funcionando normalmente podem potencializar suas capacidades, aumentar sua reserva cognitiva e manterem-se ativas por muito tempo, inclusive com a chegada da terceira idade.

De acordo com a neurociência, o cérebro começa a ter perdas de memória, menos capacidade de concentrar e lentidão de raciocínio já a partir dos 30 anos. Mais uma razão para treinar a plasticidade do cérebro o quanto antes.

Então, vamos às dicas para treinar a plasticidade do cérebro?
Faça ginástica cerebral – programas de treinamento de cérebro baseados em neuroplasticidade deixam as pessoas nitidamente mais rápidas e capazes de perceber os detalhes importantes da vida cotidiana.

No Método SUPERA, um curso voltado para o desenvolvimento cerebral, são usadas ferramentas como o ábaco (um instrumento milenar para cálculos oriental), jogos online e de tabuleiro, dinâmicas em grupo, apostilas com exercícios exclusivos e as neuróbicas (uma espécie de “atividade aeróbica para os neurônios).

Aprenda coisas novas – Comece a fazer coisas que estejam fora de sua zona de conforto. Tocar um violão, andar de skate, dançar… Além de exercitar o cérebro, esta é uma excelente forma de autoconhecimento e evolução pessoal. “O maior inimigo do cérebro é a rotina”, afirma o fundador da rede de escolas de ginástica cerebral SUPERA, Antônio Carlos Guarini Perpétuo.

Busque novos caminhos, literalmente – Pegue o caminho mais longo da sua casa até o trabalho, ou da sua casa até a casa da sua sogra no fim de semana e preste atenção aos detalhes. Encontre atalhos e aprecie as novidades que ele oferece. Outra opção para ver coisas novas é viajar. Conheça novos lugares e aproveite também para fazer amigos. O cérebro adora novidade, variedade e novos desafios.

Exercite-se e alimente-se bem: você pode caminhar ouvindo sua música preferida no celular, entrando assim em contato com novas ideias. Procure consumir alimentos que te darão energia para o cumprimento da sua rotina e atingimento de seus objetivos. Há ainda alguns alimentos que favorecem o funcionamento do cérebro, os chamados brainfoods, como peixes, frutas vermelhas, ovos, azeite e oleaginosas.

4 dicas para treinar o cérebro!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Rio de Janeiro ganha prêmio internacional de arquitetura!

Em 2020, o Rio de Janeiro será sede do Congresso Mundial de Arquitetos. A boa notícia é que a cidade do Cristo Redentor foi a primeira a receber o título de Capital da Arquitetura, e a designação formal do título será elaborada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura […]

Leia mais

Óleo de algodão é a nova tendência na fabricação de produtos saudáveis!

Um inédito lançamento chegou nas gôndolas daqueles que apreciam alimentos saudáveis e com sensações inesquecíveis. As Farofas da Fazenda, novo lançamento da marca, chegam em quatro sabores diferentes – Tradicional com Cebola, de Galeto com Lemon Pepper, de Soja com Chimichurri e de Costelinha com Barbecue –, todas feitas com óleo de algodão, alternativa saudável […]

Leia mais

Sete atitudes para conquistar uma promoção no trabalho em 2019!

Buscar melhores posicionamentos no trabalho é um anseio de grande parte dos profissionais, sendo a promoção no trabalho um passo à frente nessa trajetória. No entanto, apesar de desejada, ela não depende exclusivamente da empresa: é fundamental que o profissional demonstre empenho e esforço para alcançar esse objetivo. “Muitas pessoas se sentem injustiçados e acham […]

Leia mais

5 óleos essenciais que melhoram de gripe a depressão!

O orégano é famoso como tempero indispensável em pizzas, mas a erva tem outro destaque em seu currículo: o óleo essencial produzido a partir dela ajuda a combater infecções e melhorar a digestão e ainda oferece sensação de bem-estar. Não por acaso, é o produto mais vendido da doTerra (cadastro.oleosessenciais.com.vc), empresa americana que desembarcou no […]

Leia mais

Jovem comanda plataformas de e-commerce no Brasil e alcança R$ 1 bi em vendas!

Com menos de 35 anos o empreendedor carioca Alfredo Soares já fez um pouco de tudo. É publicitário, investiu em um portal com solução de marketing para micro e pequenas empresas, além de ser um dos palestrantes mais conhecidos sobre empreendedorismo e comércio eletrônico, Soares também é destaque da nova geração de empreendedores que atua […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *